Outro dia me perguntaram como me adaptei tão rápido a vida de “dona de casa”. Como já contei para vocês, sou uma pessoa extremamente organizada o que facilita bastante nessa adaptação. Claro que no começo não foi fácil. Casa nova, vida nova, rotina nova… mas com o tempo percebi que criar algumas rotininhas caseiras ajudam a fazer com que tudo ande nos trilhos.
Pra começar: instaurei mentalmente uma rotina de ir semanalmente ao mercado para comprar legumes, verduras, frutas e itens para o café da manhã, além de outras coisas que podem acabar durante o mês. Então, toda semana, normalmente no domingo, eu vou ao mercado e compro os itens que vamos consumir durante a semana.
Mensalmente vou faço uma compra maior, que inclui além dos itens básicos que eu falei ai em cima, produtos de limpeza, carne e frango, enlatados ou itens que podem ficar armazenados na dispensa, produtos congelados, bebidas… Acho importante comprar também itens meio quebra galho sabe? Praquela visita que chega sem avisar ou pra uma visitinha que ia ser curtinha e acabou se alongando… gosto de ter biscoitos, queijos e umas comidinhas quebra galho que compro nessa ida mensal ao mercado.
Peixe eu não compro com muita frequência. Peço para minha mãe comprar na feira pra mim e como uma ou duas vezes por mês só. Salmão e camarão, que também não são super costumeiros lá em casa, eu costumo comprar congelado mesmo no mercado e deixo no freezer para quando dá uma vontadezinha de alguma coisa diferente.
Tenho a sorte de ter um Hortifruti e um mercado bem grande perto de casa, então se não acho algum dos itens que programei para comprar na semana posso tentar ir ao outro ponto para ver se encontro. Lá em casa, costumo pensar o cardápio semanalmente (super dica da Nanda do Pra se Inspirar!) de acordo com os nossos planos de almoçar e jantar a nossa comidinha. Isso facilita muito na hora das compras.
Outra coisa que facilita muito a minha vida é deixar sempre um dinheiro com a minha empregada para que ela compre algum produto que falta em casa. Seja porque eu esqueci de comprar, porque estava em falta no mercado ou ainda porque não percebemos que estava acabando. Ela vai lá e compra e resolve o assunto.
Listas, já falamos da importância delas por aqui. Eu uso muito as listas, principalmente nos dias em que vamos fazer a compra do mês. Minha empregada anota tudo que está faltando (ou me manda por whatsapp, mundo moderno!), eu faço uma outra verificação, vejo se o Alexandre quer alguma coisa diferente do normal e pronto. Chego no mercado sabendo exatamente o que eu preciso comprar, assim nem gasto além da conta, nem compro coisas que não preciso. pra ajudar, preparei essa listinha personalizada do CqA para vocês. Clique aqui para fazer o download e imprimir.
Ufa! O post ficou enorme, mas está super explicadinho né? Espero que tenha ajudado vocês ou tenha dado uma luz e uma inspiração na hora de vocês organizarem as compras de mercado de vocês. Se quiserem saber mais ou saber o que eu compro exatamente falem ai nos comentário que eu faço outro post em breve