Variados

Diário de Noiva: Calígrafo

22 abr 2014

coisas que amamos diario de noiva casamento caligrafia convite

Nossa, nunca pensei que preparar convites de casamento desse tanto trabalho. Acho que todo o trabalho que eu não tive até agora com o casamento estou tendo com lista de convidados, convites e calígrafo. Explico, preparar a lista é complicado, mas pior que isso é perceber que a lista ficou infinitamente maior do que poderia e ter que começar a cortar pessoas. Isso feito, vem outra parte chatérrima… começar a anotar nome, sobrenome, forma de tratamento e endereço de todo mundo. É uma loucura!

E o medo que dá de você estar escrevendo alguma coisa errada no convite, ou estar mandando os nomes certos para o calígrafo… agora, que estou passando por isso, eu super perdôo qualquer erro que já tive com meu nome em convites de casamento. É muita pressão, minha gente!

Mas além de preparar tudo isso, escolher e orçar infinitos modelos de convite, você também tem que escolher o calígrafo que vai colocar os nomes nos envelopes (se você for fazer dessa forma mais tradicional e não com tags, como é muito comum ver hoje em dia). E você pensa que é moleza? Não, não é! Primeiro porque 90% das vezes não vejo diferença nenhum entre as letras deles, segundo por que eles cobram caro #soupãoduramesmo. Orcei com vários, até decidir que não queria ter todo o trabalho, de pegar os convites na gráfica, levar para o calígrafo, depois pegar com o calígrafo… achei que ia ser trabalhoso demais e não compensaria o preço.

coisas que amamos diario de noiva casamento caligrafia convite2

De fato não compensou. Escolhi fazer com calígrafo sugerido pela minha gráfica mesmo. A letra dele é super ok (ou seja, iguais as outras que eu vi, ou muitíssimo parecidas) e o preço é o de mercado. Além de sair direto da gráfica para ele (o que é uma mão na roda), qualquer erro que ele cometa, a própria gráfica arca com o convite que irá substituir aquele que foi jogado fora por conta do erro. Dessa forma eu não preciso comprar um número muito grande de convites extras e acabo economizando nesse sentido.

Ah! Antes que eu me esqueça, vou colocar aqui as dicas que recebi para preparar a lista com os nomes e formas de tratamento que são usadas no convite. Espero que ajude a vocês,  da mesma forma que me ajudou.

Padrinhos:
Aos queridos Padrinhos Fulano e Fulana (informal)

Pais e Avós:
Aos meus queridos pais
Aos meus queridos avós

Irmãos:
Fulano de tal e Família
Aos queridos Fulano e Fulana

Convidado com família:
Sr. Fulano de tal e Sra.
Sr. e Sra. Fulano de tal
Sr. Fulano de Tal e Família (quando inclui filhos)

Namorados:
O nome do convidado principal, quando você só conhece um deles, vem primeiro.
Um só convite com o prenome dos dois, quando você é amigo(a) do casal, e aí o convite é informal e o nome completo quando for formal.

Quando vivem juntos mas não são casados:
Os dois nomes completos quando for formal, e os dois prenomes, quando for informal.

Convidando colegas de trabalho:
Aos funcionários da empresa
Aos colegas da (restringindo o grupo)
Aos amigos da selecionando as pessoas)

Convidado Jovem:
Um convite só com o nome completo do jovem. Sem tratamento.
Pronomes de tratamento (Sr., Sra., Srta. ), devem ser utilizados de forma abreviada.
Noivos ou namorados: Os dois nomes e sobrenomes.
O nome que vem primeiro é geralmente o do homem.

Dicas:

– Evite entregar os convites aos convidados por correio, pois estes podem não chegar. Se isto for imprescindível, recomendo que utilize um segundo envelope de proteção, onde irá o endereçamento, acompanhado de um telefonema para confirmar o recebimento dos mesmos.

– Os convites deverão ser entregues em mãos, aos convidados, com 45 a 30 dias de antecedência ao casamento.

– Se o casamento for realizado em sítio ou lugar inusitado, é interessante anexar um pequeno mapinha do local para facilitar a chegada e evitar preocupações desnecessárias.

Se vocês ainda ficaram com dúvidas, não se preocupem. Podem falar com o calígrafo de vocês ou com a própria cerimonialista que ela vai ajudar a resolver todas as suas questões.

Deixe seu Comentário

 
4 Comentários em "Diário de Noiva: Calígrafo"
  1. simone andrea   em 03/01/20 • 15h21

    Em pleno 2020, cerimonialistas e consultoras de etiqueta adotam, sem questionar, “regras” machistas arcaicas. A Dani está certa. “Sr. e Sra. Fulano de tal” é machista e desrespeitoso. Outro endereçamento é o “srta.” Algum homem é chamado de “srto.”? Não, homem é sempre senhor… Só a mulher solteira é tratada no diminutivo, como “senhorita”, como se só fosse “mulher feita” com um homem do lado…

    • Nathalia Tosto   em 13/01/20 • 15h45

      Oi Simone,
      Mas como tudo, em qualquer situação da sua vida, é uma escolha.
      Você não precisa aderir a essa forma, não precisa fazer desse jeito.
      Pode fazer como quiser.
      Pode até não colocar nome nenhum se achar que pra você funciona assim…
      Estamos falando de uma tradição de casamento, que pode ou não ser seguida pelo os noivos. Uma escolha deles, não é mesmo?!
      =)

      Beijos e paz!

  2. Dani   em 24/04/14 • 14h56

    Trazendo uma questão polêmica à tona: recentemente recebi convite para o casamento de um amigo de infância e ele colocou no convite o nome do meu marido (Fulano de tal e sra.) Fiquei bem chateada pois eu que sou amiga dele de infância, e além disso eu nem mudei meu nome quando casei, não tenho o sobrenome do meu marido. Acho que nesses casos, colocar o convite no nome do homem é um pouco de machismo, não acha? Preferia que ele tivesse colocado no nome dos dois (Fulano e Fulana) ou só no meu e colocado dois convitinhos. O quê acha?

    • Nathalia   em 24/04/14 • 15h38

      Oi Dani,

      Complicado isso né?
      Já aconteceu comigo uma situação similar onde eu era madrinha junto com meu noivo e o convite não tinha meu nome (!!). Também fiquei chateada. Acho que em casos como o seu, eu optaria por colocar o nome da pessoa com a qual tenho mais afinidade. Mas em muitas situações as vezes não são nem os noivos que fazem isso, sabia? O cerimonial que faz e ai acabam seguindo a “tradição” onde o nome do homem é que vem no convite.
      Minha sugestão é: não fique chateada com os noivos, tenho certeza que eles não tiveram a intenção de te magoar, tá?!
      Dá um desconto, são muitas coisas para resolver, especialmente nessa fase em que o tempo está ficando apertado e falta pouquíssimo para o grande dia!

      Beijos

Voltar para a Home