Semana passada tive, mais uma vez, a oportunidade de ir ao HemoRio fazer uma doação de sangue. Contei aqui quando fui pela primeira vez e a sensação é tão boa, que resolvi repetir a iniciativa esse ano e fui novamente. Sei que no fim do ano é uma época mais crítica, então tento sempre ir nessa época.
Muita gente tem medo de doar. Seja porque tem aflição de agulha, porque não sabe como funciona o procedimento ou apenas porque não gosta de ver sangue. Mas se vocês soubessem como tudo é tão simples talvez tivessem coragem de enfrentar esses medos para doar também.
Vamos lá, o primeiro passo é saber se você é um possível doador. Para isso, basta dar uma olhada nessa lista aqui e verificar se você está apto para doar. Estando apto só precisa comparecer ao um posto de recolhimento portando documento original com foto. (Não precisa ser no HemoRio não, quase todas as cidades tem postos e hospitais que aceitam doações). Eles vão fazer seu cadastro e te levar para fazer uma entrevista. Em geral perguntam como é sua vida, sua alimentação, seu dia a dia, sua vida sexual… coisas que podem interferir na qualidade do seu sangue.
Depois da entrevista você come uma coisinha (sim, não pode em hipótese nenhuma doar sangue de barriga vazia! Oba! hahahahah) e espera sua vez. Um enfermeiro te chama e te leva para a sala da doação. Ai o procedimento é igualzinho ao de colher sangue para exame. Eles limpam seu braço, colocam a agulha e pronto. Você fica uns 10 minutos e pronto. É só sair, fazer outro lanchinho e ir pra casa.
Simples né? Sabe o melhor, uma doação pode salvar até 4 vidas e a sensação de recompensa é indescritível e não tem preço.
lindo!!!! vou fazer minha parte também!
Faz sim porque vale a pena!
Ajuda muita gente e não faz nenhum mal pra nós.
Se a gente não fizer a nossa parte, quem vai fazer né!?
Beijos