Cultura, Destinos

As principais lentes para as câmeras

25 set 2015

setcqa-camilla_cheade-4Algumas câmeras fotográficas, as menos amadoras, possuem uma particularidade especial que é a possibilidade de troca de lentes. Elas são compostas pelo corpo da câmera e pela lente (também chamada de objetiva).

O mais bacana de trocar as lentes da câmera é conseguir mais qualidade para as nossas imagens, a depender do que queremos registrar. Existem objetivas mais indicadas para capturar paisagens, outras para retratos, aquelas que enxergam os detalhes de uma pequena abelha, outras capturam os detalhes das crateras da lua. Enfim, seja qual for a sua intenção, aqui estão reunidas informações sobre algumas das principais classificações de objetivas.

Primeiro é importante saber que existem as lentes fixas e as lentes de zoom. As de zoom são as que possuem várias distâncias focais, aproximando ou afastando a imagem do objeto a ser fotografado ao se girar/ajustar um anel, sem que o fotógrafo se desloque. Já as fixas, ao contrário das lentes de zoom, possuem uma única distância focal, ou seja, ela não permite afastar ou aproximar um objeto quando observamos pela câmera enquanto o fotógrafo estiver imóvel.

Sabendo disso, os grupos de lentes estão basicamente divididos entre:

GRANDE-ANGULARES (até 50mm): Ideais para capturar a maior quantidade de informações por possuírem um grande ângulo de visão. Fazem os objetos parecerem mais distantes uns dos outros e costumam apresentar uma distorção de imagem nas bordas.

setcqa-camilla_cheade-2NORMAIS (por volta de 50mm): Seu ângulo de visão é o que mais se assemelha ao olho humano, ou seja, não afasta, não aproxima, não diminui, não aumenta e a distorção nas imagens é mínima. É o tipo de lente da maioria dos celulares e câmeras compactas.

setcqa-camilla_cheade-1TELEOBJETIVAS (maior que 50mm): Essas são para fotografar algo muito distante, pois elas aproximam o fotografado. Fazem os objetos parecerem mais próximos uns dos outros, o que, em alguns casos, pode causar um aspecto de achatamento visual.

setcqa-camilla_cheade-3Existe uma diferenciação entre lentes claras e lentes escuras, e essa característica está diretamente relacionada à abertura do diafragma. Quanto maior a abertura, mais clara é a lente, mas algumas lentes só abrem até f/5.6, caracterizando-a como uma lente escura. Por isso, é comum as pessoas preferirem as lentes claras, já que são mais versáteis, pois podem se tornar escuras ao fechar o diafragma.

E tem, também, as lentes macro, olho-de-peixe, super-teleobjetiva, tilt and shift, lensbaby… uma infinidade delas.

DICA: no momento em que trocar suas lentes, evite estar em lugares com muita poeira ou vento forte para não sujar nem danificar o seu equipamento.

Camillla Cheade
www.camillacheade.com

Deixe seu Comentário
Voltar para a Home