Bósnia, Destinos, Mostar

Mostar | Bósnia

08 ago 2016

mostar bosnia coisas que amamos viagem dicas o que fazer como chegar onde ficar 5Taí um post que eu nunca imaginei que escreveria aqui no blog… um post falando sobre a Bósnia. Um destino que nunca esteve nas minhas listas de países para visitar, um lugar que nunca movimentou meus sonhos e tão pouco era conhecido por mim até o dia em que resolvi visitar a Croácia.

Pois é… um país cheio de história, de guerras, de muitas memórias… e que pra minha alegria, estava ali, no meio do caminho. Impossível passar sem pensar em parar. Impossível não se encantar por Mostar, a cidadezinha da ponte.

Eu só tive tempo de para conhecer Mostar, mas gostei tanto, que sem dúvidas, um dia voltarei a Bósnia para conhecer mais. Conhecer melhor sua história e suas outras cidadezinhas encantadoras.

mostar bosnia coisas que amamos viagem dicas o que fazer como chegar onde ficar 7A cidade

Mostar é uma cidade da Bósnia e Herzegovina com cerca de 113.169 habitantes, situada na região da Herzegovina, capital do cantão de Herzegovina-Neretva.

Esta cidade é famosa pela sua ponte velha (século XVI) sobre o rio Neretva, situada na parte velha da cidade, que foi reconstruída em 2004 após a sua destruição em 1993 devido à Guerra da Bósnia sentida na região. A reconstrução e reabertura da ponte é tida para os habitantes de Mostar como um sinal de esperança para o futuro de uma cidade dividida entre croatas e muçulmanos, que têm tido uma relação conturbada ao longo dos tempos. A ponte velha e o centro histórico de Mostar foram classificados como Património Mundial da UNESCO em 2005.

É nesta cidade, que pertence a diocese de Mostar-Duvno, o local das supostas aparições de Nossa Senhora de Me?ugorje, uma das paróquias dessa diocese. As aparições ocorrem desde 24 de Junho de 1981. Fonte: Wikipedia.

mostar bosnia coisas que amamos viagem dicas o que fazer como chegar onde ficar 6Como chegar

Eu cheguei de carro e para ir a Mostar, acho que essa é a mesmo a melhor opção. A cidadezinha fica quase no caminho de quem está indo ou vindo de  Dubrovnik. Ou seja, se você está passeando de carro pela Croácia, fazer um pit stop em Mostar não vai ser um problema pra você.

dubrovnik mostar hvarNós saímos cedo de Dubrovnik a caminho de Hvar. Eu sabia que com um pequeno desvio poderia conhecer Mostar, então, não pensei duas vezes e desviamos o caminho. O maior trecho é entre Dubrovnik e Mostar, são mais ou menos 2h30 de viagem. As estradas são ótimas e o GPS é excelente para guiar até lá.

No caminho (mesmo que você não vá para Mostar) vai passar pela fronteira de divisa dos países, é porque para cruzar esse trecho, é necessário passar por um pedaço da Bósnia. Ou seja, esteja com a documentação do carro e passaportes em mãos.

De Mostar até Dvernik (porto de onde sai o ferry para Sucuraj em Hvar Island) são mais 1h30 de estrada ótima e super tranquila de guiar.

mostar bosnia coisas que amamos viagem dicas o que fazer como chegar onde ficar 9 mostar bosnia coisas que amamos viagem dicas o que fazer como chegar onde ficar 8O que fazer

Acho até injusto eu falar o que é possível fazer ou não fazer por lá, afinal, passei tão pouco tempo que não seria certo. Por isso, achei melhor contar como foi a minha experiência, as minhas horinhas na cidade e o que eu fiz…

Claro que a primeira (e praticamente única) coisa foi a ponte, também conhecida como Stari Most. Foram milhares de fotos, de todos os ângulos possíveis. Inclusive, pagamos para entrar num lugar onde o ângulo para as fotos é “o melhor”. Achei que valeu a pena, então, se você curte e quer a foto perfeita, já sabe que vai pagar por ela.

mostar bosnia coisas que amamos viagem dicas o que fazer como chegar onde ficar 2Ficamos na ponte alguns bons minutos vendo o vai e vem, vendo os turistas que treinam para pular da ponte (tem que treinar mesmo, do contrário pode machucar e muito!), vendo os locais querendo tirar dinheiro dos turistas dizendo que vão pular (eles demoram e quase não pulam..), vendo as lojinhas, o comércio e as pessoas…

Passeamos para lá e para cá pela ponte, descemos para um ângulo diferente da foto, ficamos admirando a cor do rio e ficamos encantados com a história da cidade. Uma vendedora nos deu uma aula sobre a guerra e sobre o que aconteceu por lá, mostrando tudo através de seus cartões postais. Incrível.

Depois de algumas comprinhas, resolvemos almoçar. Mas não podia ser em qualquer lugar. Eu queria almoçar olhando pra ponte, afinal, estava ali para vê-la. Comemos em um restaurante beeem turistão com comida gostosa na frente da ponte, com uma vista de cair o queixo. Tudo que queríamos.

mostar bosnia coisas que amamos viagem dicas o que fazer como chegar onde ficar 1 mostar bosnia coisas que amamos viagem dicas o que fazer como chegar onde ficar 3Aliás, a dica aqui é: deixem para fazer comprinhas de souvenir em Mostar. As coisas que são vendidas são as mesmas de Dubrovnik e o preço é infinitamente mais baixo. Compramos todas as lembrancinhas de viagem aqui. Valeu a pena.

Se você quiser ser mais radical, sei que no entorno da cidade é possível fazer rafting e atividades no rio Neretva como caiaque. Pode ser uma opção para quem quiser ficar mais tempo. Outra parada legal para quem quiser conhecer mais, é o Monastério. A old town de lá, Stara ?aršija, também é fofa. É nela que fica a Mesquita Koski Mehmed-Pasina. Ela é linda e chama atenção quando vista de Stari Most.

Onde ficar

Como não poderia ser diferente, as hospedagens em Mostar são simples. Nada super luxuoso. Mas recebi algumas boas indicações que acho válido passar pra vocês caso alguém resolva passar uma noite por lá.

Anotem ai: Hotel Almira, Shangri La Mansion, Pension Vila KardakVilla Sulejman. Todos esses hotéis e pousadas são super próximos da ponte Stari Most, de restaurantes e do comércio local. Essa me pareceu o local mais interessante para quem vai passar apenas uma noite por lá.

mostar bosnia coisas que amamos viagem dicas o que fazer como chegar onde ficar 4Outras informações

Moeda: a moeda bósnia é o BAM (marco convertível), mas nós só usamos euro.
Vistos: brasileiros não precisam de visto para entrar na Bósnia, mas precisam estar com passaporte válido e se estiverem de carro com a documentação do carro em dia e ok.
Capital: Sarajevo, há pouco mais de 1h de distância de Mostar.
Seguro Viagem: Não é obrigatório, mas é sempre bom ter um seguro quando o assunto é viagem. Uso sempre o site da Real, que é parceira do blog, e gosto muito.

Acho que é isso, como eu contei, passei apenas algumas horas em Mostar e ainda assim voltei apaixonada pela cidade. Acho que todo mundo que estiver conhecendo a Croácia de carro tem que passar sim por Mostar porque vale muito a pena. A cidade é uma graça, cheia de história para contar e cheia de beleza para deixar todo mundo embasbacado.

Deixe seu Comentário
 
3 Comentários em "Mostar | Bósnia"
  1. Liliana   em 05/06/19 • 14h24

    Vc deveria conhecer a Servia. Visite o blog de um carioca que vive lá. Benvindo a Servia.
    Abs

  2. Aires Fonseca   em 09/08/16 • 09h21

    Qual é a conversão do Euro para a moeda da Bosnia?
    Desses atuais paises da ex Iugoslavia, todos não precisam de visto para transitar de carro, em passeio turistico?

    • Nathalia   em 09/08/16 • 09h25

      Pra ser bem honesta, não faço a menor ideia.
      Só usei euro lá.
      Como é uma cidade completamente movimentada pelo turismo, o euro é super recorrente.
      Mas você pode dar uma olhada nesse site aqui https://www.oanda.com/lang/pt/currency/converter/

      Com relação a transitar de carro, não foi necessário visto para entrar na Bósnia e nem tampouco para a Croácia.
      Lembrando que entramos com os passaportes brasileiros e para nós, nesse momento da minha viagem, o visto não foi exigido.
      Passamos mais de uma vez pela fronteira e não exigiram nada além dos passaportes brasileiros e documentação do carro.
      Super tranquilo!

      Beijos

Voltar para a Home