Destinos, Dicas, planejamento e outros, Organizando e planejando

Um bom guia de viagens…

15 jun 2012

Nunca dei muita importância para essa coisa de guia de viagens. Sempre me baseava em pesquisas profundas e super minuciosas em blogs e sites na internet. Achava, e ainda acho, que são mais diretos, pessoais e no final das contas menos comerciais, e por isso acabam me ajudando mais. Por outro lado, sempre sonhei em ter uma prateleira com guias de viagens de vários de lugares do mundo visitados por mim. Comecei a usar os guias para iniciar minhas pesquisas e depois aprofundava nos blogs. Claro, que minha coleção ainda é bem pequena, mas um dia, quando eu crescer, vou ser igual a Dri.

Meu conceito mudou muito quando descobri o guia da Lonely Planet. Fiquei completamente apaixonada e encantada com ele. São dicas quase tão pessoais quanto as de um blog, de um (a) viajante que ficou naquele destino por um tempo para fazer aquele guia. Ele mostra as furadas mais comuns, dicas de restaurantes menos turísticos, lugares super escondidos e coisas que só alguém que viveu aquilo por mais tempo poderia indicar.

Sem falar que o preço, em geral é bem mais barato que os outros. Eu costumava comprar o da Publifolha por vários motivos: é o que tem mais destinos traduzidos por português, é visualmente mais bonitinho (sim, eu compro pela capa), tem muitas imagens e alguns mapas (que não ajudam muito) e tem capa dura (odeio coisas amassadas e rasgadas! Sim, sou fresca!). Mas depois que comecei a ler o da Lonely Planet desisti dele. Ele fala mais da parte histórica e menos das dicas práticas. Ao mesmo tempo que é enorme, a sensação que eu tenho é que é resumido demais sabem?

Pra essa viagem agora comprei o guia da África do Sul do Publifolha e o de Instambul da Lonely Planet. E acreditem, eu li o de Instambul inteirinho em 4 dias. Tipo devorei, sabe? (Só me lembro de ter feito isso quando li Crepúsculo #abafa). Gostei tanto, que comprei o da Turquia (em inglês) pelo Amazon. Já o da África do Sul, eu dei umas folheadas, olhei aqui e alí, mas não amei, nem tampouco li o troço todo. Acreditem, o guia certo faz toda diferença.

O Lonely Planet oferece um aplicativo super legal também para iphones e ipads. Tem vários dos seus guias disponíveis e você escolhe o que você quer comprar. O preço é bem razoável. Entre $9,90 e $15,90. Nunca vi mais caro que isso. Eu tenho um guia desses de Paris para o iphone que consegui numa promoção em que ele ficou disponível gratuitamente por um dia. Vale a pena ficar ligado. Essas promoções acontecem de vez em quando e dá pra ir “comprando de graça” os guias.

Deixe seu Comentário
 
2 Comentários em "Um bom guia de viagens…"
  1. Emeline   em 15/06/12 • 21h58

    Ótima a dica do aplicativo! =D

  2. Tati Canto   em 15/06/12 • 12h09

    Amei a dica, Nath! Já conhecia o Lonely planet, mas tenho uma certa “mania” de comprar o da folha…rsrs.
    Adorei a dica do aplicativo!
    Bjs,
    Tati
    http://loveshoesblog.com.br

Voltar para a Home