Quando estava preparando minha viagem para Espanha, percebi que o vôo entre Madrid e Barcelona estava um pouco caro e bastante “fora de mão”. Além do preço, os horários não eram muito legais e o limite de peso na bagagem era um tanto quanto restritivo. Por isso acabei optando por fazer esse trecho de AVE (trem de alta velocidade espanhol). Que decisão acertada.
Ainda no Brasil, comprei as passagens pelo site da Renfe, a empresa que administra esses trens. Sai da estação de Madrid Puerta Atocha e fui para Barcelona Sants. Essas estações são super centrais, o que facilitam muito a continuação da sua locomoção. Na hora de escolher a categoria vi as opções: turista, turista plus, preferente e club. Eu optei pela mais baratinha, a turista. Ela oferece poltronas confortáveis que reclinam um pouco e são bem espaçosas. A Club, tem poltronas de couro, sala VIP, menu a bordo e outras regalias que fazem o preço da passagem serem astronômicos.
Se você vir uma tarifa chamada 4P ainda mais barata do que a turista, saiba que para conseguir esse preço você tem que comprar as quatro cadeiras. Maladragem para quem está viajando em grupo. A tarifa P é a promocional, comprando com 15 dias de atencedência talvez você consiga até 50% de desconto no valor final, mas se pesquisar muito tempo antes, há grandes chances das passagens e preços nem aparecerem para você.
Cada pessoa tem direito a levar 3 malas de 25kg cada. Atenção: carrinhos e cadeirinhas contam como mala e são descontados da sua cota. Se viajar com mala pequena pode usar os espaços acima das poltronas.
Peguei o trem que fazia 2 escalas e levava mais ou menos 2h até Barcelona e amei. Achei super confortável, o vagão lanchonete é ótimo e tem várias opções de comidinhas e bebidinhas para você se distrair enquanto viaja, e o espaço para deixar as malas é bem grande também.
Eles pesam as malas mesmo?
Não pesaram quando eu fui!