Capadócia, Destinos, Turquia

De balão na Capadócia!

08 ago 2012

Acho que esse post estava sendo esperado por muita gente. Todo mundo que sabia que eu ia para a Capadócia me perguntava, mas você vai voar de balão? E na mesma hora eu respondia: “É claro! Tenho que ir. Seria como vir ao Rio e não ver o Cristo.” E era exatamente esse o meu sentimento com relação ao passeio de balão pelos vales da Capadócia. Uma coisa tipo totalmente imperdível. Então comecei a me programar desde o Rio para fazer desse momento realmente tudo que imaginei.

Entrei em contato com o meu hotel na Capadócia e vi que eles tinham uma parceria com uma empresa que vendia o passeio de balão. Pra mim era interessante comprar o passeio pelo hotel pois isso me garantia uma perna do transfer (aeroporto-hotel) gratuita. Era uma promoção oferecida por eles. Depois fui conferir no Trip Advisor se a empresa que tinha parceria com o hotel era uma empresa bacana, recomendada, com boas avaliações… não queria correr o risco de voar com uma empresa que não fosse certificada ou não tivesse a segurança necessária para realizar o vôo. E acreditem são muitas empresas que oferecem o passeio e várias delas não são tão seguras assim.

Então desde o Rio já deixei o meu passeio de balão agendado com a Butterfly Balloons. Nesse  momento eu soube que a única coisa que poderia atrapalhar meu passeio era o tempo. Pois é, voar de balão é bem diferente de voar de avião, então se chove ou venta muito os balões não voam, e eu só tinha uma manhã na Capadócia para fazer o passeio. Nada podia dar errado.

No dia do passeio, a van da empresa de balões passou às 4h30 da manhã para nos pegar no hotel, nos levou para a sede deles para podermos preencher um formulário com nossos dados e tomar um breve café da manhã. Rapidamente fomos designados aos carros que nos levariam ao ponto de partida do passeio já sabendo quem seriam os pilotos que nos levariam aos céus da Capadócia. Memeht foi o meu. Além de gato (foi mal, não dava pra não reparar) ele era um super piloto. Explicava um pouco sobre os locais que estavamos sobrevoando, brincava chegando super perto das chaminés de fada, era suuuper simpático, falava um inglês super fácil de entender e tinha anos de experiência, apesar de aparentar pouca idade.

Chegamos no ponto onde os balões estavam sendo inflados e aquela euforia por estar ali começou. Em pouco tempo subimos no balão e começamos a voar. Se você não vê que o chão está se afastando, quase não percebe que o balão está voando. Não tem tranco, não balança. A sensação de voar é ótima e a vista é inacreditávelmente linda. São centenas de balões no céu e um nascer do sol maravilhoso atrás. O piloto vai passando entre as chaminés de fada, desce muito perto do chão e sobe lá no alto para que você possa ver tudo lá de cima. Uma experiência realmente incrível.

Algumas dicas importantes para fazer o passeio:

  • Reserve com antecedênciao seu passeio. Seja com seu hotel ou diretamente com a empresa.
  • Sim, o passeio é caro. Os preços variam de 115 a 200 euros. Prepare-se para a facada desde já.
  • Como começa de manhã cedinho, as temperaturas são mais baixas, inclusive no verão. Leve um casaquinho para não morrer de frio durante o passeio.
  • Óculos de sol e máquina fotográfica são fundamentais.
  • O passeio só é feito pela manhã, então programe-se para acordar na Capadócia pelo menos um dia para fazer o passeio. Sabendo que se o tempo não colaborar você provavelmente não vai voar.
  • Escolha bem a empresa que vai voar com você. Nessas horas é melhor não arriscar, certo?
  • Cada balão voa com até 25 pessoas, então posicione-se bem para não perder as fotos.
  • Se achar que o balão está virado a muito tempo para o mesmo lado, peça para o piloto mudar de lado. Eles sabem que todo mundo quer tirar milhares de fotos de tudo, então fazem isso numa boa.
  • Se você tem medo de altura ou de voar, pense bem. O balão voa alto mesmo, mas é uma delicia. Talvez seja a hora certa de enfrentar seu medo.
  • Os vôos acontecem super cedo, mesmo. Então prepare-se para acordar por volta das 4h no dia do passeio.
  • Os vôos em si duram entre 1h e 1h30 então não se preocupe, você estará de volta no hotel a tempo do café da manhã e de uma cochiladinha antes do tour ou de qualquer outro passeio que você tenha marcado para esse dia.

Acho que consegui passar pra vocês um pouquinho do que eu senti e de como foi essa minha experiência de voar de balão. Eu adorei. Acho que experiências como essas valem cada centavo e cada registro. Recomendo muito que vocês façam isso e que aproveitem cada segundo do passeio.

comissão booking hotel minicomissão real seguro minicomissão rentcars carro mini

Deixe seu Comentário
 
6 Comentários em "De balão na Capadócia!"
  1. David Hayes   em 29/09/15 • 08h09

    Very good blog, cheers

  2. carla   em 18/08/14 • 17h18

    Oi Tudo bem?
    Estou amandi suas dicas. Me diz uma coisa, tem algum banquinho ou cadeira dentro do balão? Morro de medo de altura, e estou com medo de me sentir mal e precisar sentar….
    Tks!! Bjs!!

    • Nathalia   em 20/08/14 • 13h08

      Oi Carla,

      Não tem não, mas você pode se sentar no chão caso queira. Dependendo da lotação (e do tamanho) do balão tem bastante espaço dentro.
      E pode ficar tranquila com relação ao seu medo… é tudo tao lindo, e o balão sobre de forma tao suave que quando voce perceber ja estas lá em cima maravilhada com a paisagem.

      Beijos

  3. luana   em 10/08/12 • 15h23

    Acabei de voltar de um mochilão pela Europa e o último lugar que fomos foi a Capadócia. Andar de balão foi uma das melhores experiências da minha vida. Muito legal! Contamos 82 balões subindo ao mesmo tempo. Realmente é um momento pra ser lembrado.

  4. Luciana Santos   em 08/08/12 • 22h46

    Amei!! Quero muito tb, mas e a coragem, Nathalia? Hehe.
    Amo o blog. Bjo!

    • Nathalia   em 09/08/12 • 10h17

      Juro que é muito mais tranquilo do que parece.
      Você nem sente sair do chão e logo depois que sai, esquece que está voando (apesar de estar lá no alto!)
      São tantas coisas para olhar, fotografar, admirar que o medo desaparece em um segundo.
      Vale muito a pena conseguir essa coragem para ir fazer o passeio!

Voltar para a Home