Gravidez e Maternidade, Sono do Bebê

Como ensinar seu bebê a dormir sozinho

10 jan 2019

Que tal começar o ano com uma meta de ensinar bons hábitos de sono para seu filho? É uma época maravilhosa para termos nossas promessas para o próximo ano, e eu garanto que você não vai levar o ano todo para conseguir isso!

No post de hoje, quero falar aqui com vocês sobre dicas de como ensinar o bebê a dormir sozinho. E você não precisa deixar seu filho chorando até cansar e dormir por exaustão. Dá trabalho, exige paciência, consistência e principalmente persistência, porque normalmente as crianças são bastante resistentes, mas também são maravilhosas e surpreendem quando o assunto é capacidade de aprendizado!

  • Tenha uma rotina durante o dia. Toda criança tem seu tempo que consegue ficar acordada sem passar do ponto, então esse prazo deve ser respeitado. Ela não pode estar disposta demais a ficar acordada mas também não pode estar exausta. Quem gosta de aprender algo novo muito cansado? Então… com o sono também é assim.
  • Reveja a forma como você faz o ritual de sono. O que acontece antes da criança dormir faz TODA diferença no relaxamento dela. Se você acostumar seu filho com atitudes repetidas, em horários aproximados, ele saberá que está na hora de dormir. Um bom exemplo de ritual é banho, massagem, troca ouvindo a mesma canção ou ruído, oração ou história e hora de ir para o berço. Quanto tempo? 30 minutos são suficientes.
  • Tire a alimentação do ritual de sono. Comer e dormir devem ser habilidades diferentes. Uma não pode precisar da outra para acontecer. Não estou aqui falando de desmame! Não é necessário desmamar um bebê para melhorar o sono. Você só precisa separar uma habilidade da outra. Uma boa sugestão é dar essa mamada antes do banho, ou seja, antes de iniciar o ritual de sono. Muitas mães aqui discordarão de mim neste ponto, mas veja, estou falando de famílias que querem ensinar o bebê a dormir. Se seu filho mama e dorme muito bem e isso funciona na sua casa, não há nenhum problema em continuar assim;
  • Comece transições gentis, para que aos poucos seu filho aprenda outra forma de adormecer. Por exemplo: você pode tirar o peito mas continuar com o colo (ninando), depois de um tempo pare de ninar e fique com ele no colo, porém sentada. Depois tente colocar sonolento no berço e você vai ver como ele devagar e sem chorar vai se adaptar à estas mudanças;
  • Comece as alterações pelo sono noturno, depois aplique nas sonecas. É bem mais fácil quando o bebê aprende algo de noite para replicar esse aprendizado durante o dia. De noite temos escuridão, melatonina e silêncio. Aproveite esse ambiente para iniciar o aprendizado.

É possível? Sim, mesmo que você imagine que é algo distante, é possível ensinar um bebê a dormir sozinho, sem chorar. Ele chegou a este mundo sem o aprendizado do sono e você o ensinou a dormir. Do mesmo jeito que ele aprendeu essa forma, ele é capaz de aprender outra, onde ele não precisará de ajuda para adormecer. Aqui na Maternity Coach nós trabalhamos com os mais diversos perfis de família e algo que temos 100% em afirmar é que se os pais estiverem dispostos, o aprendizado acontece.

Comece o processo e tenha noites restauradoras de sono, ainda no começo de 2019!

Deixe seu Comentário
 
2 Comentários em "Como ensinar seu bebê a dormir sozinho"
  1. Gisele   em 24/01/19 • 13h39

    É possível inicial esse ritual de sono desde os primeiros meses do bebê? Estou grávida, e pretendo seguir essa orientação desde que nascer. (sem considerar o primeiro mês que é de adaptação, correto?)

    • Nathalia Tosto   em 25/01/19 • 18h23

      Oi Gisele,
      O ideal é começar aos 3 meses o ensinamento de dormir sozinho, mas criar uma rotina a noite para que o bebê entenda que está na hora de dormir é bacana desde os primeiros dias sim.
      Beijos

Voltar para a Home