05
nov 2018

Foz do Iguaçu x Niagara Falls

Sei que esse post tem absolutamente tudo para ser parcial mas eu juro que não vai ser. Vou analisar cada um dos lugares da forma mais imparcial possível afinal, são duas cachoeiras lindas, dois passeios super turísticos e duas das maiores cataratas do mundo. Então, porque não?! No final de tudo você vão saber a minha opinião sobre cada uma delas e quem é a grande vencedora.

Se você quiser saber mais sobre cada um desses destinos é só clicar aqui no nome deles:

Foz do Iguaçu | Niagara Falls

Agora vamos começar as analises e comparações para ajudar você a decidir qual catarata visitar na sua próxima viagem.

Para chegar: As duas são similares nesse ponto. Enquanto para a brasileira você voa para Foz do Iguaçu e de lá consegue visitar a Catarata tanto do lado argentino quanto do lado brasileiro, na canadense você voa para Toronto (ou NY) e faz uma pequena viagem de carro até o local. Super tranquilo de chegar nas duas, porém, chegar na brasileira é mais rápido apenas porque tem vôo direto até a cidade exata da Catarata. Ainda assim considero empate nesse quesito.

Foz do Iguaçu vista do alto na foto do blog Viajo com Filhos.

Niagara na foto que eu fiz no passeio de Helicóptero

A catarata: O dimensão das duas catataras é assustadora, mas as Cataratas do Iguaçu são muito grandiosas e consequentemente muito maiores que Niagara Falls. Ao todo são 275 quedas d´água na Catarata brasileira/argentina, entre elas a famosa garganta do diabo, enquanto na americana/canadense são apenas 3.

Organização: As duas são muito bem organizadas. Foz tem natureza de todos os lados, por isso fica dentro de parques nacionais, tanto do lado brasileiro, quanto do lado argentino. Niagara Falls fica no meio da rua no Canadá. Nesse quesito considero elas empatadas.

Uma das ruazinhas que chegam a principal rua onde fica a Catarata de Niágara

Na catarata brasileira o entorno é de natureza por todos os lados.

Entorno: Como Niagara fica no meio da rua (literalmente) o entorno é lotado de hoteis, cassinos e atrações para os turistas que quiserem dormir por ali algumas noites. Já no catarata brasileira o entorno é de natureza. O acesso de ambos os lados é feito por Parques Nacionais, por isso, no entorno não tem muita coisa. Ponto para a Canadense.

Estrutura Turística: Sem dúvidas a brasileira oferece muito mais estrutura turística do que a canadense. Exatamente por ficar dentro de um parque nacional você tem muito mais assistência e “organização” para visitar a Catarata. A canadense tem um centro de informações turisticas e nada mais. Ponto pro Brasil.

Restaurantes: Nessa a canadense da uma lavada. Enquanto na brasileira você tem apenas 1 restaurante aberto ao público dentro do parque nacional e algumas lanchonetes e pequenos restaurantes no lado argentino do parque, a canadense tem mil opções para todos os gostos e bolsos. Por ficar no meio da rua, muitos restaurantes viram uma oportunidade ali e abriram filiais para arrebanhar turistas e conseguiram.

Beleza: Isso até pode ser meio pessoal, mas não dá para comparar a beleza das Cataratas do Iguaçu com Niagara Falls. Iguaçu dá um banho em Niagara. Realmente não tem comparação. A Catarata brasileira está no meio da natureza, de uma reserva nacional, um parque com animais selvagens… suas (muitas) quedas fazem daquela visão uma das coisas mais lindas que você pode pensar que a natureza pode fazer. Incrível! Niagara Falls é muito lindo também, principalmente a cor da água que é um tom de verde inacreditável. Mas as quedas são poucas, ela é mais baixa e o entorno “cinza” quebra um pouco o encanto do lugar.

Preço: Enquanto para ver a Catarata do Iguaçu você precisa pagar duas vezes, tanto do lado brasileiro (R$38,30) quanto do argentino (R$90 aproximadamente), para ver Niagara Falls, basta você passar de carro pela rua em frente. É simples assim.

O passeio de helicóptero deve ser lindo nas duas Cataratas, eu fiz em Niagara.Em Foz do Iguaçu, o Macuco Safari, passeio qeu vai embaixo da queda d´água é imperdível.

Programas envolvendo a catarata: Acho que as duas são bem parecidas nisso. As duas tem passeio de helicóptero, as duas tem passeio de barco (a brasileira é um pouco mais radical e divertido, mas a canadense tem muito mais opção), na brasileira você tem várias trilhas para ver a catarata de diversos angulos, enquanto na canadense você pode passar atrás da maior queda d´água… ou seja, empate técnico.

Programa/Viagem como um todo: Sem dúvidas a brasileira ganha. Em geral, para visitar Niagara Falls você precisa de uma manhã e nada mais. Já para visitar as Cataratas do Iguaçu você precisa pelo menos de 2 dias inteiros. Sem falar que em Foz do Iguaçu tem outros mil programas para quem já está por ali, enquanto em Niagara Falls, no máximo você vai a Niagara on the Lake e pode cruzar para o lado americano se quiser.

Depois de tudo isso dito, de forma muito imparcial inclusive, acho que já temos uma vencedora né? Pessoalmente, achei a visita as Cataratas de Niagara muuuuito mais legais do Niagara Falls. Pela beleza, pelo programa em si, pelos extras que a viagem inclui e etc.

Mas isso não significa que Niagara não vale a pena, pelo contrário. Acho que se você está por ali em NY ou Toronto, tem que ir conhecer. Afinal, ela, assim como a brasileira são as maiores Cataratas do mundo e são Patrimônio da Humanidade. Ou seja, as duas merecem sua visita e surra de fotos.