Destinos, Dicas, planejamento e outros, Diversos, Organizando e planejando

10 dicas para viajar barato

18 fev 2016

Com o real super desvalorizado a primeira coisa que vem a nossa cabeça é que agora as viagens vão ter que parar ou mudar completamente de foco. Não necessariamente é assim. Existem diversas maneiras de economizar dinheiro quando o assunto é viagem. Para conseguir isso você vai ter que ser uma pessoa organizada, interessada e se adaptável… Basta seguir essas dicas e o resto vai ser moleza!

como viajar barato dicas1. Sempre que possível aproveite as promoções: Isso serve para tudo na sua viagem. Especialmente para passagens aéreas que estão sempre entrando em promoções especiais e preços super baixos. Fique ligado em sites como Melhores Destinos e Passagens Imperdíveis que te ajudam a achar as melhores promoções de passagens para diversos destinos.

2. Use comparadores de preço: Os comparadores ajudam a manter o preço das viagens mais baixos. Sempre recomendo esse aqui quando o assunto são os seguros de viagem. Esse outro é excelente para o aluguel de carros. Além disso, existem comparadores de preço de hotéis, passagens aéreas e etc.

3. Fique atento aos programas de fidelidade dos hotéis: Você pensa que só as companhias aéreas tem programas de fidelidade? Nada disso. Site de hotéis como o Booking.com também possuem programas assim. No Booking, quanto mais reservas você faz, você vai se tornando um cliente mais especial pra eles e ganha benefícios como descontos maiores e outros mimos. Além disso, os sites dos próprios hotéis e redes hoteleiras tem programas de fidelidade que podem ser muito interessante.

4. Adapte-se: Saiba que muitas vezes se adaptar é a opção mais barata. As vezes será necessário mudar a ordem da viagem, trocar o meio de transporte, dormir uma noite a mais ou a menos em algum destino, viajar fora da alta temporada… Adaptar-se é a melhor opção.

5. Coma em casa: E quem pensa que não dá para economizar na alimentação, está muito enganado. Claro que comer fora faz parte da experiência de viagem, mas você pode balancear isso com refeições feitas no hotel/casa alugada. Sem dúvida será uma bela economia. Passe no mercado, compre algumas coisinhas e faça algumas refeições em casa (ou leve para comer na rua um sanduíche ou coisa do tipo), tenho certeza que você não vai se arrepender.

6. Procure alternativas: Acomodações e transportes alternativos tem se tornado uma boa opção para os viajantes mais econômicos. O couchsurfing está se tornando super comum e é uma boa opção para quem quer economizar e conhecer os locais.  O sistema de caronas também é uma excelente opção e está cada vez mais comum em locais como Estados Unidos e Europa. Existem até aplicativos para te ajudar a arrumar uma caroninha. Se não quiser nada disso, ande muito ou alugue bicicletas.

7. Organize-se e planeje bem a viagem: Pense, repense, pesquise, faça contas, calcule gastos… toda essa organização e planejamento com certeza fará com que você consiga economizar aqui ou ali durante a sua viagem. Inscreva-se em todas as newsletters possíveis e imaginárias relacionadas a viagens. Elas mostram promoções, dicas, barbadas… crie alertas (o Skyscanner tem isso) para ver quando a sua passagem está mais baixa e acompanhe pelo gráfico quando vale a pena comprar. Pense se vale a pena passar uma noite em um trem ou ônibus ao invés de pagar mais uma diária de hotel… Pense em coisas assim. Isso com certeza vai deixar sua viagem mais barata.

8. Opte por boa localização: Isso pode te custar um pouco a mais na hora de pagar a diária do hostel/hotel, mas vai economizar muito seu dinheiro na hora de se locomover pelas cidades. Faça uma conta rápida se vale a pena ficar mais afastado e gastar com transporte ou se vale pagar um pouquinho a mais por uma boa localização. Normalmente, ficar mais perto é mais vantajoso.

9. Use suas milhas: Aproveite suas milhas para viajar. Comece a pesquisar o preço das passagens uns 7 meses antes da data da viagem e compre assim que achar um prelo bom ou quando conseguir no período que você quer. Não deixe para fazer isso em cima da hora pois os preços triplicam e suas milhas não serão mais tão bem utilizadas. Faça a contas, e faça suas milhas valerem a viagem. Atenção: comprar a passagem com MUITA antecedência, funciona melhor para milhas do que para compra de passagens de fato, ok?!

10. Auxílio viagem: Guarde um pouquinho de dinheiro todos os meses e sempre que der vá comprando moeda estrangeira. Dessa forma, se o dólar ou o euro derem uma subida repentina você vai ter uma balanço médio de valores e não será tão prejudicado. Outra coisa de guardar dinheiro sempre para uma possível viagem, é que se aparecer uma promoção imperdível você vai ter uma graninha guardada e não será pego de surpresa e sem grana para viajar.

Gostou? Tem mais dicas e quer compartilhar aqui? Deixe nos comentários e vamos fazer os amigos viajantes cada vez mais felizes.

Deixe seu Comentário
 
2 Comentários em "10 dicas para viajar barato"
  1. patricia saraiva   em 25/02/16 • 15h02

    Adorei as dicas!!!

    Aqui em Portugal podes dizer quais as newsletters que posso inscrever para ser mais fácil comprar voos baratinhos e receber alertas??

    Continua assim….

    Bjinhos

    • Nathalia   em 26/02/16 • 08h56

      A primeira que você não pode deixar de se inscrever é a da TAP.
      Principalmente ai em Portugal pois é a cia aérea mais atuante.
      Veja quais outras estão no mercado português e se inscreva em redes de hotéis do seu interesse.

      Beijos

Voltar para a Home