Finalmente chegamos a parte espanhola da minha viagem. A primeira cidade que visitei na Espanha foi Madrid e de cara já me encantei com tudo… comida boa (<3 tapas), lugares lindos, pessoas simpáticas, enfim… uma cidade bem legal de conhecer.
Como chegar
Chegar a Madrid é uma tarefa muito simples. Você tem milhares de vôos que te levam até lá saindo de diversos lugares do mundo, ônibus que atravessam quase todas as cidades da Europa e pra melhorar ainda mais, você também tem algumas opções de trem (aqui e aqui) que levam até a capital espanhola. Definitivamente chegar não é um problema.
Como se locomover por lá
Para sair do aeroporto você pode usar a linha expressa Atocha-Aeropuerto, que faz apenas duas paradas no caminho e é bem rapidinha. Pode optar pelo metrô se não tiver com muitas malas (para chegar ao centro de Madrid serão necessárias algumas baldeações e muita caminhada pelos túneis do metrô). O ticket unitário custa algo em torno de €5.
Se preferir, pode pegar um taxi. As tarifas são tabelas e o trajeto sai por €30 e leva aproximadamente 20 minutos. Essa foi a minha opção pois além de estar com malas pesadas, meu vôo chegou muito tarde e acabou valendo mais a pena ir de taxi.
Onde ficar
Li muita coisa sobre onde vale a pena se hospedar em Madrid e após a minha estada, tive certeza de uma coisa: se você não conhece nada da cidade fique o mais perto possível da Puerta del Sol. Alí é o “centro” de Madrid quando o assunto é turismo. Tem tudo perto: metrô, ônibus, lojas, pontos turísticos… tudo! É uma beleza.
Eu fiquei no Hotel Moderno que, nesse sentido, é muitíssimo próximo da Puerta del Sol. O hotel em si, eu achei fraco (apesar de ter amado o café da manhã regado a jamón!) mas a localização é imbatível. Dava pra fazer tudo a pé… ir para os melhores restaurantes, conhecer os principais pontos, fazer muitas comprinhas… tudo ali pertinho.
Nessa mesma região ainda há outras boas opções com preços e estilos variados. Meus preferidos são: Urban, Preciados, Room Mate Laura, Francisco I e Hotel Europa. Espalhados pela cidade, você pode procurar por: Hotel Boutique Meninas, Emperador, Petit Palace Posada del Peine, Regente Hotel, Petit Palace Alcalá Torre e os luxuosos Ritz Madrid e Westin Palace.
O que fazer
O que não faltam são lugares para visitar e conhecer em Madrid.
- Templo de Debod: Bom pra ver o entardecer. Única obra egípcia completa que pode ser vista fora do Egito. Infelizmente não consegui visitar, mas parece ser um lugar lindo.
- Centro de Arte Reina Sofia: É o museu que abriga a obra “Guernica”, de Picasso. Sem dúvida a mais importante obra do local.
- Museo del Prado: Parada obrigatória em Madri. É o maior e mais famoso museu da cidade.
- Plaza Mayor: Visite, conheça mas não coma ai, além de restaurantes muito turísticos com preços altos, você não vai provar as melhores comidas.
- Palácio Real: Palácio construído para ser o mais bonito da Europa. Atualmente não é o local onde reside o Rei Juan Carlos.
- Estádio Santiago de Barnabéu: Vale a pena fazer a visita. Achei melhor do que o do Barcelona.
- Puerta de Alcalá: construída em 1778 pelo rei Carlos III para servir como porta de entrada da cidade. Não é nada demais. Passe por lá quando for conhecer o Parque do Retiro.
- Puerta del Sol: é o marco zero da capital espanhola.
- Parque do Retiro: Lindo parque para passear.
- Las Ventas: A maior praça de touradas da Espanha e a segunda maior do mundo. A temporada de touradas de 2015 só começa em março.
Onde comer
Ah! Coisa deliciosa que foi comer na Espanha gente. Se você é do tipo de que ama comer várias coisinhas e curte o estilo tapa, vai amar comer por aqui. Visitei alguns restaurantes que fui e que amei e acho que valem a visita.
- Mercado San Antón e Mercado San Miguel: Mercadões perfeitos para comer tapas da melhor qualidade por um preço ótimo. Amei muito os dois.
- Chocolateria San Gines: Não amei não, mas há quem ame! Os churros são famosos por lá. Fica pertinho da Plaza Mayor.
- Botin: O restaurante mais antigo do mundo. Famoso por sua carne de porco. Tem que reservar pelo site. Fica pertinho do Mercado San Miguel.
- Ten con Ten: Restaurante espanhol moderninho em Salamanca. Comida maravilhosa, frequencia melhor ainda. Tem que reservar por telefone e com MUITA antecedência. Não deixe de fazer isso ou vai ficar sem mesa.
Compras
Madrid é um lugar muito bom para fazer compras. Além de ser a capital das Fast Fashions como Zara e Mango, tem todas as outras lojas de luxo ou não que alguém pode imaginar. A Gran Via reúne a grande maioria delas. Se você quiser pode passear por lá e escolher onde gastar seus euros. Aproveite que está por ai e não deixe de passar na Lefties (o “off” da Zara”) e na Mango Off.
Na Calle Velasquez você vai encontrar as lojas de luxo. Todas que pode imaginar estão ali concentradas. Para reunir suas compras em um único lugar, você pode optar pelo bom e velho El Corte Inglés, que fica ali na Puerta del Sol.
Dicas/Atenção:
- Em lugares muito turísticos como Puerta del Sol e, principalmente, na Plaza Mayor, fique atento aos seus pertences. Essa é uma região famosa pelos pick pockets. Antes de você perceber já perdeu a carteira.
- Diariamente no urso da Puerta del Sol, há um grupo de jovens que fazem walking tour pela cidade. São passeios gratuitos pelos principais pontos turísticos. Eu fiz um em inglês e adorei. São quase 6h de passeio e vale super a pena para saber um pouco mais da história do lugar, curiosidades, e ainda ajudar esses jovens estudantes que ganham a vida assim.
Bacana suas dicas sobre Madrid… Um dia ainda quero conhecer a Espanha 🙂
O Rei Juan Carlos abdicou do trono no ano que passou, hoje em dia o Rei de Espanha é o seu filho Filipe 🙂
Obrigada pela atualização Inês! =)
Beijos