Outro dia me peguei pensando como nós sofremos por antecipação e a toa. Acho que é uma coisa do ser humano mesmo. O medo do novo faz a gente sofrer loucamente. O medo da mudança, do que vai ser diferente, o medo do mudar. Mas se pararmos para pensar, nem sempre mudar é ruim. Pelo contrário. Tentem voltar no tempo e lembrar das mudanças que mais fizeram vocês sofrer… depois vocês não se acostumaram e acharam que era exagero todo aquele sofrimento que passaram?!
Eu comecei a pensar nisso e vi que quase sempre eu estava exagerando e muito no meu sofrimento. As mudanças aconteceram, eu me adaptei e aquela fase estranha do primeiro momento logo passou. O que eu achava que seria horrível não foi tanto, o que eu tinha medo não era pra ser temeroso e toda aquela angustia tinha sido completamente em vão.
Hoje, apesar de pensar tudo isso continuo ficando angustiada com possíveis mudanças, mas em geral consigo racionalizar que elas podem ser boas, que elas podem trazer benefícios e que se tudo der errado o máximo que vai acontecer é eu voltar atrás ou, se for possível, desistir dessa possível mudança.
Pensar dessa forma dá uma conforto gostoso, sabem?! Aquele de que se tudo der errado, tudo bem, é só pular fora do barco e pronto. E não, antes que me perguntem se alguma coisa nova está acontecendo comigo… não, apenas me peguei refletindo sobre essa questão e achei que valia um post pensata por aqui. Aliás, como vocês costumam (re)agir com as mudanças?
Sofro q nem vc, pq imagino q determinada situação vai ser de tal jeito (e na verdade nem sabemos se vai) é errado eu sei mas é difícil mudar. Tento não ficar pensando nessas coisas sabe principalmente quando traz sofrimento, e quando depende de outra pessoa.
Bom saber que tem muita gente que pensa como eu…
Acho que essa é uma angustia do ser humano né?!
Todo mundo sofre por antecipação, uns mais outros menos.
Legal saber disso meninas.
Obrigada pelos comentários e pelo apoio moral! =)
Beijos
temos medo do novo, né?! mas acredito que mudanças muita das vezes é algo bom, algo positivo, algo necessário, mas sim, somos resilientes ao novo, a mudança! bjs
Eu confesso que também sofro muito com mudanças…
Mas estou mudando isso. O yoga está me ajudando muito, principalmente no quesito de
que tudo tem um propósito e tudo tem seu tempo certo de acontecer, você querendo ou não.
Sempre penso nesta frase e tem me ajudado: “Sofrer pelo futuro é usar curativos sem ter feridas na pele”.
Bjusssssssssssssssssssssss