Destinos, Dubai, Emirados Árabes

Dubai | Emirados Árabes

29 ago 2012

Nesse post você vai achar dicas e informações super completas para montar seu roteiro para Dubai, nos Emirados Árabes. Um super guia com informações do que fazer, as principais atrações, onde se hospedar, transporte (como se locomover, o que vale mais a pena), um pouco da cultura, dos costumes e da religião.

Não sei vocês, mas Dubai sempre foi um lugar que despertou minha curiosidade. Talvez pelas muitas transformações que vinha sofrendo, talvez pela grandiosidade de sua existência, ou ainda, pela sua história um tanto quanto diferente. Mas sempre soube que um dia eu iria a Dubai. E chegando lá, encontrei exatamente o que eu esperava, só que 10 vezes mais quente. Pois é, em Dubai faz um calor infernal.

COMO CHEGAR

Chegar a Dubai é facílimo. Primeiro, porque devemos lembrar, que a Emirates, companhia aérea desse Emirado que basicamente fez o turismo dessa região se popularizar e crescer. Com o surgimento da Emirates, muitos vôos começaram a ter escala obrigatória em Dubai e com isso, o turismo por ali aumentou muito. Consequentemente, ir até Dubai é moleza, graças a esses muitos vôos dessa cia aérea que eu amo.

Saindo do Brasil, você tem vôos da Emirates diretos do Rio e de SP diariamente para Dubai. Se for através de outros lugares do mundo, não se preocupe. Muitas cias voam para os Emirados Árabes. British, Alitália, KLM, Air France, American Airlines são algumas delas.

Se você preferir, pode voar para Abu Dhabi de Etihad e pegar um carro em direção a Dubai depois. A distância entre os dois emirados é de apenas 1h30, em uma estrada maravilhosa.

VISTO

Antigamente você precisava de um visto para entrar no país e conseguia isso com a própria companhia aérea em 90% dos casos. Hoje, não precisa se preocupar com isso. Brasileiros, que pretendem passar menos de 90 dias nos Emirados Árabes tem a entrada liberada e não precisam mais de visto para ingressar no país. Seja Dubai, Abu Dhabi ou qualquer outro emirado que seja do seu interesse conhecer.

QUANTOS DIAS FICAR?

Apesar de muita gente achar que Dubai é apenas uma cidade de passagem, eu acho que o destino tem muitas opções de atrações interessantes para os turistas. Eu fiquei 2 dias inteiros e achei pouco tempo. Acho que se você se organizar direitinho, com 3 dias inteiros você consegue ver os principais pontos, passear nos shopping, curtir o rally no deserto e viver a cidade com um pouco mais de calma.

Acho que o roteiro perfeito seria 1 semana nos Emirados Árabes sendo: 3 dias em Dubai, 2 dias em Abu Dhabi e 2 dias em um hotel do deserto.

MELHOR ÉPOCA

Ah! Essa resposta eu tenho na ponta da lingua: INVERNO! Essa é também a alta temporada deles. As coisas ficam um pouco mais caras sim, mas vale a pena. Eu fui no verão e o calor é tão grande, mas tão grande, que não dá vontade de sair na rua e por mais que você faça muitas coisas indoor, tem muitas atrações que são outdoor também.

Só pra vocês terem uma ideia, da primeira vez que estive lá, eu sai do aeroporto as 3h da manhã e o termômetro marcava 32ºC. Ou seja, imagina esse mesmo termômetro ao meio dia. É um calor insuportável.

SEGURO VIAGEM

Esse é um assunto que eu abordo em absolutamente todos os meus posts porque acho fundamental ter um seguro viagem. Eu não viajo sem, eu não deixo ninguém da minha família viajar com “seguro do cartão” e eu acho tão imprescindível quanto comprar as passagens aéreas. Ou seja, faça o seu seguro para qualquer lugar que você vá.

Nos Emirados não é obrigatório apresentar nenhuma comprovação de seguro como na Europa, por exemplo, mas é sempre legal ter um seguro de confiança em mãos. Se você for fazer esportes radicais, não deixe de contratar um seguro que cubra isso. Se for alugar carro, verifique a cobertura. Se estiver grávida, cheque como funciona para o seu caso. Por tantas situações diferentes que eu sempre uso a Real. No site deles eu consigo comparar os preços e coberturas de várias empresas do mercado e escolher o melhor seguro para aquela viagem. Eu uso em todas as minhas viagens e nunca tive problemas. De verdade!

COMO SE VESTIR/COSTUMES

Em Dubai, as regras são ainda mais rígidas do que na Turquia com relação às vestimentas e demonstrações públicas de afeto. Mas ao mesmo tempo é 10 vezes mais quente, então é missão quase impossível seguir a risca.

Apesar de ser uma cidade super internacional, eles sugerem que em locais públicos você evite mostrar joelho e ombros. Como vocês podem ver nas fotos eu escondi os ombros, mas não pude poupar o joelho. Estava fazendo 42° na sombra (não, isso não é exagero!). Eu procurei seguir as regras e só fui a lugares em que sabia que não haveria problemas com a minha vestimenta. Evitei mesquitas, locais fora do bafafá turístico e foi bem tranquilo.

Com relação a postura, nos shoppings você encontra placas bem explícitas falando sobre as regras de vestimenta e sobre as não-demonstrações de afeto em público. Então, evitei andar de mãos dadas no shopping e beijar e abraçar nem pensar. Acho que se você se dispõe a conhecer uma nova cultura, o mínimo que pode fazer é vestir a camisa e dançar conforme a música deles, certo?

ONDE SE HOSPEDAR

São muitas opções de hospedagem em Dubai. Desde hotéis 7 estrelas (!!!) até aqueles mais simplórios. Os lugares também são variados. Há quem opte por ficar perto dos shoppings, outros que preferem a região mais próxima das praias, ou ainda aqueles que preferem a parte antiga da cidade. Na realidade, acho que as atrações em Dubai são bastante espalhadas então, não sei se tem um bairro que seja melhor para ficar. Em todos você vai precisar realizar alguns deslocamentos. Cabe a você definir quais as suas prioridades nessa viagem.

Eu optei por ficar perto da praia e as opções são infinitas. Escolhi Dubai Marina, que é um bairro bem bacana, cool, com uma rua cheia de lojinhas, bares e restaurantes na beira da praia. Fiquei no Sofitel Jumeirah Beach e adorei. O atendimento foi excelente, as acomodações eram ótimas e a infraestrutura oferecida por eles foi super satisfatória.

Ainda na praia você tem outras opções próximas ao Sofitel, como Hilton Jumeirah ou o Ritz Carlton. Ou, se preferir pode ver algumas hospedagens um pouco mais próximas do Burj al Arab, que também acho bem bacana por conta da vista linda para o hotel. A minha preferida para esse lado é o Jumeirah Mina A Salam. É incrível! Quer ficar na praia e gastar menos? Dá uma olhada no Al Khoory Executive Hotel.

Se quiser se hospedar na palmeira, além do Atlantis o que não faltam são boas opções. É lá que fica o W Dubai, o One and Only e o Rixos The Palm, algumas outras opções muito boas. Uma opção mais econômica aqui é o Royal Club.

Em downtown, aonde ficam os shoppings e o centro mais urbano da cidade, você também encontra hotéis de luxo e com muito conforto, mas é aqui que você vai achar opções com melhor custo x benefício. Selecionei algumas para você: Rove, Manzil, Vida e Palace

Quer se sentir no filme do Alladin? Deira é o bairro perfeito para você se hospedar. Dê uma olhada no Ibis e no Novotel se preferir redes internacionais. Se isso não importa para você não deixe de pesquisar no Benta Grand Hotel, Flora Grand Hotel e no Jumeirah Creekside.

Agora, se você quer se jogar nas compras e nos maiores shoppings do mundo, anota ai as dicas de 3 hotéis que ficam praticamente dentro do shopping e ainda são um pouco mais econômicos para sobrar um extra pra você gastar nas comprinhas: Ibis Mall of Emirates, Hilton Garden Inn, Sheraton e Kempisnksy, que apesar de não ser econômico é maravilhoso e merecia uma menção aqui.

O QUE FAZER EM DUBAI

  • Dubai Mall

É o maior shopping e centro comercial do mundo até o momento. Ele está localizado no complexo Burj Khalifa. São ao todo mais de 1200 lojas, 22 salas de cinema, 300 restaurantes, uma enorme pista de patinação no gelo… É lá também que fica o Dubai Aquarium and Discovery Centre, um dos maiores aquários do mundo com mais de 30 mil espécies marinhas em exposição. E quando falamos de um mega aquário, você  não imagina que ele fica no meio do shopping né? É incrível.

E se você gosta de títulos, o Dubai Mall é o centro de compras mais visitado do planeta, com 54 milhões de visitantes por ano.

É lá também, que acontece o show das águas dançantes. Uma atração imperdível da cidade. O espetáculo, baseado no show das águas do Hotel Bellagio, em Las Vegas, é gratuito e acontece diariamente das 18h às 22h (durante a semana) e das 18h às 23h (nos finais de semana), na lagoa localizada na área externa do shopping.

  • Burj Khalifa

É o maior prédio do mundo. São 828m de altura e 160 andares. O prédio levou quase 6 anos para ser construído e é, ainda hoje, a maior estrutura erguida pelo homem.

Lá de cima tem uma vista incrível da cidade. Eu não subi por conta da névoa que estava tomando conta de tudo quando visitamos a cidade, e achei que lá de cima eu não iria ver nada com tantas nuvens. Para subir ao observatório do prédio, você pode comprar seu ingresso na hora (e pagar beeeem mais caro) ou se programar com antecedência e comprar pela internet por um preço muito mais honesto.

Outra pedida para ver a vista do alto (e não pagar por isso) é fazer uma reserva no restaurante que fica na torre, o At.mosphere. Se quiser uma vivência ainda mais inn, pode ser hospedar no Armani Hotel, que ocupa alguns andares do prédio. Se você der sorte, seu quarto pode ficar no 38º andar e ter uma vista linda.

  • Mall of Emirates

Outro shopping imenso na cidade. É nele que está a tão famosa pista de ski indoor, a maior do mundo. Ski Dubai, como é conhecida tem algumas pistas para ski, snowboard e para aqueles que só querem um pouco de diversão escorregando em tobogãs e bóias. Outro ponto turístico super bacana na cidade, principalmente para os pequenininhos.

  • Burj al Arab

O tão famoso hotel 7 estrelas em formato de vela. Ele é realmente muito bonito de ver. Dá vontade de tirar foto até não poder mais. Infelizmente para entrar nele você precisa ser hóspede ou então ter reserva em algum de seus restaurantes/bares, que custam uma pequena fortuna. Caso contrário, você será barrado na porta, então evite o mico e se quiser entrar reserve uma mesinha no bar ou nos restaurantes de lá.

Mas, se você quiser fazer a foto perfeita do lado de fora dele, o que não faltam são spots para isso. O melhor, na minha opinião, é na Jumeirah Public Beach, a praia pública que fica bem ao lado do hotel. As fotos ficam lindas, e o hotel aparece inteirinho pra você.

  • Atlantis

Outro “hotelzão”. Dessa vez, o hotel vindo das Bahamas diretamente para Dubai, além de sua arquitetura super característica oferece vários tipos de entretenimento aos hóspedes e aos turistas curiosos. Parque aquático, mergulho com golfinhos, nado com tubarões, etc.  Além, é claro, de ainda ficar hospedado na pontinha da famosa palmeira, a Jumeirah Palm.

Se você estiver viajando com criança e estiver num esquema mais slow travel, essa pode ser uma ótima pedida de hospedagem para você.

  • Rally no Deserto

Outro passeio suuuuper tradicional por lá é o famoso rally no deserto, onde vários carros 4×4 fazem manobras nas dunas do deserto de Dubai. Uma versão bem mais chique e segura, do passeio de buggy nas nossas dunas do nordeste. Eu sou suspeita, porque eu fiz o passeio em Dubai e amei. Acho que vale super a pena apesar da pegada turistona que ele tem. Contei mais aqui.

Esses são os passeios e atividades mais tradicionais para se fazer em Dubai. Foram também as atividades que eu tive a oportunidade de fazer e conhecer e posso recomendar para vocês. Mas, se vocês tiverem mais tempo e oportunidades, ainda podem conhecer:

  • Deira – Essa é a parte antiga da cidade de Dubai. Lá você encontra o Gold Market, algumas mesquitas, um Souk e uma cara mais de Arábia mesmo, sabe? Tipo o filme do Alladin. Fiquei arrasada de não ter ido. Pra mim é um must go na cidade.
  • Dubai Frame – Um prédio em formato de moldura, que é a nova sensação de Dubai. Quando eu estive na cidade, ele ainda nem existia, mas já vi diversas fotos e o prédio é realmente super glamuroso.
  • Dubai Miracle Garden – Um jardim florido lindíssimo. São mais de 150 milhões de flores formando cascatas, túneis, imagens e mosaicos.
  • Abu Dhabi Esse é o outro emirado famoso. Mas muita gente faz um passeio de bate a volta na cidade vizinha. De carro, fica a aproximadamente 1h30 de distância e várias empresas fazem os passeios caso você prefira não dirigir. Procure o concierge do seu hotel e ele poderá te indicar alguma. Se quiser saber o que fazer em Abu Dhabi, nesse post aqui tem um guia super completo pra você.

COMO SE LOCOMOVER

Em Dubai o sistema de transporte público é bom, mas ainda está longe de ser perfeito. Apesar de ver pontos de ônibus com ar condicionado e monorail para os principais pontos turísticos da cidade, ainda não supre a necessidade que a cidade exige de locomoção.

Como só fiquei 48h por lá, optei pelo Big Bus Tour, que são aqueles ônibus vermelhos de dois andares que ficam circulando em pontos turísticos. Ele custa Dhr 225 para 24h de uso e para em todos esses pontos que eu falei acima (exceto no Atlantis) fazendo dois circuitos diferentes e ainda fazendo um circuito por “mar”. Você só consegue completar o circuito todo em 24h se pegar o primeiro ônibus e não descer em nenhum ponto, então se organize bem para ver se é isso que você quer mesmo.

Além disso, você encontra taxis por todos os lados lá. São super seguros, com taxímetro e achei bem barato pelas distâncias que percorrem. Ah! Os hotéis muitas vezes oferecem transporte gratuito para os shoppings. Informe-se na recepção do seu hotel para ver se ele oferece shuttle para algum dos shoppings da cidade.

Apesar disso tudo, achei que alugar carro era a melhor opção por lá. As estradas são excelentes, a cidade é super bem sinalizada, praticamente todos os pontos turísticos tem estacionamento e a gasolina é quase de graça, ou seja, vale muito ter a liberdade de estar com um carro alugado por lá.


Dubai é o paraíso dos restaurantes incríveis. São opções de todos os tipos de comida e para todos os gostos e bolsos. Eu fui ao Píer Chic, um restaurante lindo de viver que fica sob o mar, em um píer, ao lado do Burj al Arab com uma vista incrível. Não é dos baratinhos, mas vale à pena.

COMPRAS

Sim, com os maiores shoppings do mundo, Dubai não poderia deixar de ser um paraíso das compras. Você encontra todas as lojas, todas as marcas reunidas em um único lugar (ou dois) e se joga. Os preços são muito parecidos com os da Europa, então para nós brasileiros não é nenhuma pechincha, mas ainda assim dependendo da compra vale bem mais a pena do que comprar aqui.

Produtos de marcas de luxo internacionais são facilmente encontrados lá com preços bem convidativos. Comprei uma bolsa pelo mesmo preço dos EUA, e não, a marca não tabelava preços então, acho que vale a pena pesquisar na hora de fazer comprinhas por lá.

 

Espero que tenham gostado desse post e que ele deixe vocês com ainda mais vontade ainda de conhecer Dubai. Se vocês quiserem ver alguns outros posts relacionados acessem:

 

Se esse post te ajudou de alguma forma eu fico muito feliz em saber! =) Se você quiser retribuir a ajuda, basta reservar seus hotéis por esse link, comprar seu seguro saúde internacional por esse link, alugar seu carro por esse link e comprar seu chip internacional nesse link. Todas essas empresas são parceiras do blog e são empresas que eu uso nas minhas viagens. São empresas de absoluta confiança. Fazendo isso você gera uma pequena comissão para nós e não gasta nada a mais com isso. Essa é uma forma de remunerar o meu trabalho para que eu possa continuar conseguindo fazer posts completos, dicas e informação para vocês sempre. MUITO OBRIGADA! 

 

Atualizado em Maio de 2019

 

Deixe seu Comentário
 
9 Comentários em "Dubai | Emirados Árabes"
  1. […] QUER SABER MAIS SOBRE DUBAI? CLIQUE AQUI E VEJA O POST COMPLETO! […]

  2. João Vitor   em 17/04/13 • 09h48

    Bom Dia Nathalia !
    Vou para Dubai final de outubro e vou me hospedar no Sofitel, tenho uma duvida os atendentes falam portugues e o shopping Dubai Mall fica muito distante qual valor de taxi ate la ?
    Obrigado João

    • Nathalia   em 17/04/13 • 10h19

      Oi João…

      Quando eu fui os funcionários não falavam português não, mas alguns arriscavam um portunhol que dava pra manter uma comunicação, estranha, mas dava.
      Com relação a distância do shopping, não se preocupe. Além de não ser grande, o hotel em parceria com os principais shoppings da cidade mantem um ônibus que passa varias vezes ao dia por lá para levar e trazer hospedes do shopping para o hotel e vice versa.
      De taxi, eu não me lembro o valor exato, mas lembro que não era nenhum valor muito gritante.
      Pode ficar traquilo e curtir o hotel, que é maravilhoso.

      Boa viagem!
      Beijos

  3. Pollyanna   em 05/11/12 • 21h24

    Obrigada!

  4. Pollyanna   em 30/10/12 • 20h07

    Nathalia,

    Você providenciou o seu Visto a Dubai pelo hotel? Se sim, qual foi o valor cobrado por eles?

    Obrigada.

    • Nathalia   em 30/10/12 • 20h56

      Oi Pollyana!

      Tirei meu visto pela Emirates pois voei com eles. Não me lembro do valor, mas me lembro que fiz uma pesquisa na internet e o valor era aquele mesmo.

      Eles tem um passo a passo na internet! Procura no site deles!

      Se vc não for pra lá de Emirates, o seu hotel pode fornecer o visto! Se vc achar que o preço ta alto demais, entra em contato com outros hotéis e pergunte o preço como se vc fosse se hospedar por lá!

      Beijos

      Beijos

  5. Dani Schwanke   em 09/09/12 • 20h02

    Que demais, lindas as suas fotos!!
    E adorei conhecer o blog 🙂
    Beijinhos
    http://danischwanke.wordpress.com/

  6. YASMIN   em 06/09/12 • 10h53

    Lindas as fotos, adorei!
    beijos
    Yasmin

  7. CAMILLA   em 03/09/12 • 08h34

    linda!!!!

Voltar para a Home