Aruba, Destinos

Aruba

06 maio 2014

coisas que amamos diario de viagem aruba1

Escolher o lugar em que você vai reunir suas amigas para uma despedida de solteira não é fácil, especialmente porque agradar muita gente é quase missão impossível, mas acho que fui muito feliz na minha escolha. Aruba é um país muito bacana de se conhecer. Uma ilha de 180km², com aproximadamente 100 mil habitantes apenas e totalmente desenvolvida, no melhor estilo primeiro mundo. A criminalidade não passa de 0,7% e todos falam fluentemente pelo menos quatro linguas: papiamento (a lingua local), inglês, alemão e espanhol.

Quando ir e como chegar

Você pode ir para Aruba o ano todo. A ilha é super árida e quase não chove. A época de mais chuva é de outubro a dezembro, mas mesmo assim é raríssimo ter dias totalmente chuvosos e nublados. A temperatura média é de 28º todos os meses do ano, ou seja, bom em qualquer época. Os furacões não passam nem perto da ilha, então, você não precisa nem se preocupar com isso.

Para chegar é fácil, tem diversos vôos saindo do Brasil para lá. Avianca (com escala em Bogotá), Gol (direto), Copa Airlines (com escala no Panamá) são algumas das companhias que fazem o trajeto. Você não precisa de visto e nem vacina para ir para Aruba. Só precisa estar com o passaporte em dia e ficar atento se alguma das suas escalas exige validade mínima de passaporte, certificado internacional de vacinação com a vacina da febre amarela em dia, ou até mesmo visto, caso sua escala seja nos EUA.

Diferente da Europa, para entrar em Aruba o seguro viagem não é obrigatório, mas como sempre conversamos por aqui, eu recomendo fortemente que você ao menos faça uma pesquisa antes de viajar para valer se a vale a pena correr o risco de ir sem estar segurado. Nesse site aqui, você consegue comparar os preços e coberturas de várias seguradoras do Brasil e escolher aquele plano que melhor te atende.

coisas que amamos diario de viagem aruba2

Onde ficar

A praia de Palm Beach é uma das mais famosas. Lá ficam os muitos hotéis e resorts de ilha. Eu fiquei no Marriot Resort & Stellaris Casino, que é um dos primeiros hotéis dessa praia. Gostei muito e fiquei super satisfeita. Recomendo fortemente.

Além dele, você encontra muitos outros hotéis luxuosos como o Riu e o Ritz-Carlton (que é bem ao lado do Marriot). A vantagem dessa praia é sem dúvidas sua localização. Lá você encontra diversos esportes, bares, restaurantes e até boates. De lá também é possível ir andando para o centrinho, o que é uma mão na roda. Do Marriot ao centrinho você vai caminhar uns 15 minutos, pela calçadinha beira-mar, e cruzar o hotel Holliday Inn para chegar na rua principal.

coisas que amamos diario de viagem aruba 10

Você pode se hospedar em Eagle Beach também. Lá você encontra alguns resorts no esquema all inclusive e também alguns hotéis com preço um pouco mais baixo. Para quem quer curtir Aruba no melhor estilo torrando no sol sem precisar sair do hotel para nada, essa talvez seja a melhor opção. A praia é ainda mais bonita que Palm Beach, mas não tem a animação noturna e nem o comércio que você encontra na outra.

Em Oranjestad, no centrão mesmo, você também irá encontrar bons hotéis. O mais famoso é o Renaissance, que apesar de não ser pé na areia, possui uma estrutura bem bacana para seus hóspedes, incluindo uma ilha particular, que pode ser usada por turistas de outros hotéis mediante pagamento.

comissão booking hotel grande

coisas que amamos diario de viagem aruba 6

As praias

Como era de se esperar, em Aruba você encontra várias praias maravilhosas. Na região hoteleira os destaques vão para Palm Beach, Eagle Beach, Manchebo e Druif Beach. Além dessas, você pode conhecer também as praias da ilha particular do Hotel Renaissance. Ou se preferir, pode pegar um carro e ir para o Sul da ilha conhecer Baby Beach e Roger´s Beach.

Estive em Baby Beach e apesar de ser longe é uma praia que realmente vale a pena. Rogers Beach é bonita também, mas não impressiona pois ao lado dela tem a estação de dessalinização de água da ilha, que deixa a paisagem bem menos bonita. Passamos também por Mangel Halto que é linda e pouquíssimo turística. Além de ter um pôr do sol de cair o queixo!

coisas que amamos diario de viagem aruba 4

O que fazer

Passear e conhecer tudo! A De Palm Tours foi indicada por algumas pessoas como a melhor empresa para organizar passeios e eventos em Aruba. Comecei a negociar preços e passeios com eles desde o Brasil e quando cheguei lá consegui fechar com o preço que havíamos negociado anteriormente. Vale a pena fazer isso (especialmente se você estiver com um grupo grande)!

  • Snorkel Adventure: Um passeio de barco de 4 horas com 3 paradas para mergulho e snorkel, sendo uma delas em um naufrágio. É um passeio bacana, mas não é o melhor passeio do mundo. U$65/pessoa.
  • Baby Beach e Rogers Beach: Reservamos uma van (nós eramos 15!) para nos levar para a praia e ficar por lá esperando até a hora em que quiséssemos voltar. Na volta fomos parando em outras praias para conhecer.
  • Divi-Divi Trees: As árvores símbolo de Aruba ficam localizadas na praia de Eagle Beach. Você pode ir caminhando ou pode pegar um taxi para conhecê-las e fazer sua foto. Nós encaixamos uma paradinha lá na volta de Baby Beach. Grátis.

DSC04981

  • Kukoo Kunuku: O passeio mais legal se você está com um grupo de amigos. É uma especie de pub krawl misturado com bus party. Dura umas 4h e você vai parando em diversos bares (não muito famosos) da ilha. Não recomendo para casais ou pessoas menos animadas. U$30/pessoa. Veja mais sobre ele aqui.
  • Farol: É um ponto turístico e um dos pontos mais altos da ilha (se não o mais alto!). Não é nada demais, mas tem uma vista bonita e você consegue ver bem a diferença do lado em que o mar é calminho para o lado em que o mar é super forte. Passamos lá super rapidinho na volta para o aeroporto.
  • Atividades esportivas: Em Palm Beach quase todos os hotéis oferecem um centro de atividades para seus hospedes na praia. Você só precisa decidir o que você gostaria de fazer e pagar por isso. Super fácil. Tem SUP, wake board, parasailing, caiaque… muitas opções. Os valores variam de acordo com a atividade.

coisas que amamos diario de viagem aruba 7

Onde comprar

Não fiz compras (milagrosamente!), preferi gastar meu pouco tempo na praia. Mas Aruba tem alguns bons shoppings para os interessados em compras. O Renaissance Mall tem lojas mais luxuosas como Cartier, Gucci, Louis Vuitton e etc. Já o Paseo Herencia Mall, fica a poucos minutos dos hotéis de Palm Beach e você encontra lojas como Guess, Swatch, Pandora, New Balance…

Além disso, é muito comum você encontrar diversas feirinhas e comércio local, especialmente perto do porto e nos dias em que os navios chegam na ilha. O preço das coisas é bom, mas não vá pensando que viajou para Miami, hein!

coisas que amamos diario de viagem aruba 9

Como se Locomover

Já soube de muita gente que alugou carro em Aruba para conhecer melhor a ilha e acho que se você vai passar uma semana por lá, talvez essa seja a opção com o melhor custo x benefício.

Nós tínhamos pouco tempo e muita gente, então acabamos ficando a pé mesmo. Nos dias de passeio tínhamos transporte e no dia que não tínhamos contratamos um mini-ônibus pra ficar a nossa disposição. Não foi barato, mas foi a melhor opção pra gente. A noite íamos a pé para o centro e voltávamos de táxi.

Os táxis por lá tem custo mais ou menos fixo e preço tabelado. Mas é sempre bom você acertar/se informar sobre o valor da corrida antes de entrar.

IMG_0563

Onde comer

Essa não foi uma viagem muito focada na culinária. Estávamos em um grupo muito grande e comíamos onde era possível encontrar mesa para 15 pessoas. Mas recebi ótimas sugestões de restaurantes e vou repassar para vocês: La Trattoria El Faro Blanco Restaurant, California Lighthouse Z/N, Noord, Papillon, La Vista, White Modern Cusine, Benihana e Azurro.

Onde badalar

Aruba tem muitas opções para os jovens animados e sedentos por uma boa festa. No centrinho próximo a Palm Beach você encontra a boate Confessions, além dos famosos bares (que viram night) Señor Frog e Gusto. Esse locais ficam abertos todos os dias até as 3 da manhã. Aliás, se você pensa que sua noite vai muito além disso, não se anime. A maioria dos bares, boates e casas de festa de lá fecham nesse horário.coisas que amamos diario de viagem aruba 11

Aos domingos a boa é ir para o Moomba Beach, restaurante/balada pé na areia que fica bem pertinho do Marriot em Palm Beach. Se quiser, chegue cedo para jantar e dê uma esticadinha por lá mesmo. Essa festa acaba 1 da manhã por conta dos hotéis da região e o povo todo segue para a Gusto ou Señor Frogs depois.

Dicas e informações

  • O dólar americano é moeda corrente por lá e é aceito em todos os lugares. Não se preocupe em trocar seu dinheiro.
  • Os preços das atividades de praia (como SUP, wake…) é tabelado. Então não perca seu tempo pesquisando, e se quiser baixar esse valor sua única chance é pechinchar.
  • Acerte o valor da corrida de taxi antes de entrar no carro. Elas também são tabeladas, mas podem variar de acordo com a alta temporada ou com a procura por taxis na ilha.
  • Portunhol é super bem vindo! Não se preocupe.

DSC03032

  • Tenha sempre dinheiro trocado se não quiser receber o troco em florins (o dinheiro de lá!).
  • As ruas e estradas são ótimas e super bem sinalizadas. Se quiser alugar um carro, não tenha medo.
  • Evite sair para jantar depois das 22h. Provavelmente você não será tão bem atendido pois o expediente da maioria dos restaurantes encerra às 23h. Mas não se preocupe, isso não significa que depois desse horário não tem o que comer ou coisa assim… só fica um pouco mais difícil que no horário normal.
  • Não se preocupe com a segurança. A ilha é super segura e você não corre riscos.

comissão booking hotel minicomissão real seguro minicomissão rentcars carro mini

Deixe seu Comentário
 
1 Comentário em "Aruba"
  1. Juliana Veneziani   em 06/05/14 • 20h28

    Demais este post! Ótimas dicas para qualquer um que queira ir para Aruba.

Voltar para a Home