Variados

Sardenha | Itália

22 fev 2024

Nesse post você vai encontrar todas as informações para organizar e montar sua viagem pela Sardenha, na Itália. Como se localizar, onde ficar, o que fazer, melhores praias, roteiro, passeios, restaurantes e muitas dicas que vão fazer toda diferença no planejamento da sua viagem por essa ilha encantadora. Preparados?

Localização

A Sardenha é uma grande ilha, que fica a oeste da Itália (na altura de Nápoles), logo abaixo da Córsica. Ela é a segunda maior ilha do Mar Mediterrâneo, perdendo apenas para Sicília. Ao todo são quase 2000km de litoral de praias de mar azul cristalino, e um interior todo montanhoso. Uma paísagem super bonita e diferente.

Como chegar na Sardenha

Hoje existem três aeroportos na ilha: Alghero (no noroeste), Cagliari (no Sul) e Olbia (no norte). Na ida, voamos de Paris (ORY) para lá e como optamos por conhecer a parte noroeste da ilha, o aeroporto de Olbia, sem dúvidas era a melhor opção pra gente.

Escolha o seu aeroporto de acordo com o seu roteiro pela ilha. Como disse acima, a ilha é enorme e as distâncias também. Se você estiver em alguma grande cidade na Europa, não vai ter problemas em encontrar passagens para Olbia ou Cagliari.

Outra possibilidade é chegar na ilha de ferry. De Nápoles e Livorno saem barcos para a Sardenha. Se estiver na França, é possível pegar um ferry saindo de Nice, Marseille e Toulon. Além é claro, de sair da própria Córsica se estiver por lá.

Como se locomover na Sardenha?

Alugar um carro é absolutamente imprescindível. A ilha tem mais de 24 mil km² de extensão e o transporte público não é dos melhores por lá. Portanto, organize-se para dirigir e acredite em mim isso vai te dar liberdade e muitas opções.

Nós usamos a RentCars, e pegamos uma operadora local, a Nollegiare. Não tivemos problemas. O carro era ótimo e o serviço funcionou super bem. Recomendo.

Apesar de termos lidos que Google Maps e Waze não funcionavam muito bem na ilha, não tivemos problema algum e nos guiamos apenas com eles.

Quando ir para Sardenha

Pra mim a melhor época é sem sombra de dúvidas o verão. Mas saiba que essa afirmação vem junto com um alerta: o verão traz calor, mas traz também uma multidão de pessoas. Nós fomos na 2a semana de setembro e achei bem tranquilo. Apenas em Orosei percebi a tão falada lotação do verão europeu.

De junho a setembro as temperaturas estão mais altas e você vai conseguir aproveitar mais o mar e as praias. Em julho e agosto é considerada altíssima temporada. Nesse período também é possível encontrar mais opções de restaurantes e beach clubs abertos, mas é também a época mais lotada.

Seguro Saúde Internacional

Já falei dezenas de vezes da importância de ter um bom seguro saúde internacional. Eu recomendo a Real Seguros, que compara os preços e coberturas das melhores empresas de seguro do mercado. Clique aqui para fazer uma cotação. Eu sempre escolho de acordo com a viagem e tendo a priorizar a Assist Card e a Universal que são empresas que já usei e tive boas experiências, mas não me prendo a elas. Confio realmente nas empresas que a Real trabalha.

Depois que você fizer a compra, a apólice chega no seu email super rapidinho e sua viagem já estará assegurada. Não esqueça de colocar certinho o dia que sai do Brasil e o dia de retorno para garantir que suas malas estejam seguras durante a viagem também.

Onde se hospedar na Sardenha

Como já falamos acima, a ilha é enorme, então, a primeira coisa é entender as regiões para então montar seu roteiro, escolher suas bases e decidir aonde você vai se hospedar. Tudo vai depender da quantidade de dias que você vai passar por lá.

Vista do nascer do Sol no nosso quarto no Grand Hotel in Porto Cervo.

Costa Esmeralda, é a região nordeste da ilha. É aonde fica Porto Cervo (a cidadezinha mais charmosa e mais cara também!) e Olbia. Sem dúvidas escolheria passar alguns dias ai.

No Golfo de Orosei é onde fica o mais famoso passeio da ilha. Aquele em que você vai conhecer as Cala Luna e Goloritze. Muita gente faz bate e volta de Porto Cervo até Orosei. Eu acho cansativo. Achei que valeu a pena me hospedar lá. Ficamos em Gonone que é a cidade de onde saem os passeios.

Cagliari é a capital e é também o local com a maior oferta de hospedagens com preços bons. Fica bem ao Sul da ilha.

Alghero é no lado leste da ilha e apesar de ser menos popular, tem boas opções de hospedagem e passeios também.

Roteiro dia a dia pela Sardenha

O que fazer na Sardenha é a pergunta que não quer calar. Além das milhares de praias deslumbrantes a ilha tem muitos outros atrativos e passeios, mas então, como distribuir isso pelos dias que você vai passar lá? Vou colocar aqui pra vocês o meu roteiro, o que nós fizemos e o que eu acho que deu certo e o que poderia ter sido diferente.

Com isso você consegue montar o seu roteiro, adaptando para o tempo que você vai estar por lá e claro para aquilo que você quer fazer e ver.

Roteiro

Dia 1: Olbia > Orosei. Paramos em praias como Lu Impostu, Porto Istana e Cala Brandinchi.
2: Golfo de Orosei. Passeio de gommoni para Cala Goloritze, Cala Luna…
3: Orosei > Porto Cervo. Paramos na Cala Capriccioli e Piccolo Pevero.
4: Gommoni para Ilha Maddalena.
5: Repetimos o passeio de gommoni do dia 4, mas adicionamos Ilha de Bisce e Mortorio.
6: Carro carro pela Ilha Maddalena + San Pantaleo

O que acho que você pode mudar: Não precisa repetir o passeio de gommoni pelas ilhas Maddalena. Você pode conhecer mais praias lindas que ficam ali no entorno de Porto Cevo/Olbia. Nós amamos fazer esses passeios de barco e escolhemos fazer isso novamente por que gostamos muito.

O que eu acho que foi muito acertado: dormir no Golfo de Orosei uma noite para fazer o passeio no dia seguinte cedinho. Acabamos dormindo duas noites por lá pra facilitar nosso roteiro e achei que foi perfeito. Dirigir 2h de carro de Porto Cervo até lá, fazer o passeio de barco o dia inteiro e depois dirigir mais 2h até voltar para Porto Cervo acho que seria muito cansativo. Mais do que fazer check in e check out em hotel.

O que fazer na Sardenha

Nesse tópico aqui eu poderia passar horas e horas escrevendo sobre cada uma das praias lindas que você vai encontrar por lá, mas vou falar apenas da Costa Esmeralda e Golfo de Orosei que foram as regiões que visitei. Gosto de contar pra vocês as minhas experiências e as minhas dicas. Preparados para uma surra de dicas e fotos? Vamos lá!

Uma das praias de Mortorio pela câmera do drone

Golfo de Orosei

Essa região ficou muito conhecida na Sardenha por conta de algumas de suas praias que são acessadas apenas por barco ou por trilhas (longas, diga-se de passagem!). Algumas dessas praias viralizaram e fizeram a Sardenha aparecer ainda mais para os turistas, e é exatamente esse passeio que você vai fazer por ai.

Chegando no porto com periquito, papagaio, comida, bebida e drone hahahaha

Nós alugamos um gommoni, que são aqueles barquinhos de borracha em que você mesmo pilota. Não precisa de carteira de arrais para dirigir esses barcos e você pode alugá-los no porto mesmo. Minha sugestão: não deixe para alugar o barco no dia do seu passeio se você estiver visitando a Sardenha na alta temporada. Reserve pelo menos de véspera para garantir o barco.

Os passeios privados de gonnomi variam de preço de acordo com a temporada. Na alta temporada variam entre 180 e 220 euros o dia inteiro + gasolina.

Se você não se sentir seguro para pilotar, pode pegar um barco privativo com piloto/skipper que vai te levar para todas as praias dessa região. Ou se preferir, pode pegar uma excursão. Tem vários tipos: barcos maiores, menores, com almoço incluido, de meio dia, de dia inteiro. A única coisa que digo: é um passeio imperdível.

Anota ai as praias imperdíveis desse passeio:

  • Cala Luna
  • Sisine
  • Cala Goloritze
  • Marilou
  • dei Gabbiani
  • piscini di Venere (piscina de Vênus)

Além disso, tem algumas grutas, mas eu não recomendo que você entre caso esteja pilotando sozinho seu gommoni.

DICA: Marque as principais praias desse passeio no seu google maps e baixe o mapa no seu celular, por ele fica mais fácil se guiar quando você estiver no mar. Principalmente por que não é em todo lugar que você consegue sinal de internet.

Eu não gosto de barco, e agora?

Se preferir fazer algumas dessas praias sem ser por mar, fique tranquilo porque é possível. Algumas delas são acessíveis por trilhas, mas tem uma, em especial, que você consegue chegar de carro, que é a Cala Fuili. Ela fica logo depois de Gonone e você consegue acessar com bastante facilidade.

Se quiser visitar a tão falada Cala Goloritze, precisará fazer uma trilha de aproximadamente 1h30. No alto do “morro” tem um estacionamento e de lá até a praia você vai descendo, curtindo a paisagem e esperando chegar a recompensa.

Simpática orla de Gonone

Costa Esmeralda

A Costa Esmeralda é uma região lindíssima da Sardenha. Ela esta localizada mais especificamente entre a vila de Porto Rotondo e Baja Sardinia e inclui a Ilha Maddalena e suas ilhotas (mas pra elas eu terei um tópico separado!). É nessa região que estão algumas das praias mais bonitas da ilha. Não preciso nem dizer que o nome dado a esse trecho de praias é esse exatamente por conta da cor do mar né?

Citei abaixo algumas das praias mais bonitas da Costa. Infelizmente não consegui visitar todas, mas se você tiver mais tempo, com certeza, vale passar e curtir cada uma delas.

  • Pevero: tem duas praias, a Piccolo e a Grande. Estive na piccolo e achei uma graça. Mar calmo, aguas rasas e serviço de praia para quem curte.
  • Spiaggia Poltu Di Li Cogghj: praia super pequenininha, calma e muito indicada pelos locais.
  • Spiaggia di Capriccioli: outra praia calminha, cercada de arvores, tem uma pedra que divide ela em duas. Fiquei do outro lado da pedra, abaixo de uma árvore, numa micro praia. Um sonho!
  • Liscia Ruja: uma das maiores praias da ilha. Também super calminha e com bastante serviço de cadeiras e barraca na areia.
  • Cala Petra Ruja: famosa por sua areia e rochas avermelhadas.
  • Isola de Mortorio: Uma ilha super linda que fica bem em frente a grande maioria dessas praias. Acessível apenas de barco. Alugamos um gommoni para visitar.
  • Isola di Bisci: Outra ilha que também fica bem em frente a essas praias e pode ser visitada de barco. Eu não achei lindíssima, mas é das preferidas de 9 entre 10 locais.
Cantinho direito da Piccolo Pevero. Uma delicia!
Capriccioli vista de cima. Ficamos depois das pedras numa micro praia deliciosa!

Outras praias mais para baixo, perto do Golfo Aranci também foram muito indicadas, mas infelizmente não pesquisei muito sobre elas e não tive tempo de conhecer. Anota ai: Cala Sabina, Spiaggia dei Baracconi (boa pra ver golfinhos na época certa!) e Cala Moresca.

Olbia, San Teodoro e Tavolara

Nesse tópico vou abordar uma parte da região que fica um pouco mais pra baixo do Golfo Aranci, passando Olbia, San Teodoro, San Paolo e Tavolara.

É nesse região que ficam duas jóias da Sardenha, as praias de Lu Impostu e Cala Brandinchi. Ambas praias precisam de reserva com antecedência. Você pode fazer pelo site na véspera mesmo. Importante lembrar que sem o ticket de reserva, você não pode acessar a praia. Acesse o site aqui pra reservar.

Praia lindíssima de Lu Impostu

Estivemos na Lu Impostu e achamos lindíssima. A praia é super longa, água azul cristalina e completamente parada. Um sonho. Não vi muito serviço de cadeiras e barracas por lá, no entanto tem alguns poucos bares espalhados pela praia para você comprar alguma comida ou bebida se desejar.

É dessa região que saem os barcos que vão para Isola Tavolara, uma ilha enorme que fica bem em frente. Por lá você encontra um parque marinho e muitas outras praias de águas cristalinas. Você pode contratar seu passeio no centrinho de San Teodoro ou San Paolo. O que não faltam são opções de barcos que fazem o passeio. Se preferir, pode contratar um passeio particular ou alugar seu gommoni e pilotar até a ilha.

Arquipélago de Maddalena na Sardenha

Apesar de compor a Costa Esmeralda, resolvi falar separadamente dele por que além de ter muita coisa para mostrar e falar, ele definitivamente ganhou meu coração e por isso ganhou um espaço especial separado aqui.

O Arquipélago é composto por sete ilhas, sendo a La Maddalena a principal e mais famosa delas. As outras são: Caprera, Santo Steffano, Santa Maria, Razzoli, Budelli e Spargi. Nesse mapa você consegue entender a disposição das ilhas que compõe o arquipélago.

Como chegar a La Maddalena

Para chegar a ilha principal, você pode ir de carro até Palau e de lá pegar um ferry para fazer a travessia. Ela custa a partir de €8 por adulto e a partir de €15 por carro, dependendo do tamanho/modelo. A travessia leva aproximadamente 20 minutos e é super tranquila.

Outra possibilidade é ir a La Maddalena de barco privado ou gommoni. Fizemos das duas formas. De ferry para conhecer o centrinho e passear de carro e de gommoni para conhecer as praias da ilha .

Alugamos nosso gommoni na praia da Baja Sardinia, com um senhorzinho super fofo. Os valores são tabelados por lá. O passeio de dia inteiro custa €220 para o dia todo de passeio além da gasolina.

A ilha principal, La Maddalena.

Visitamos a ilha principal de carro. Estivemos por lá em um dia nublado passeando, conhecemos o centrinho, passamos pela estátua de Garibaldi, almoçamos por ali e depois pegamos o carro para conhecer a tão famosa ponte que liga a Ilha de Maddalena a Caprera.

Esse sorvete é um dos mais famosos da cidade e é bem gostosinho.

Se você for conhecer a ilha de carro, vá pela estrada panorâmica e vá parando pelas praias mais famosas como: Spiaggia Bassa Trinitá, Cala di Spalmatore e Sppiagia dello Strangolato.

Agora vamos a sinceridade que vocês sempre vêem por aqui: pessoalmente eu não achei La Maddalena nada demais. Não achei o centrinho mega fofo como li por ai, não achei os pontos turísticos interessantes e as praias eu já tinha visitado de barco, ou seja, não valeu muito a pena esse passeio pra mim. Minha sugestão: deixe pra ir a La Maddalena se não tiver nada melhor pra fazer, ou em um dia nublado (como foi o nosso caso!).

As outras ilhas: Caprera e Spargi

Como comentei, o arquipélago é formado por sete ilhas, mas na minha opinião, você pode se atentar principalmente a Caprera e Spargi, que são as que tem as praias mais incríveis.

Esse é o contato de onde alugamos o gommoni. Nicola é um fofo e fala inglês.

Nós chegamos a elas alugando um gommoni em Baia Sardinia e fomos pilotando. Vou colocar abaixo o roteiro que fizemos pelas ilhas, as praias que paramos e aguns detalhes sobre elas.

  • Calla Corsara: Na minha opinião uma das mais lindas desse passeio. Uma dica para caso você vá de gommoni também: fique mais para a esqueda da praia (olhando do mar para a areia), pois do lado direito param barcos grandes e a praia acaba ficando mais cheia. Ficamos mais para o lado e era definitivamente o paraíso na Terra.
  • Calla Soraya: A segunda mais linda. São duas praias coladinhas uma na outra, águas cristalinas, azuis e areia branquinha. Um sonho.
  • Sppiagia Rosa: Uma praia de areia rosa e águas calmas. Essa fica na Isola Budelli, mas é tranquilo de ir de Gommini.
  • Piscinas Naturais: Elas ficam um pouco depois da Spiaggia Rosa. Pra saber a localização exata, pergunte a pessoa que alugou o gommoni pra você e já deixe salvo no google maps.
  • Cala Coticcio: Uma das mais famosas desse conjunto de ilhas. É lindíssima mesmo. Ela fica na Ilha de Caprera, bem longe dessas outras. A Cala Coticcio é uma das poucas praias dessas mais “famosas/bonitas” que é acessível por carro + trilha. Então, se você não estiver de barco, saiba que é possível chegar até ela de carro. Parece que para ir pela trilha, agora é necessário o acompanhamento de um guia privativo. Vale se informar.
Nosso cantinho na Cala Corsara
Cala Soraya só pra gente! Uau!
Alguma praia linda no caminho entre as ilhas
Cala Coticcio, espetacular, vista de cima.

DICA: A Ilha Maddalena, assim como as ilhas que compõe o arquipélago, tendem a ficar muito mais cheias aos finais de semana. Então, se possível, organize-se para visitá-las em um dia de semana que com certeza sua experiência vai ser ainda mais legal com as praias mais vazias.

O que mais fazer na Sardenha

Como perceberam estou falando apenas de um pedaço dessa ilha encantadora que é a Sardenha. E um dos passeios que achei imperdíveis quando estive por lá foi conhecer San Pantaleo. Uma micro cidadezinha, encrustada nas montanhas, que parece saída de um filme.

Sua pracinha principal é cercada de árvores floridas, restaurantes e bares com mesinhas na calçada, bancos com velhinhos conversando, os carros não passam, a igrejinha compõe o cenário e ao fundo as montanha mais lindas. É de tirar o folêgo.

Pro cenário ficar completo, recomendo que você vá no fim do dia e pegue o pôr do sol por lá. O céu fica rosa pink, lindo demais.

Restaurantes e onde comer na Sardenha

Resolvi fazer uma seleção de alguns dos muitos restaurantes que visitei (e outros que pesquisei mas não tive a oportunidade de ir) e claro, o que realmente vale a pena visitar. Ah! Como sempre, recomendo que faça reserva de tudo que você realmente quiser visitar pois na alta temporada as coisas esgotam muito rápido e com muita antecedência.

Porto Cevo/Baia Sardinia:

  • Pedri Garden: Eu amei esse restaurante. Foi o meu preferido. Um dos mais caros da viagem também, mas é maravilhosos. Super romântico. Chegue com a luz do dia e fique até anoitecer para ver a mudança nio clima do restaurante. Peça a pizza de trufa que é maravilhosa.
  • Al Pescatore: Outra opção deliciosa que fica pertinho do Pedri Garden. Frutos do mar super fresquinhos, comida maravilhosa. O preço não é dos mais baixos também não.
  • Tanit: Outra opção maravilhosa e super diferente, pouco indicada. Comida deliciosa, ambiente romântico e super exclusivo. Caro.
  • Il Pomodoro: Não cheguei a visitar esse, mas me recomendaram muito. Restaurante tipicamente italiano.
  • La Pergola in Giargino: Outra opção bacana na praça principal de Porto Cervo.
  • Crazy Pizza: Opção BBB e rapidinha pra quem quer comer alguma coisa despretencioza e não muito cara (o que é difícil) por lá.
  • La Pasqualina: Sorveteria deliciosa, vale as calorias.
Ambiente super romântico e comida deliciosa no Tanit

Olbia/San Teodoro/San Paolino/San Pantaleo

  • Il Portolano: Almoçamos um dia aqui e adoramos. Vista linda, preço justo e uma estrela Michelin em 2022. Nada mal.
  • Bambusa Porto Rotondo: Não tive a oportunidade de ir, mas me falaram muito bem. Restaurante bacana, vista bonita
  • Il Bistro Wine e Bar: Não é um restaurante incrível, mas é gostoso. Ambiente bom, comida ótima e preço super justo. Se estiver por ali vale a visita.
  • Ristorante da Francesco: Outra opção em Olbia que eu não conheci mas me indicaram bastante.
  • Ristorante Giagonni in Piazza: Restaurante chique e caro em San Pantaleo. Todo mundo que comeu amou.
  • Ristorante L´Assagio: Uma opção um pouco mais acessível e muito deliciosa em San Pantaleo.
  • Spun: Gellateria deliciosa e imperdível em San Pantaleo.
Vista linda pra Tavolara no Il Portolano

Golfo de Orosei/Gonone

  • Sa Cucina: Sem dúvidas a melhor opção em Gonone. Reserve com antecedência pq o restaurante é super pequeno e lota com facilidade.
  • Ristorante e Pizzeria San Francisco: Restaurante simples, gostoso e super indicado pelos locais. Preço bem honesto.
  • Retrovino Market Bar: Sanduicheria mais cool e jovem. Estava lotado quando eu fui, mas parece bacana.
  • Aidu Ristorante: Não cheguei a comer nele, porém é bem bonitinho e se destaca entre os outros.

Lembrem-se que a minha recomendação é que vocês sempre que possível façam reserva com antecedência nos restaurantes, principalmente na alta temporada.

Claro que muitos desses são restaurantes mais simples e não exigem isso, mas se você quer realmente experimentar algum restaurante específico, não deixe de reservar.


Espero que vocês tenham gostado desse super post e que ele ajude vocês a montar o roteiro, preparar a viagem e curtir muito essa ilha que é um sonho. Se tiverem qualquer dúvida, podem deixar aqui nos comentários ou me procurar pelo instagram!

Se vocês quiserem saber mais sobre a nossa viagem para a Sardenha, não deixe de ver os destaques do Instagram. Por lá eu posto muita coisa e acho que ajuda muito a visualizar o que eu escrevi aqui no post.

Se continuar a sua viagem pela Itália e precisar de outras dicas vejas os posts de:

E se for pra Europa, eu tenho muito conteúdo no site sobre vários países:

E muito mais! Tenho certeza que você vai achar dicas que te ajudarão na próxima viagem! =)

Viajamos em Setembro de 2023

Deixe seu Comentário

Voltar para a Home