Eu não sei vocês, mas eu nunca fui de olhar a validade das minhas maquiagens. Nunca mesmo. Nunca vi se estavam fora do prazo, se já tinham vencido, se ainda podiam ser usadas… mas outro dia soube de uma história tão bizarra de uma menina que usou rimel vencido que fiquei meio traumatizada e comecei a ficar super atenta a isso. Exatamente por isso que eu resolvi fazer esse post, nessa minha faxina para me desfazer daquilo que era velho demais, me deparei com vários produtos que não tem a validade na embalagem, somente na caixa. A solução foi etiquetar todos os produtos que ainda estavam na caixa e tinham validade, e tentar lembrar quando tinha sido a abertura daqueles que não estavam com a validade na embalagem.
A validade média de cada produto é:
– Rímel: 6 meses
– Base: 6 meses
– Corretivo: 8 meses
– Pó de rosto: 12 meses
– Sombras: 12 meses
– Gloss e batom: 12 meses
– Blush em creme: 12 meses
– Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios: 12 meses
– Blush em pó: 24 meses
– Pó bronzeador: 24 meses
– Creme de olhos: 3 meses
– Cremes de rosto hidratantes, de limpeza e demaquilantes: 6 meses
– Tônicos de rosto: 12 meses
– Filtro solar: 12 meses
– Cosméticos naturais: duram muito menos tempo do que os cosméticos tradicionais
Alguns produtos tem um “simbolozinho” que mostra a quantidade de meses que aquele produto pode ser usado depois de aberto. É sempre bom ficar atento pois varia não só de produto para produto, mas também de marca para marca.
Pra ser beeeem honesta com vocês, eu não sigo isso super a risca com maquiagem, mas com protetores, cosméticos, cremes e demaquilantes eu prefiro não arriscar e sempre uso dentro da validade. Já as makes eu até deixo passar mas fico super criteriosa e atenta aos sinais de que aquele produto pode estar velho. Reparem sempre na textura, cheiro, cor e funcionalidade do produto. Esses são alguns sinais de que talvez ele já não esteja em suas melhores condições. Se perceber alguma coisa de errado, não pense duas vezes e jogue fora.