Destinos, Ho Chi Minh City, Vietnã

Ho Chi Minh City | Vietnã

08 abr 2013

A antiga Saigon, hoje conhecida como Ho Chi Minh City, é a cidade do Vietnã que concentra o maior número de atracões turísticas relacionadas a guerra (do Vietnã, é claro!). Pros apaixonados por história e curiosos a cidade é um prato cheio. Uma cidade que mistura o moderno com o clássico, uma cidade de povo simpático e prestativo, uma cidade arrasada pela guerra e salva por um “herói”. Não é a toa que o nome da cidade mudou. Ho Chi Minh era o presidente do Vietnã do norte e é visto pela população como o grande herói da guerra.

ho chi minh city coisas que amamos onde ficar dicas o que fazer

Entrando no Vietnã: o visto

Para entrar no Vietnã os brasileiro precisam de visto. Você pode conseguir o seu enviando seu passaporte para a embaixada do Vietnã em Brasília (ou indo até lá se for mais fácil) ou comprando um “pré visto” pela internet para ser finalizado lá mesmo na hora do desembarque. Optei pelo pré-visto pela “segurança” (de não precisar usar os correios), comodidade e rapidez. Comprei meu “visto” através desse site e em menos de 24h recebi no meu email o papel que eu precisava para entrar no país e finalizar a compra.

Para fazer finalizar a compra do seu visto no desembarque você precisa apresentar seu passaporte, esse papel que será enviado pela internet, uma foto 4×6, um formulário que você irá preencher na hora e U$20.

Acho que pra eles o importante mesmo é ter o dinheiro e a foto porque no meio do meu formulário a atendente tirou o papel da minha mão, grampeou a foto e pegou o dinheiro dizendo que já estava tudo pronto.

Ah! Quando sai de HK para o Vietnam tive que mostrar o papel do pré-visto no balcão de atendimento da cia aérea, ou seja, não deixem de ir com o visto pronto ou com esse pré-visto pois é capaz de não deixarem vocês sairem do país anterior sem essa documentação.

ho chi minh city coisas que amamos onde ficar dicas o que fazer

Transporte/Trânsito

Ho Chi Minh é uma cidade grande e se locomover por lá é um tanto quanto complicado dado a falta de boas opções de transporte público, porém, há uma enorme quantidade de taxis cadastrados que podem ser usados e não são tão caros. Pergunte no seu hotel as companhias de táxis de confiança e utilize somente os táxis indicados por eles para evitar problemas.

Pra sair do aeroporto optei por um transfer do meu hotel. Achei mais seguro e o preço era praticamente o mesmo de pegar um táxi, sem falar na comodidade de ter um carro que entenda o que você fala e te leva pro lugar certo sem stress. Vale a pena. Quem preferir pegar um taxi, na porta do aeroporto ficam vários taxistas chamando as pessoas. Os preços que deveriam ser marcados no taximetro não são, então, acerte o valor da corrida antes de entrar no carro para garantir que não vai ser enganado no fim da viagem. Dica! Leve o endereço do seu hotel anotado para que não haja problemas na comunicação.

Aqui, o trânsito é bem menos caótico que em Hanói, mas não pense que por isso é muito tranquilo andar na cidade. Mais uma vez mão e contra-mão se confundem… acho que esse vídeo aqui em baixo vai explicar bem o que eu estou falando. De qualquer forma, aqui tem sinal (que não é tão respeitado, mas pelo menos tem) e faixa de pedestre (que nem sempre é utilizada).

Seguro Viagem

Diferente da Europa, para entrar no Vietnã não é obrigatório seguro viagem, mas como falamos sempre por aqui ter um seguro viagem é MUITO RECOMENDADO.

Em destinos mais tradicionais como Estados Unidos ou Europa eu já acho importante, para locais como o Vietnã acho fundamental. Você fica mais seguro pois terá atendimento na sua língua ou em inglês, sabe que se precisar de alguma coisa será orientado da melhor forma e indicarão um bom médico ou hospital para você.

Por isso, eu sempre recomendo que você vejam o site da Real Seguros que faz uma comparação de preços e coberturas das melhores empresas disponíveis no mercado. É o seguro que eu sempre uso e eu recomendo. CLIQUE AQUI E FAÇA SEU ORÇAMENTO.


MVI 8472 from Nathalia Tosto on Vimeo.

Onde ficar

Escolhi um hotel que tinha uma localização super bacana e dava pra fazer várias coisas a pé, inclusive conhecer alguns pontos turísticos da cidade. Fiquei no La Jolie Hotel e Spa. Gostei bastante. Apesar de ser um hotel sem luxo, era limpo, tinha um café da manhã delicioso (acho que o melhor de todos os hotéis que fiquei nessa viagem), quartos confortáveis, uma vista super bacana e o melhor… ficava no bafafá, coisa que eu adoro. Acho que essa região do Distrito 1 é a melhor para se hospedar, exatamente por ter tudo perto e te permitir fazer várias coisas a pé.

Outro motivo pelo qual escolhi esse hotel foi o spa. Estava louca para fazer mil massagens durante essa viagem, então, sempre que pude optei por hotéis que tivessem spa. Fiz uma massagem nas costas e odiei. hahahahaha Fiquei toda doída durante 2 dias. Mas acho que foi má sorte mesmo, porque meus amigos que fizeram massagens nos pés amaram. Na dúvida, achei melhor deixar avisado por aqui.

Outros hotéis bacanas que vi quando estava pesquisando esse foram: Park Hyatt, White Lotus, Paragon Saigon, Sheraton, Aquari, Caravelle e Catina. Todos esses hotéis ficam na mesma região, a que eu considerei a mais central e a melhor para se hospedar. Por ali, você consegue fazer várias coisas a pé, tem restaurantes e lojas no entorno e é bem bacaninha. Os preços e estilos variam muito, mas no geral todos me pareceram bem confortáveis. Agora é só escolher o que cabe melhor no seu orçamento.comissão booking hotel grandeO que fazer

Ho Chi Minh City tem muita história de guerra para contar. E é basicamente isso que você vai ver por lá. Minha recomendação é: deixem os passeios reservados desde o Brasil, ou pelo menos, com algum tempo de antecedência para não correr o risco de não conseguir reservar. Depois de pesquisar muito percebemos que para fazer os passeios que acontecem fora da cidade (Cu Chi e Delta do Mekong) seria perrengue demais fazer por conta própria, então, um deles compramos diretamente no hotel e o outro em uma agência de turismo da cidade.

Realmente acho que essas são as melhores opções para fazer esse tipo de passeio. Existe uma diferença de preço, mas ela não é tão grande assim a ponto de valer o perrengue que você vai passar fazendo sozinho. Se tiver tempo, vá a várias agências, pesquise preços e pechinche. Se não tiver, fale com seu hotel e veja o que eles te oferecem.

ho chi minh city coisas que amamos onde ficar dicas o que fazerho chi minh city coisas que amamos onde ficar dicas o que fazer

  • Delta do Mekong

Eu adorei esse passeio. Mesmo do jeito turistão dele. Contratamos em uma agência da cidade um carro particular e um guia para nos levar para conhecer o Delta do Mekong. São mais ou menos uma hora e meia de carro até o local onde você pega o barco para visitar o delta. As fotos desse lugar foram sensação no instagram. Aqui todo mundo usa o chapeuzinho de vietnamita, que eu estava usando e que vocês adoraram. O passeio começa num “bar” onde você vai ver cobras, experimentar bebidas, comidas e frutas típicas e ver a dança da região (bem turistão eu disse).

No meio do caminho você vai passando por barraquinhas da população local que vende mil coisas, o guia foi ótimo nessa hora ajudando a negociar os preços. Por último pega uma canoinha que passeia pelo Delta. Depois volta para o barco maior e passeia mais um pouco. Vai na “fábrica” de bala de coco, vê mais cobras, almoça em um restaurante típico, anda de bicicleta e volta de barquinho para pegar o carro. Nós adoramos!

ho chi minh city coisas que amamos onde ficar dicas o que fazerO peixe que comemos no almoço. Super típico de lá. Assumo que não curti muito não!

  • Cu Chi Tunels

Homens preparem-se! Vocês vão amar esse passeio. Visitar os tuneis de Cu Chi é muito bacana. Lá vocês vão ver a história da guerra quase na prática. Tanques, armas, armadilhas, esconderijos… é disso que é feito o complexo de Cu Chi. O passeio que compramos no hotel, incluía o transfer até o local (mais ou menos 2h de ônibus), o passeio com guia e a volta para o hotel. Em Cu Chi, você vai ver a guerra do Vietnã (ou a Guerra dos Americanos, como eles chamam) pelo ponto de vista dos vietnamitas. Isso é uma das coisas mais interessantes do local.

Você conhece tudo, entra nos tuneis, vê as armadilhas que eram feitas para pegar os americanos e no final pode até dar uns tiros com as armas usadas na guerra. Um passeio imperdível para quem vai pra Ho Chi Minh City.

ho chi minh city coisas que amamos onde ficar dicas o que fazerho chi minh city coisas que amamos onde ficar dicas o que fazerho chi minh city coisas que amamos onde ficar dicas o que fazer ho chi minh city coisas que amamos onde ficar dicas o que fazer

  • Museu da Guerra, Notredame, Ben Thanh Market, Palácio da Reunificação, Ngoc Temple…

Todos esses outros pontos turísticos ficam na cidade de Ho Chi Ming City e você pode ir fazendo cada um deles de acordo com a sua disponibilidade. Eu não entrei em nenhum deles por falta de tempo, mas passei por todos (exceto o Tempo Ngoc). Acho que pra quem vai ficar mais tempo na cidade vale a pena visitar esses locais que são os mais conhecidos pontos turísticos de lá. Se você for ficar mais tempo, sei que por lá existem muitas pagodas que podem ser visitadas.

Passei 2 dias e meio na cidade e não tive muito tempo de conhecer outras coisas, mas gostei muito desses dois passeios que eu fiz, mesmo sabendo que são super “pega turista”. Quem não gosta desse tipo de passeio pode se informar no hotel a respeito de algum outro tipo de tour privado ou pode ir por conta própria, sem precisar fazer o esquema turistão. O próprio hotel pode organizar pra vocês. Informem-se no concierge ou nas agências de turismo da região.

PARA SABER MAIS SOBRE O VIETNÃ CLIQUE ABAIXO:

comissão booking hotel minicomissão real seguro minicomissão rentcars carro mini

 

Deixe seu Comentário
 
12 Comentários em "Ho Chi Minh City | Vietnã"
  1. sabrina   em 18/05/16 • 07h45

    Ola!! Adorei o relato! Tem contato de guia ou transfer em Ho chi mim? obrigada! beijos

    • Nathalia   em 18/05/16 • 14h44

      Oi Sabrina,
      Infelizmente não tenho.
      Contratei os passeios no hotel mesmo e numa agência de turismo e o guia “vinha junto” no combo.

      Beijos

  2. thiago touguinhó   em 29/01/15 • 00h23

    Boa noite
    Estou programando a minha viagem e gostaria de algumas informações, pode ser?
    O passeio “Delta do Mekong” lega quanto tempo? Indo de manhã, que horas está de volta na cidade?
    O passeio “CuChiTunnels” lega quanto tempo? Indo de manhã, que horas está de volta na cidade?

    Muito obrigado pela atenção e muito bom o blog
    Att
    Thiago

  3. Francisco   em 18/12/14 • 11h47

    Olá Nathalia,

    Dicas muito boas. Estou com uma viagem a trabalho agendada para maio/2015, mas já estou buscando dicas. Talvez consiga um dia para andar na cidade e por esta razão estou buscando dicas.

    Obrigado

    • Nathalia   em 22/12/14 • 09h14

      Vai sim, você vai gostar! =)
      Se conseguir um tempinho extra vá a Halong Bay que é pertinho de Hanoi.

      Beijos

      • Francisco   em 02/01/15 • 10h42

        Valeu! muito obrigado! e Feliz 2015!

  4. Larissa Soares   em 18/09/14 • 01h14

    Querida muito obrigada pela ajuda. Tem me ajudado no roteiro. Esses passeios que vc fez, vc lembra quando vc pagou?

    bjos

    • Nathalia   em 18/09/14 • 09h16

      Oi Larissa,

      Não lembro exatamente, mas não foram caríssimos não.
      Sei que o passeio ao delta do Mekong foi um pouco mais caro pois fizemos em carro privado, só nós 4.
      Esse passeio, acho que saiu uns U$150 por casal. Mas não lembro os valores exatos.

      Beijos

  5. Camila   em 26/07/13 • 00h19

    Oi Nathalia, muito boa suas dicas sobre Ho Chi Mihn. Estou indo em dezembro fazer uma viagem para Tailandia, Cambodia, meu último destino será Vietnã e a última cidade será Ho Chi Minh. Peguei a melhor localização da cidade com você, e escolhi ficar no Sofitel – que é bem pertinho do que você ficou.
    Muito obrigada!

    • Nathalia   em 29/07/13 • 14h07

      Escolheu muitíssimo bem! O Sofitel é maravilhoso e tem uma localização ótima!
      =)
      Boa viagem Camila!

      beijos

  6. Mariana   em 22/04/13 • 22h32

    Oi Nathalia, tud bem?! Usei seu blog pra confirmar umas informacoes do Vietnam (obrigada!) e quando fui olhar o site do “pre-visa” online fala que a tarifa para 2013 eh de 45USD…nossa, serah que eh isso mesmo??? Voce lembra deles terem mencionado que iria mais do que dobrar de preco???

    • Nathalia   em 24/04/13 • 09h32

      Oi Mariana,

      Fico umuito feliz de ter ajudado. Como senti muita falta de algumas informações quando viajei, tentei reunir por aqui tudo isso e mais um pouco para ajudar os próximos viajantes. Missão cumprida! =)

      Não me lembro de nada dizendo que os valores iam mudar não.
      Mas é possivel que seja isso sim. Só confirme a quantidade de entradas no país, porque isso faz diferença no valor final do seu visto.
      Se você vai entrar no vietnam uma única vez e ficar rodando por lá você precisa de um visto de uma única entrada, se vai entrar mais de uma vez (mesmo que seja pra fazer escala) ai você precisará do visto de múltiplas entradas, e esse é um pouquinho mais caro.

      Beijos e boa viagem!

Voltar para a Home