Gravidez e Maternidade

O primeiro dia de aula da Vic

04 jun 2019

Pensei muuuuito se valia a pena colocar esse video aqui e compartilhar com vocês um pouquinho do que foi o nosso primeiro dia de aula por aqui. Mas acho que vale sim, cada um da sua forma, com as suas experiências, com as suas questões, todos nós acabamos passando por isso. É inevitável.

Não vou entrar no assunto adaptação na escola, porque acho que ele é suuuper amplo e envolve tanta coisa, que um post só vai ser pequeno para falar sobre isso. Mas quis mostrar o primeiro dia de aula, como nos preparamos, como nos arrumamos, como nos organizamos por aqui para dar o pontapé inicial nessa nossa fase das nossas vidas.

primeiro dia de aula
Interagindo com as professoras e as amiguinhas na sala de aula.

Como vocês podem ver no video, Vic estava muito animada para ir para o colégio. Claro que ela não tinha muita ideia do que ia acontecer, como seria e tal… mas uma coisa que eu fiz e acho que foi bacana para criar essa curiosidade nela, deixá-la com vontade de ir, foi conversar muito sobre a escola. Contar o que ela ia viver por lá, que encontraria amiguinhos, novos brinquedos, muitos livros, experiências diferentes… e isso foi aguçando a curiosidade dela.

Na semana anterior ao início da adaptação escolar, levei ela ao colégio e ela assistiu uma aula de capoeira de algumas crianças que estavam fazendo colônia de férias por lá. Aquilo deixou ela enlouquecida. Ela viu “meninas grandes”, viu os brinquedos do pátio do colégio, se ambientou um pouco… foi ótimo!

Pra colocar a cereja do bolo, no dia da aula, deixei ela participar de todo o processo comigo. Me ajudou a arrumar a mochila, colar as etiquetas, arrumar a lancheira, escolheu o laço do cabelo… isso tudo fez com que ela realmente se sentisse parte desse momento e aqui em casa funcionou muito bem.

Claro que nem tudo são flores, quem lê isso acha que ela não chorou, não ficou agarrada na minha perna e não quis ficar comigo quase o tempo todo. Claro que sim, ela é um bebê e estava em um ambiente estranho, com pessoas diferentes. Mas isso faz parte. Aos poucos foi se soltando, eu pude sair da sala para “fazer xixi” e fiquei uns 20min do lado de fora espiando escondidinha pela janela. Fiquei muito orgulhosa dela. De verdade. Imagino o quanto deve ter sido difícil pra ela viver esse momento, essa mudança e ela foi muito bem!

primeiro dia de aula
Toda fofa, prontinha para seu primeiro dia de aula.

Enfim, espero que vocês tenham gostado desse video, que tenha inspirado vocês de alguma forma e claro, que estimule vocês na adaptação dos seus filhos, seja pela primeira vez na escola ou em uma escola nova. O importante é tentar envolvê-los de alguma forma e claro, ter um pouco de empatia com eles, afinal, toda novidade assusta.

Vic tinha 1 ano e 7 meses quando começou no colégio.

Deixe seu Comentário
Voltar para a Home