Camboja, China, Destinos, Dicas, planejamento e outros, Organizando e planejando, Tailândia, Vietnã

Planejando sua viagem para o Sudeste Asiático!

21 nov 2012

Sempre me orgulhei das minhas habilidade de organizar e planejar boas viagens com preços bons e muitas informações sobre tudo que irei ver, fazer, fotografar, visitar… mas organizar essa viagem para o sudoeste asiático foi mais dificil (e prazeroso) do que eu podia imaginar. Muitas informações, destinos e culturas completamente diferentes, hotéis, vôos interno, barcos, ônibus… muitas coisa para resolver, muita coisa para decidir e muitos blogs para ler.

Foi exatamente assim que eu comecei… há uns 3 anos tenho o roteiro mais ou menos planejado na minha cabeça. Sabia os lugares que queria visitar, o que eu queria ver e por onde eu gostaria de passar, mas por milhares de motivos a viagem acabou sendo adiada até agora. E pra mim esse foi o primeiro passo, organizar mentalmente o que eu queria fazer, e ver  viabilidade de encaixar tudo isso no meu tempo disponível e no meu budget.

Comecei a pesquisar os preços dos vôos, especialmente o que vai daqui pra lá e o que vem de lá pra cá, que eu sabia que seria a coisa mais cara da viagem. Logo depois montei um roteiro mental pensando quantos dias eu gostaria de passar em cada lugar, e comecei a pesquisar os vôos internos. Nesse momento, eu já havia decidido não passar perrengue e por isso mesmo, tinha abdicado das outras opções de transporte não voadoras para cruzar as fronteiras (ônibus, tuk tuk, taxi…).

Até esse momento ok, o problema foi começar a ver tudo o que eu queria dessa viagem e adequar ao tempo que eu tenho disponível. Ao mesmo tempo que queria conhecer muita coisa diferente, ver um mundo novo, mas também queria relaxar e descansar um pouquinho, afinal, são férias certo?! Então fiz o que a maioria das pessoas que vai visitar esses destinos não faz, resolvi começar “de trás para frente”: iniciando por Hong Kong e terminando pela Tailândia e suas ilhas paradisíacas. Essa foi a minha escolha e como eu ainda não fui, não sei se foi uma boa escolha, mas acho que vai atingir meu objetivo de descansar um pouquinho no fim da viagem.

Visto isso, comecei a definir hotéis e passeios (ainda sem comprá-los), afinal,  numa viagem de 22 dias, o budget é fundamental e se tem um lugar onde eu acho fácil economizar em viagem é em hospedagem. Mas vamos deixar claro que eu não estou fazendo uma viagem de mochileiro, não mesmo, esse não é o meu estilo, mas consigo ficar em ótimos hotéis a preços mais acessíveis. É só ter paciência e pesquisar bastante (mesmo). Pra mim a localização e a limpeza são fundamentais na escolha da hospedagem. E é isso que eu busco em um hotel… e com isso definido consigo achar bons hotéis a preços bem razoáveis.

Desde o início, quando decidi que iria fazer essa viagem, comecei a fazer minhas pesquisas em blogs e sites de viagem. As dicas de quem já passou por esses lugares é sempre importante e ajudam muito a definir o que vale ou não a pena fazer, que roupa levar, o que vestir, onde comer, o que comprar… enfim, essas coisas, por isso, desde sempre vou lendo essas informações para ir adequando essas coisas ao meu roteiro e ao meu estilo de viagem.

Tudo isso feito, só faltam duas coisas: ver a questão dos vistos e pensar na mala, que é sim, uma parte importante, especialmente em viagens como essa pois vou a lugares com temperaturas muito distintas, tenho uma grande restrição de peso na bagagem, estou indo super mal intencionada para fazer uma comprinhas e sei que alguns lugares como o Camboja vão exigir um deslocamento enorme e muitos passeios em baixo de sol, no calor e na poeira, mas ao mesmo tempo muitos desses lugares não permitem pernas e ombros de fora. Ou seja, a mala tem que ser muito bem pensada!

E é assim que eu estou construindo esse roteiro e essa viagem tão esperada. Minha recomendação para você que quer fazer uma viagem como essa mas não sabe nem por onde começar a organizar as coisas é: leia muito. Os blogs ajudam muito a organizar a coisas quando você ainda tem muitas dúvidas sobre os destinos, o que é importante ou não, o que você quer fazer, onde quer ir e o que quer ver. Isso me ajudou a definir que dessa vez o Laos vai ficar fora do meu roteiro. Infelizmente para fazer dar certo meu esquema relax + mundo novo, optei por cortar o Laos, e é isso que você vai fazer, conhecer um pouquinho de cada lugar e ir colocando ou tirando destinos da sua viagem.

comissão booking hotel minicomissão real seguro minicomissão rentcars carro mini

Deixe seu Comentário
 
7 Comentários em "Planejando sua viagem para o Sudeste Asiático!"
  1. […] tambémvai gostarCambojaPlanejando sua viagem para o Sudeste Asiático!CambojaLook do dia: Camboja, dia 2!BangkokBangkok | Tailândia Voltar para a Home […]

  2. […] Sudeste Asiático: Indonésia, Vietnã, Tailândia, Malásia, Camboja, Filipinas, Myanmar e Planejamento. […]

  3. Mirela   em 08/05/13 • 23h40

    Oi Nathalia,
    Estou adorando os posts do sudeste asiático! Um sonho! Será o destino da minha lua de mel ano que vem e estou cheia de dúvidas..
    O trecho entre Saigon e Hanoi vc fez de avião? E o cruzeiro de Halong Bay vc já comprou daqui do Brasil?
    Beijos!

    • Nathalia   em 09/05/13 • 10h26

      Oi Mirela,

      Vai ser uma lua de mel dos sonhos. Os lugares são incríveis mesmo. Você vai amar.
      Fiz tudo de avião, quis evitar possíveis perrengues e confusões que fazendo de ônibus/carro achei que teria. Fora que eu tinha pouco tempo e as passagens nem eram tão caras. Se eu não me engano, fiz esse trecho de Vietjet.
      Com relação ao cruzeiro, comprei daqui sim. Achei mais seguro pois não queria correr o risco de não conseguir (especialmente pq eu fiz esse cruzeiro no Valentines Day!), mas acho que se você tiver tempo por lá pode comprar lá mesmo sem stress.

      Ah! Se tiver a oportunidade não deixe de ir a Phi Phi na sua lua de mel. Eu amei e acho que é um paraíso para quem está “in love”.

      Beijos e boa viagem!

  4. Michele   em 15/01/13 • 23h02

    Tbem estou indo pra Tailândia em fevereiro, e mesmo tendo menos tempo pra planejar (tomei a decisão uns dias antes do natal hahah), li muiiiita coisa e mesmo assim parece que sempre encontrondicas novas e coisas que eu nem imaginava a respeito da Tailândia… Tô super animada, e imagino que vc tbm esteja! Mas, fazer a mala realmente vai ser difícil… Rs
    Se tiver dicas, posta pra gente aqui!
    Bjos e boa viagem!

    • Nathalia   em 16/01/13 • 11h05

      Oi Michele,

      Pode deixar que eu vou postar sim, acho que isso é a dúvida de muita gente! hahahaha
      (a nossa inclusive né?!) Mas pesquisei bastante e montei minha mala baseada no que eu li e nas fotos que vi, espero que não erre feio!

      Beijos e boa viagem!

  5. camilla   em 21/11/12 • 20h26

    vai ser uma viagem incrível!!! quero ver as fotos depois!

Voltar para a Home