Variados

Afinal, madrinhas pagam o que?

29 abr 2015

Vestidos-de-madrinha-de-casamento-iguais-cor-rosaAi gente, que assunto difícil! Desde que comecei a falar de casamentos, de ser madrinha, que vocês me pedem isso. Foram tantos comentários e emails que eu resolvi escrever a minha opinião sobre isso. Lembrando que é apenas o que eu penso e não uma regra ok?

Eu como noiva tentei poupar um pouco as minhas madrinhas nas despesas do meu chá-bar. Fiz isso por vários motivos: ia chamar muita gente e achei que ficaria caro demais, sabia que todas já teriam muitas outras despesas com vestido, cabelo, maquiagem, presente…  Além disso, queria que fosse tudo exatamente do meu jeito, como eu sempre sonhei. Combinei que elas providenciariam a mesa de doces e as brincadeiras e que o resto seria por minha conta. Esse foi o jeito de fazê-las se envolver e poupar um pouco as despesas.

Não vejo nenhum problema nas madrinhas pagarem todo o chá de panela, não mesmo, mas acho que a noiva tem que ter bom senso. Ela pode pensar em oferecer a comida e a bebida, enquanto as madrinhas providenciam decoração, brincadeiras, brindes… Ela pode até pedir que as madrinhas paguem tudo, mas acho válido pensar se de fato suas madrinhas podem pagar o chá que ela gostaria de ter. Nem sempre as pessoas podem né?!

Acho também que é uma ótima hora para a irmã e mãe da noiva se envolverem e tomarem a frente disso para pagar algumas coisas e aliviar o lado das madrinhas. Quase todos os chás que eu participei foram assim e deram super certo. As noivas amaram, a festa foi super bacana e nã ficou pesado para ninguém.

2027Ao mesmo tempo, entendo que os noivos estão tendo uma super despesa com o casamento e tal e que gastar mais dinheiro com o chá pode ser complicado, mas gente, o chá é pros noivos né?! Os padrinhos não deveriam ter que “bancar” a gente. Ajudar sim, bancar não. Sei lá, eu penso dessa forma, e todas as minhas experiências positivas foram feitas dessa forma. A única experiência “negativa” foi exatamente quando não seguiu essa regrinha…  ou seja, do meu ponto de vista, vale a pena sim as madrinhas ajudarem a fazer o chá, mas não bancarem seus sonhos e luxos sozinhas, entendem?!

Sei também que em vários lugares do Brasil a tradição é que as madrinhas banquem todo o chá sozinhas. Como eu falei, por mim tudo bem, contando que elas possam fazer isso e que não fique uma situação constrangedora ou desagradável pra alguma das meninas, sabe?! Seria chato ter que dizer a alguém que não pode ajudar a pagar ou que não pode dar a quantia que ficou estipulada para cada madrinha.

Gente, essa é a minha opinião. Mas sei que esse é um assunto polêmico. Queria muito saber o que vocês acham disso. Deixem ai nos comentários o que vocês acham e pensam sobre isso, quero muito saber.

Deixe seu Comentário
 
8 Comentários em "Afinal, madrinhas pagam o que?"
  1. Danilo Medeiros   em 10/10/16 • 22h25

    Parabéns pelo post e por todos os comentários! Estou organizando um chá-bar e estava com essas dúvidas! Acho importante discutir sobre essa questão “financeira” destes eventos pré casamento!

    Acho que a ideia de dividir gastos/tarefas a mais viável!

    • Nathalia   em 13/10/16 • 09h20

      Oi Danilo!
      É sempre bom saber que o que eu escrevo ajuda as pessoas… =)

      Beijos

  2. Lyvia   em 06/05/15 • 15h07

    Excelente post!
    Também acho que deve ser de acordo com as possibilidades dos noivos e seus padrinhos. Tem que ter bom senso! Essa solução de dividir os custos/tarefas achei ótima!
    Aproveitando, dê uma olhadinha na Marie (https://www.facebook.com/eventosmarieoficial) que ajuda em TUDO nos eventos pré-casamento! Pelo menos a parte do “trabalho” fica com a gente 😉
    Beijos e parabéns pelo blog!

    • Nathalia   em 07/05/15 • 15h24

      Pois é, acho que a gente sempre tem que pensar no que os nosso amigos/padrinho/madrinhas podem pra não sobrecarregar ninguém!

  3. Thamara   em 29/04/15 • 15h12

    Oii, achei bem propício esse teu post, minha irma ira se casar nesta sabado e teve seu cha de lingerie faz algumas semanas. Como vc mesma disse, eh um assunto delicado de se falar, mas minha opiniao (de alguem que já casou) é, se vc tem um sonho de fazer um casamento e pré-casamento, vc mesma tem que arcar com tudo. Acho extremamente desagradavel que fique implicito que as noivas devam arcar financeiramente com algo. Ajudar na arrumacao e organizacao, sim ok, concordo e muito, afinal, as madrinhas geralmente sao pessoas bem proximas da noiva, mas quando se envolve dinheiro, acho q cada um arque com o seu sem que tenha que deixar alguem constrangido por ser algo culturalmente ja implícito. Tudo que envolve festa, principalmente de casamento, é caríssimo e por isso se gasta muito. Se vc quer casar e fazer chá, entao que pensa nos custos e faça vc se tiver condiçoes, afinal as noivas ja ” tem” que dar um presente mais cara, o vestido tem q ser mais bonito e
    Longo, por isso mais caro, e ainda gastar com penteado, sapato, bolsa, maquiagem. E ainda arcar com o chá, que nao eh o seu sonho e sim de outra pessoa?! Nao acho justo. Ajudei bastante minha irma na festa, ajudei na montagem da decoracao, cozinhei, fiz filme, fiquei batendo fotos, dei um excelente presente e do gosto dela, acho q fiz minha parte. Bom, minha opiniao eh essa e sincera. Cada um tem um sonho e acho q nao devemos sonhar nossos sonhos pros outros os tornar realidade, ainda mais quando envolve dinheiro e somente cada um sabe quanto pode gastar sem se sentir incomodado. Agora, outro post interessante sobre tema casamento. Fi meu casamento, porem nao fiz lista de presentes. Porquê? Acho q quando estamos dispostos a fazer uma festa pra reunir pessoas q amamos, nao importa se ganhamos presentes ou nao, o q mais importa eh a presença sincera e o carinho, o presente eh apenas um detalhe. Acho q a maioria discorda, mas eh apenas minha opiniao.

    • joana   em 30/04/15 • 18h35

      gente desculpa mas tive que responder o comentário da leitora acima, parabens Thamara, achei super legal seu comentário, , por isso estou respondendo (algo que nunca fiz), mas sua resposta faz todo o sentido, do significado de casamento, e a ideia de nao ter lista de presente tb achei tao fino e com uma atitude desprendida né?!, algo que eu nunca vi, pelo contrário, o convidado se mede pelo presente dado… acho que náo se refere a questao cultural, mas sim ao bom senso de cada um…. bjs

  4. joana   em 29/04/15 • 10h44

    tive que comentar quando li esse post, mas obvio que quem tem que pagar pelo cha sao os noivos, acho que nao faz nenhum sentido as madrinhas pagarem por um chá, além de péssimo, acho de uma falta de educaçao absurda…. as vezes vc nem quer ser madrinha e está ali mais como uma obrigaçao…. e no mundo de hoje onde tudo é um absurdo principalmente para nos que moramos num país emergente, e a inflaçao nao acompanha nosso salario, acho deselegante a noiva questionar sobre isso! até porque como vc falou o chá normalmente é porque a noiva sonha com aquele dia, então ela paga na conformidade de suas condiçoes…. enfim, pode ser polemico o assunto paras noivas que nao querem pagar seu chá mas para o restante acredito ser bem tranquilo,! bjs

    • Nathalia   em 30/04/15 • 16h24

      Concordo com vocês, mas acho que os costumes são diferentes em vários lugares.
      Eu optei por poupar minhas madrinhas, achei mais bacana assim e a festa saiu exatamente como eu queria sem ficar pesado para ninguém.

      Beijos

Voltar para a Home