Cultura, Destinos

Evite alguns erros comuns nas fotografias

23 maio 2016

camilla-cheade-fs-38Para fazer bonito ao fotografar, resolvi separar algumas dicas para evitar os erros mais comuns que percebo quando recebo fotos de outras pessoas para diagramar álbuns de viagens, festas, ou apenas para dar uma opinião.

Tamanho da imagem. É bom estarmos atentos às configurações de tamanho da imagem da câmera antes de fotografar. Se a ideia é fazer fotos apenas para a internet ou para visualização no monitor, deixar na resolução mais baixa é suficiente (isso significa que você terá uma quantidade maior de fotos para clicar com um mesmo cartão de memória, mas as suas imagens estarão em tamanho menor). Se quisermos imprimir um álbum de fotos ou revelar fotos para quadros e colocar na parede, então é melhor aumentar a resolução da imagem (fotos maiores e com mais qualidade ocupam mais espaço no cartão de memória, e, por isso, a quantidade de cliques diminui).

Lente suja. Sim, as lentes da câmera também precisam de uma limpezinha de vez em quando. Principalmente se, distraidamente, colocamos o dedo na lente, coisa muito comum de acontecer! Existem alguns kits de limpeza que são muito úteis, com soluções líquidas e lencinhos anti-corrosão, próprios para equipamentos fotográficos, fáceis de achar no mercado.

Objetos indesejados. É provável que você tenha feito uma foto incrível, mas se desse para cortar aquela pessoa ali no cantinho, ou aquele objeto que não tem nada a ver com o resto da imagem, ficaria bem melhor. Isso resulta em uma perda de área da sua foto, e ela acaba ficando menor. Ou, pior, pode acontecer que não dê para cortar o objeto/pessoa indesejada e aquela imagem deixa de ser a sua queridinha. Muitas vezes a solução para esse problema está justamente no momento em que clicamos a foto. Se dermos um passo para o lado, se nos abaixamos ou se mudamos um pouco a perspectiva, evitamos esses embaraços.

camilla-cheade-fs-39

Fundo indesejado. Esse é um pouco mais difícil de acertar, mas, com a prática, fica fácil perceber quando um fundo atrapalha uma imagem. Digo isso porque é provável estarmos tão empolgados ao fazer uma foto que acabamos esquecendo de reparar nos elementos que compõem o fundo da imagem, e só nos damos conta disso depois da foto feita, em casa, olhando a imagem grande na tela do computador. Mas aí já perdemos o momento, pode ser que não tenhamos uma outra oportunidade para repetir a imagem. Por isso, devemos estar sempre atentos ao que está no fundo, e não somente ao assunto fotografado.

Foto muito clara ou muito escura. É importante conhecermos a câmera e saber utilizar os recursos que ela nos proporciona, como o ISO, a abertura do diafragma e a velocidade do obturador  para evitarmos perda de detalhes importantes em uma imagem.

Clicar fotos não é um mistério, mas fica muito mais interessante quando conseguimos melhores resultados.

Fotos: Camilla Cheade

Camilla Cheade Fotografia
www.camillacheade.com

Deixe seu Comentário
Voltar para a Home