Há alguns meses atrás postei aqui o passo a passo para você registrar seu filho como cidadão italiano. Esse é o primeiro passo para pais com dupla cidadania que desejam que seus filho tenham também a cidadania italiana. É esse também o primeiro passo para você fazer o passaporte italiano do seu filho.
No consulado aqui do Rio, depois de aproximadamente 3 meses que você fez o registro você já pode solicitar o passaporte italiano dele. Então, a grande dica é: assim que fizer o registro, tente já agendar a solicitação do passaporte para 3 meses depois. Dessa forma o processo acontece com mais rapidez. Os agendamentos aqui no Rio estão bem distantes, então, vale ficar ligado nessa dica e já deixar agendado com um espaçamento de 3 meses entre uma solicitação e a outra.
CLIQUE AQUI E VEJA COMO REGISTRAR SEU FILHO COMO CIDADÃO ITALIANO
Uma outra dica super válida é você só fazer o passaporte do seu filho caso ele tenha uma viagem marcada. Assim como no passaporte brasileiro, a validade é mais curta para bebês e crianças pequenas. Por isso, fique atento para não gastar dinheiro e tempo a toa.
O passo seguinte é reunir a documentação. No dia agendado, você precisa levar:
- o comprovante do agendamento;
- um documento de identidade válido e recente do menor e dos pais (caso trate-se de
duplos cidadãos apresentam o passaporte brasileiro); - 2 fotografias com o rosto bem centralizado na moldura, formato 35x45mm, em
cores sobre fundo branco. Por causa da digitalização da imagem para a impressão
sobre o documento, são necessárias fotos nas quais o rosto esteja bem centralizado; - comprovante de residência (não são aceitas contas de celular).
- dinheiro ou cartão de débito (com acréscimo de 2% ao valor) para pagar a taxa de emissão do passaporte (veja aqui o cambio do momento);
CLIQUE AQUI E VEJA COMO FAZER O PASSAPORTE BRASILEIRO DO SEU FILHO
(Vic na Disney! Entrou no país usando seu passaporte italiano!)
É importante lembrar que no dia da solicitação do passaporte os dois pais devem estar presentes junto com a criança no consulado. Caso um dos pais não possa ir o responsável deverá obrigatoriamente entrar em contato com o setor de passaportes enviando um e-mail (passaporti.riodejaneiro@esteri.it), para apresentar as razões do impedimento e concordar eventuais modalidades para a concessão da autorização. (Nos casos em que será concedida a autorização pelo setor o interessado poderá dar a própria “autorização” assinando e autenticando a própria firma junto uma outra qualquer autoridade italiana ou também junto a um “Cartório de Notas” localizado dentro da nossa circunscrição reconhecendo a firma por
autenticidade.)
Depois de feita a solicitação é só aguardar aproximadamente uma semana e ir buscar o passaporte. Para buscar não é necessário que a criança vá ou que estejam presentes o pai e a mãe. Basta um dos responsáveis com o ticket do pedido de emissão do passaporte. Para buscar não é necessário fazer agendamento.
Parece complicado, mas juro que é bem tranquilo. O procedimento é cheio de formalidades, mas é muito mais simples do que parece. Foi ótimo de fazer logo isso e adorei que assim que foi emitido já pude solicitar o ESTA para a Victoria e pronto. Agora, ela já pode entrar nos EUA usando o seu passaporte italiano.
VEJA AQUI COMO USAR O ESTA PARA ENTRAR NOS ESTADOS UNIDOS.
Lembrando que esse passo a passo é sobre o procedimento de emissão de passaporte no consulado italiano aqui no Rio. Não sei se em outros consulados o procedimento é o mesmo.
Passaporte em mãos. Arriverdeci! Vamos mostrar o mundo para nossa criancinha meio brasileira, meio italianinha!
Bom dia Nathalia,
Estou com uma dúvida e talvez consiga me ajudar. Minha filhinha tem 2 anos e 8 meses, tem passaporte italiano, também somos do Rio e fizemos o processo lá.
Hoje vivemos em Lisboa; eu, ela e o pai. Eu ainda não tenho o passaporte italiano, somente ela é o pai.
Estou com uma dúvida.
Gostaria de viajar com ela pra Suíça, mas o pai não iria. Sabe me dizer que posso sair de um país, no caso Portugal e ir pra outro (Suíça) sem o pai?
Não sei como são as leis italianas e se isso é permitido. Quando fomos fazer o passaporte dela no consulado lá no Rio não me lembro de termos falado algo sobre esse assunto. Se souber de algo a respeito, lhe agradeço já.
Infelizmente não sei Juliana. Não tenho como te ajudar. Manda um email pro consulado e pergunta. Eles devem saber informar.
Beijos