Ufa! Esse sim foi um dia super longo. Saímos umas 8h30 de Lisboa e começamos nossa jornada para conhecer os principais pontos dessas cidadezinhas que ficam nas redondezas da capital. Começamos pela mais distante delas, Fátima, e viemos nos aproximando. Como ficamos super pouco tempo em cada lugar, vou só contar o que eu fiz, o que eu acho que vale a pena e o que eu vi em cada uma dessas cidades para vocês.
Fátima: Você vai conhecer o Santuário e nada mais. Não há muita coisa na cidade. Nós chegamos lá umas 10h e saímos umas 11h30, no máximo. Em 1h30/2h você consegue ver com calma tudo no santuário e ainda faz umas comprinhas religiosas nas ruas do entorno. Começamos por ela pois era a cidade mais distante. Achei que foi uma boa pedida fazer dessa forma.
Batalha: Foi a segunda cidade que passamos. Fica há uns 20 minutos de Fátima e não tem quase nada para ver a não ser um lindo Mosteiro. O Mosteiro de Batalha é Patrimônio da Humanidade e uma das Sete Maravilhas de Portugal. Você não vai gastar mais do que 1h por lá, mas se tiver a oportunidade não deixe de ir, é lindíssimo e vale a visita.
Nazaré: Além de ser um balneário super simpático (onde o surfista McNamara pegou a maior onda do mundo), é também mais uma cidade na nossa passagem. Foi a terceira cidade que visitamos. Lá conhecemos o mirante do Suberco e a capela e Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Apesar da cidade ser bonita e a vista do mirante ser linda, eu poderia ter pulado essa para aproveitar um pouquinho mais Óbidos, a nossa próxima cidade.
Óbidos: A quarta e última cidade do dia. Foi sem dúvidas a cidade que eu mais adorei. É uma cidade toda murada, com ruelinhas simpáticas e muita gente. Não sei porque mas adorei o lugar, me identifiquei com aquela muvuca boa… Foi nessa cidade que nós almoçamos e não posso deixar de recomendar o restaurante que fomos. Ele fica dentro da Pousada de Óbidos e é sensacional. Além de lindo, tem uma comida magnífica. Mas o preço é salgadinho. Prepare-se! Depois do almoço passeamos pela cidade, andamos pelos muros e lá de cima vimos o pôr do sol. Um espetáculo e tanto. Depois disso, já era hora de ir embora. Infelizmente. Óbidos realmente me encantou e merecia mais tempo para ser visitada. Quem sabe em outra oportunidade.
Dicas práticas:
- Nós fizemos tudo isso pois estávamos de carro então podíamos controlar o tempo e ir parando aonde queríamos. Se eu fizesse esse roteiro novamente, faria com algumas mudanças como: colocar Fátima em outro dia, como no dia em que fomos para o Porto e deixar uma tarde inteira para curtir Óbidos. Ai, eu não teria excluído Nazaré, faria as três cidades.
- Confira se o tanque está cheio e lembre-se que na estrada os postos de gasolina são distantes uns dos outros, não deixe ficar perto de acabar o combustível para não ter problemas.
- Os estacionamentos normalmente são pagos naquelas maquininhas da rua. O preço varia um pouco mas em geral você paga 0.50 euros por hora.
- Se você quiser correr ainda mais ou quiser fazer esse roteiro dividido em 2 dias, nessa região também fica a cidade de Alcobaça que dizem valer a visita. #ficaadica
Foi um passeio bem completo, mas tendo mais tempo ou optando por não sair tão longe de Lisboa eu também recomendaria uma passagem por Mafra. Eu visitei apenas o Convento/Palácio mas existe por lá ainda a Tapada Real. 🙂 Continuação de boas viagens.
http://misspipetaseviagens.blogspot.pt/2014/09/palacio-convento-de-mafra.html