Sempre antes de fazer uma viagem, seja ela maior ou apenas de uma semana, eu tenho todo um ritual de organização e preparação que não consigo mudar. Faço coisas que acho fundamentais para que durante a minha viagem eu não tenha nenhum tipo de preocupação, não precise ficar ligada em alguma coisa específica e possa apenas curtir aquelas dias de férias.
Engraçado por que isso funciona tão bem pra mim que hoje em dia acabo fazendo naturalmente e nem percebo. Mas pra quem é mais bagunceiro ou desorganizado, essa listinhas de “to do”, pode ajudar (e muito). Eu costumo separar em duas categorias: vida e viagem.
No item vida resolvo tudo relacionado a minha vida (e a vida do Alexandre também). Coisas de casa, do trabalho, do dia a dia e etc. Já no item viagem, entram as questões práticas da viagem como roupas, vistos, seguros…
————————————————————– VIDA ——————————————————————–
Pagamentos: Você vai viajar e durante a sua viagem existem pagamentos que devem ser realizados? Não se preocupe com isso nas suas férias. Antes de ir, coloque suas contas no débito automático ou adiante o pagamento de todas elas para não ter que se preocupar se cortaram a luz da sua casa ou se você deixou alguma conta pendente durante a viagem. Lembre-se, isso vale para TODAS as contas: bens de consumo, cartão de crédito, celular, empregada doméstica, despesas com os filhos (escola, material escolar, lanche…), plano de saúde e outros.
Trabalho: Adiante tudo aquilo que puder. No meu caso com o blog, costumo deixar posts agendados e um post especial contando que estou saindo de férias e por isso pode ser que eu demore a responder mensagens, e-mails e comentários. No meu trabalho real life, deixo para meus parceiros todos os contatos que eu acho que eles podem precisar, todas as explicações que podem ser necessárias na minha ausência e uma mensagem de férias no email pedindo que em caso de urgência a pessoa que me enviou um email entre em contato com a minha equipe.
Casa: Na hora de sair para uma viagem costumo tirar muitas coisas da tomada (mania), converso com o porteiro para avisar que estou indo viajar e deixo o contato de alguém próximo para em caso de emergência ele contactar, vejo se a casa não tem lixo, se não tem comida na geladeira, se preciso deixar algum dinheiro para a empregada, deixo as instruções para ela – caso ela vá na minha ausência, verifico as janelas e cortinas e principalmente as luzes.
Emergência: Isso é um hábito familiar, todo mundo da minha família faz isso e acho ótimo. Passamos emails para todos os familiares próximos (pai, mãe, irmãos…) com todos os dados da viagem: vôos, hotéis, datas, telefones, horários, seguro e qualquer outra informação necessária. Em caso de emergência,podemos achar uns aos outros não só pelo celular, mas também através das informações que deixamos.
——————————————————— VIAGEM ——————————————————————–
Enxoval: Já até fiz post sobre o enxoval de viagem aqui. Ele é uma futilidade sim, mas pode ser muito útil também. Quando você pensa na sua mala com antecedência você é capaz de organizar melhor suas roupas, fazê-las combinar entre si, experimentar pra garantir que elas cabem e casam como você imaginou… além disso, você consegue identificar se precisa comprar alguma coisa de fato para levar pra viagem, sabe? Eu sempre faço, não só compro algumas roupas novas, mas também sempre penso se vou sentir falta de alguma coisa enquanto eu estiver fora.
Organização: Pesquise, pesquise, pesquise. Já falei mil vezes por aqui. Quando você pesquisa sobre o seu destino, não só organiza melhor seus dias de viagem mas também não perde tempo em furadas. Por exemplo, com a pesquisa você identifica se vale a pena comprar algum ingresso com antecedência pra evitar filas (ou até para garantir que você vai conseguir entrar), você reserva restaurantes, passeios, espetáculos… Tudo depende do seu destino e da sua viagem.
Papelada: Eu sou old school e sempre levo impresso tudo que eu posso precisar durante a viagem: reserva de hotéis, aluguel do carro, seguro viagem, passagens, ticket de trens, ingressos comprados, contatos necessários em caso de emergência (embaixadas e consulados) e se possível sempre preparo um roteirinho de viagem pra mim também (como os roteiros personalizados que eu faço no Atelier Bon Voyage).
Documentação: Essa parte é fundamental para todas as viagens. Com muuuita atencedência confiro a necessidade de vistos, passaportes, autorizações e etc. Lembro sempre do seguro viagem (já falei que NUNCA viajo sem um seguro aqui) e de deixar todos os meus documentos scaneados no meu email. Costumo levar cópias impressas dos passaportes também. Exagero? Talvez, mas sou do time que acha que é melhor prevenir do que remediar.
Ufa! Acho que basicamente é isso que eu sempre faço antes das minhas viagens. Sei que parece muita coisa, mas juro que não é. Muitas dessas coisas são uma delicia de fazer (oi compras, oi pesquisa de viagem) e outras você consegue reaproveitar de uma viagem para a outra, sem problema algum.
Então, se você vai viajar organize-se e saiba que dessa forma você terá uma viagem mais tranquila, sem stress e sem ter que se preocupar com tudo que rola fora do seu mundinho de férias. Te garanto que vale a pena.