Gravidez e Maternidade, Sono do Bebê

O sono do bebê e a volta às aulas

12 fev 2019

Férias! Geralmente uma alegria quando elas chegam, quando muitas pessoas planejam viagens, passeios e é um momento de espairecer a cabeça e retomar as energias para o próximo ano. Entretanto existem muitas quebras de rotina, em relação aos horários, sonecas curtas (ou inexistentes), comidas diferentes, enfim, tudo para realmente sair da rotina.

O retorno pode ser difícil para muitas famílias em relação ao sono das crianças. Quando chegam em casa não querem o berço, acordam muitas vezes de madrugada, choram na hora de adormecer.

No post de hoje, quero falar com as leitoras do NathaliaTosto.com sobre o que fazer agora que as férias acabaram e é hora de retomar os velhos hábitos.

  • A primeira coisa é retomar os horários do dia: alimentação e soneca. Para fazer isso com mais facilidade, tente acordar seu filho no horário habitual da rotina. Começando o dia no mesmo horário, os cochilos e a alimentação vão se ajustar.
  • Depois do ajuste do horário, é hora de retomar os rituais. O ritual de sono é o mais importante. Faça o ritual de forma repetida, consistente, todos os dias da mesma forma e no mesmo horário.
  • Se as telas foram muito usadas durante as férias, é hora de diminuir. Os eletrônicos no fim do dia podem deixar a criança muito alerta e aumentar a resistência para entrar no sono.
  • Diminua o ritmo e as luzes no fim do dia. Sugiro uma hora pelo menos antes do sono que as brincadeiras fiquem mais calmas e que as luzes fiquem mais baixas. Isso vai ajudar no relaxamento da criança.
  • Na hora do seu filho dormir, apague as luzes de toda a casa. Se ele souber que ainda existe movimento, que tem pessoas conversando ou assistindo TV, ficará mais difícil aceitar a hora do sono.
  • Cuide da alimentação. Alimentos com açúcar ou frituras podem deixar a criança mais alerta e agitada, dificultando a entrada no sono.

Por fim sugiro não negociar. Siga seu ritual de sono e mantenha firmeza com as regras. Não conte diversas histórias. Por exemplo: se o ritual é de uma história, você deve se manter firme e não ficar contando diversas histórias. Geralmente em uma semana você já consegue colocar a criança em um ótimo ritmo então é bastante interessante se você conseguir começar esse ajuste um pouco antes do fim das férias.

 

Deixe seu Comentário
Voltar para a Home