Variados

FAQ: Depilação a Laser

11 abr 2011

Vamos falar sério?! Depilação com cera dói demais! É um sofrimento que parece não ter fim. Um desespero. Venho pensando nisso há tempos e tomei coragem para experimentar a tal depilação definita a laser. Afinal se é pra sofrer que seja uma vez só. Antes e depois da sessão, me dei conta de que eu tinha milhares de dúvidas sobre o assunto, foi quando conversei com a Dra. Vanessa que se dispôs a esclarecer tudo pra mim (e pra vocês, claro!).

Aproveitei a deixa e perguntei pras meninas no twitter o que elas queriam saber sobre o assunto e aqui está um nada compacto post com as perguntas mais frequentes sobre depilação a laser. Ah! Quem ainda ficar com dúvida, não se acanhe e deixe ai nos comentários… espero que gostem!

1. Qual a idade recomendada para começar a fazer delipação a laser?
Não existe limite de idade para fazer depilação a laser. A partir do momento em que o período da puberdade se iniciou e os pêlos se definiram, de adolescentes a senhoras, todos podem fazer.

2. Tenho que ficar sem pegar sol para fazer o tratamento?
O ideal é nao estar bronzeada para as sessões, pois o alvo do laser é a melanina que se encontra na raiz do pêlo. Se estamos com a pele bronzeada corremos o risco do laser ‘parar’ na melanina da pele e não atingir totalmente a raiz, ou seja, a pele pode sofrer uma queimadura e a sessão de depilação não terá sido tão eficaz. Se a paciente precisar se expor ao sol entre as sessões, é orientado a aplicação de protetor solar.

3. Quantas sessões são necessárias para acabar de vez com os pelos?
É preciso entender que o termo ‘depilação definitiva’ é muitas vezes aplicado de forma errônea. O ideal é chamarmos de depilação progressiva ou seja, com o laser de diodo (o lightsheer, aparelho que eu utilizo), conseguimos diminuir 80-90% dos pêlos dependendo do seu diâmetro, cor e do fototipo da paciente. As vezes precisamos de sessões semestrais ou anuais de manutenção mas vamos concordar que depilar uma vez ao ano é uma libertação feminina, certo? Para chegar a esse resultado são necessárias de 4-6 sessões em média.

4. O que não posso/não devo fazer antes de ir fazer a depilação?
Estar bronzeada e fazer depilação a cera ou com pinça pois arrancam a raiz dos pêlos e o efeito observado não será tão satisfatório.

5. E depois da depilação? Quais os cuidados que devo ter?
Indico um creme com corticóide para melhorar a ardência que ocorre no pós-laser ou ainda um calmante tópico específico para depilação da Dermage: Regenerage pós depilação.

6. Preciso deixar meus pelos crescerem para depilar com laser?
Na verdade, apenas precisamos visualizar os pêlos no dia da sessão de laser para delimitarmos a área a ser tratada. Mas se precisarem usar uma blusa decotada, ok, pode usar a gilete sem problemas.

7. Posso fazer a depilação grávida? Tem alguma contra-indicação?
As grávidas devem esperar o nascimento do bebe para iniciarem ou continuarem seu tratamento a laser. Outras contra-indicações são pacientes com doenças dermatológicas fotorreativas, o ideal é uma avaliação prévia com o dermatologista.

8. Quanto mais dor eu sentir, menos sessões terei que fazer?
Não! O lightsheer possui a ponteira resfriada o que torna a depilação mais confortável para a paciente, porém, tudo depende da sensibilidade de cada um, da quantidade de pêlos e diâmetro dos mesmos. A paciente com pêlos grossos e escuros acaba sentindo mais dor pois há mais melanina, ou seja, mais ‘alvo’ para o laser, mas por conseqüência acaba tendo um resultado melhor que a paciente com pêlos finos e louros. Isso pode ser notado na mesma paciente, em áreas diferentes. Exemplo: na virilha e axila possuímos pêlos mais grossos e escuros que no buço, certo? Acabamos muitas vezes precisando de menos sessões nessas áreas comparada ao buço mas não pela dor que sentimos aumentada.

9. Quem tem tatuagem pode depilar por cima?
Toda luz pode desbotar a tatuagem, então é aconselhável evitar o desenho da tatuagem.

10. Entre as sessões eu posso depilar com cera ou raspar os pelos que crescem?
Raspar com gilete, cortar com tesoura ou usar creme depilatório sim, mas cêra, pinça ou linha não pois arrancam a raiz e atrapalharão o tratamento.

11. A depilação a laser pode manchar a pele?
O lightsheer possui um sistema de resfriamento que promove segurança ao médico e ao paciente ao dirigir a energia apenas à raiz do pêlo, protegendo os tecidos adjacentes. Funciona da seguinte maneira:  O pigmento melanina absorve a luz de forma seletiva e a transforma em calor em milésimos de segundos, carbonizando o pêlo, mas antes de passar esse calor a pele ao redor, ele se dissipa. Com isso, fica muito mais seguro a utilização em pacientes com todos os tons de pele sem os risco de manchar. O que sempre pedimos é que a depilação a laser seja realizada por médico especializado, em clínica de confiança, que saiba regular o aparelho de forma adequada para evitar complicações. Pacientes com áreas do corpo escuras são orientados ainda a utilizar cremes clareadores antes e durante as sessões. Tudo isso com acompanhamento médico.

12. O laser só funciona em quem tem pelos escuros? As loiras não tem vez na depilação a laser?
Os pêlos louros e finos são mais difíceis de serem eliminados pela menor concentração de melanina que possuem, mas procurem o dermatologista e façam uma avaliação antes de desistirem!

13. Tem diferença entre os aparelhos? Se eu começar a fazer com um, posso trocar durante o tratamento?
“Hoje em dia os lasers mais utilizados para depilação são o diodo e a luz intensa pulsada. O laser de diodo é uma luz concentrada trabalhando apenas em um comprimento de onda, específico no caso para o pigmento melanina. Já a luz intensa pulsada é uma luz difusa com vários comprimentos de onda portanto tende a ser menos segura. Outra informação importante que vocês já devem ter escutado: “lightsheer dói”, sim tem um certo desconforto, mas quem aguenta depilação a cêra, tolera bem o lightsheer. Precisamos lembrar que os aparelhos que prometem depilação a laser sem dor, podem estar apenas inibindo o crescimento dos pêlos e não exatamente carbonizando sua raiz! Pensem nisso!

  • Dermatologista: Dra. Vanessa Metz
    Tel: (21) 2521-0772 – Ipanema | Rio de Janeiro
    (21) 2610-0934 – Icaraí | Niterói
    Twitter: @dravanessametz
Deixe seu Comentário
 
29 Comentários em "FAQ: Depilação a Laser"
  1. Wil   em 31/01/17 • 22h03

    Olá Nathalia. Fiz minha primeira sessão com light Sheer a 10 dia. Até agora não caiu um fio de pelo dá minha virilha. Meu pelo é muito grosso e escuro só que sou morena, e doeu muito a sessão. Mas por que será que ainda não caiu um fio sequer se minhas características são favoráveis a depilação a laser. Será que é por causa das minha cor de pele?

    • Nathalia   em 02/02/17 • 09h52

      Oi Wil,
      Não sei como vai funcionar para você.
      No meu caso, a Dra. Vanessa raspou os pelos antes de fazer o laser, portanto, eles não precisaram cair, apenas não cresceram mais depois.
      Fiz algumas sessões antes deles pararem de crescer de vez. Uma única sessão não foi suficiente no meu caso, e pela sua descrição, não será também no seu.
      Procure a sua dermatologista ou a clinica em que fez o laser e se informe com eles sobre o procedimento.
      Boa sorte!

  2. Juciene Alencar   em 16/01/17 • 20h31

    Quem tem varizes pode fazer depilação a laser?

    • Nathalia   em 17/01/17 • 09h15

      O melhor é perguntar para o seu dermatologista ou para a pessoa que vai fazer a depilação em você.

  3. Suellen   em 29/12/16 • 10h50

    Eu me arrependi de depilação a laser, como faço pra ter os pêlos novamente, tem como?

    • Nathalia   em 03/01/17 • 10h49

      Oi Suellen,
      Os pelos crescem depois de um tempo. Não sei se voltam 100% ao normal, mas aos poucos, sem os retoques eles voltam a crescer.
      Procure o seu dermatologista e informe-se com ele.
      Beijos

  4. isabela   em 25/09/16 • 03h58

    muito esclarecedora sua pagina, porem tenho uma pergunta:se ficar 3 meses sem depilar a laser eu perco tudo o q ja fiz?

    • Nathalia   em 26/09/16 • 09h33

      Oi Isabela,

      Não necessariamente.
      Os pelos não voltam de uma vez só.
      Mas, na primeira vez, você precisa fazer várias sessões (a quantidade varia de pessoa para pessoa) e depois só fazer a manutenção. Eu faço a minha manutenção uma vez por ano. E precisei de 5 ou 6 sessões para eliminar quase de vez os pelos.

      Beijos

  5. Roberta   em 16/10/15 • 10h02

    Oi, tenho uma dúvida sobre o tratamento. Minha irmã fez a primeira sessão de laser alexandrite na axila há 30 dias atras e os pelos não cresceram ainda, tem um ou outro bem fininho. Ela ligou na clinica e disseram que ela poderia esperar crescer pra fazer a segunda sessão… EU pensei que as sessões deveriam ser feitas dentro desse intervalo de 30 ou 45 dias. Ela está com dúvida e com medo da pessoa ter informado errado e ela perder o tratamento. Eu fiquei pensando, se o pelo já está sem forças para crescer na primeira sessão, quanto tempo será que ela vai precisar fazer de novo??? Corre o risco de perder caso espere passar muito tempo??? Tenho muita vontade de fazer também mas quero tirar todas as dúvidas primeiro =) Obrigada. Roberta.

  6. Mariana   em 26/01/13 • 01h27

    Olá, fiz a 3ª sessao na axila hoje e teria que ficar 45 dias sem raspar a area para ser feita uma reavaliação e daqui a 60 dias a 4ª sessao. Porem irei para a praia durante a semana do carnaval, e muito provavelmente rasparia os pelos. A fisioterapeuta (profissionais aptos a realizar a tecnica) da clinica onde faço, me disse que teria que ficar realmente os 45 dias sem raspar, e eu a questionei se caso raspasse isso poderia atrapalhar o tempo do tratamento, ela disse que talvez os pelos poderiam voltar a crescer mais, mas disse que ela nao estava afirmando isso… Entao, gostaria de saber se este tempo trara algum problema no tratamento como aumento na quantidade dos pelos ou algo semelhante. Tenho outra duvida começarei bem provavelmente na semana que vem a depilação de perna completa, posso raspar os pelos antes deles começarem a cair? Isto trara algum problema no tratamento? E quantas vezes posso raspar entre uma sessão e outra tanto os pelos da axila quanto os da coxa e perna? Desde já agradeço! Aguardo resposta! Obs: Sei que escrevi muito, mas queria expor a situação de uma forma mais clara possivel para que todas as minhas duvidas possam ser sanadas, afinal acredito que voces concordam comigo que o laser é um assunto muito serio, certo? Obrigada mais uma vez!

  7. Daiane   em 21/01/13 • 18h19

    Qual o periodo ideal entre Uma sessao e outra ??

    • Nathalia   em 21/01/13 • 20h58

      Oi Daiane,

      Mais ou menos um mês de espaço entre uma sessão e outra, ok?

      Beijos

  8. carolina   em 16/09/12 • 18h18

    Gostaria de saber, quanto tempo depois da ultima sessão posso tomar sol na área depilada. E também se depois que terminar todas as sessões, caso ainda haja algum pelo, posso tirar com cera ou pinça.
    Obrigada!

  9. cristina   em 13/08/12 • 23h34

    Tenho pelos escuros e pelos claros no buço e terei que raspar todos para começar a depilação a laser. E os pelos claros que não serão eliminados, vão ficar gossos?

  10. Andryellen   em 24/07/12 • 13h38

    Olá, fiz a depilação ontem e eu já vi que nasceu alguns pelos, eu posso depilar com a gilete ou esses pelos vão cair?

  11. Débula de Holanda Andrade Rodrigues   em 15/03/12 • 21h10

    Fiz minha primeira sessão de depilaçao laser no queixo, após 5 dias não me contive e tirei os pelos com pinça. Perdi essa sessão toda ou deu tempo de queimar um pouco dos pelos? por favor me responda urgente!

  12. Edvânia Pereira Andrade   em 27/02/12 • 16h06

    Ja fiz duas sessoes na virilha e estou querendo ir para praia essa semana, utilizando protetor solar na area sera que posso pelo menos caminha na praia e tentar pegar um bronzeado nas outras areas do corpo?

  13. Eva Silva   em 13/02/12 • 11h19

    Boa tarde, no ano passado fiz 6 sessoes de depilação a laser nas axilas e virilhas, entre os meses de Abril até Novembro de 2011, gostaria de saber se este ano posso fazer depilação com cera nessas areas, ou se tem de ser feita depilação com lâminha ou maquina depiladora…..
    Obrigada

    PS: não sei se é importante mas a minha pele é morena (castanha).

  14. Diana   em 28/01/12 • 16h31

    Boa tarde, fiz a minha 1ª sessão na virilha e axilas no final de Dezembro e depois de caírem, os meus pelos ainda não voltaram a nascer, é normal?
    Obrigada

  15. livia   em 22/01/12 • 23h11

    Boa noite, fiz a 2a sessão de depilação a laser na virilha em 09 de janeiro. a clinica so conseguiu horario pra mim no final de abril para a proxima sessao, portanto ficarei cerca de 100 dias de intervalo entre as duas sessoes. estarei de ferias em fevereiro e vou a praia, sei da necessidade do uso de protetor solar e pra fazer a verdade, nem fico muito no sol, pois sou muito branca. a minha maior preocupaçao é com a virilha, que não tem como raspar com gilete todos os dias e ficar sem raspar também nao da, né? gostaria de saber se somente dessa vez nao posso depilar com cera, afinal de contas tera passado um mes da ultima sessao e 2 meses antes da proxima. aguardo retorno.
    obrigada.

  16. Claudia   em 18/12/11 • 22h15

    Boa noite,
    Gostaria de saber se posso usar antitranspirante aerosol após fazer depilação a laser, e se não for aconselhavel o uso, o que posso usar para tirar o odor.

  17. Ligia Girnius   em 13/12/11 • 20h28

    Dra,

    Pode raspar os pêlos antes da queda ou o efeito do laser é removido?

    Obrigada!

  18. Dra Vanessa Metz   em 03/12/11 • 19h47

    Vamos responder as dúvidas:
    Raquel, existem vários cremes clareadores. Recomendo voce questionar sua dermatologista para que ela te indique o melhor para sua pele.
    Annaa, a luz do laser nao tem a capacidade de se aprofundar além da pele. Deve-se ter cuidado quando se faz uma virilha cavada por exemplo, para nao queimar a area interna que é mais sensível por ser mucosa. Mas, nao há riscos de afetar seus orgaos sexuais.
    Mias dúvidas estou por aqui! Beijao

  19. Mariana   em 02/12/11 • 01h00

    Sou adepta da depilação a laser, tive resultados ótimos na virilha, agora quando quero ir pra piscina, tá sempre bom, não tem tempo ruim! Super indico!! Sem contar que a dor é muito mais suportável!

  20. annaa   em 01/12/11 • 10h32

    olá, adorei o artigo, muito útil!
    tenho só mais uma perguntinha:
    Se eu aplicar a depilação a laser na região da virilha (quero a depilação completíssima) há a possibilidade de algum dano pra genitália?

  21. raquel   em 01/12/11 • 10h23

    eu tenho as axilas escura q tipo de creme clareador devo usa antes de fazer a depilancao a laser e apos a depilacao? eu vo comeca a fazer em janeiro.

  22. Tayana   em 12/04/11 • 10h32

    Estou fazendo depilação a laser com lightsheer no buço, fiz minha 3ª sessão há 3 dias. É o melhor investimento que existe para nós mulheres. Realmente dói, mas não é nada pior que cera quente. Recomendo mesmo!! Vale muito a pena!!! Mas façam sempre com uma dermatologista, pele é uma coisa muito séria para entregar na mão de qualquer um.
    Bjos!

  23. Dani   em 11/04/11 • 22h14

    Adorei!!!! Sempre tive essas duvidas!!!
    E o mais legal eh que ela atende em Icarai tambem!!!!
    Valeu pela dica!!!
    bjss

  24. Carol   em 11/04/11 • 20h41

    Super esclarecedor o post! Morro de vontade de fazer pois acho um saco ter que depilar sempre…
    Beijos…

Voltar para a Home