
Neste post, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre Kefalônia, uma das mais deslumbrantes ilhas gregas. Desde suas praias de águas cristalinas, como Myrtos e Petani, até dicas de passeios inesquecíveis, como explorar grutas escondidas e dirigir seu próprio barco. Vamos desvendar as melhores opções de hospedagem, restaurantes e atividades imperdíveis para aproveitar cada momento nesse destino paradisíaco. Se você está planejando uma viagem para a Grécia, Kefalônia é a ilha perfeita para relaxar e se encantar. Leia até o final para montar o roteiro ideal e viver dias inesquecíveis!
Localização
A Grécia, localizada no sudeste da Europa, fica ali pertinho de países incríveis como Albânia, Turquia… Cercada pelos mares Jônico, Egeu e Mediterrâneo, ela ocupa um espaço privilegiado entre a península balcânica e o Mediterrâneo Oriental.

A oeste dela está Kefalonia, a maior das Ilhas Jônicas. Situada entre as ilhas de Lefkada e Zante (também conhecida como Zakynthos), no Mar Jônico.

Na parte mais ao Sul de Atenas, na região das Ilhas Cíclades que você encontra ilhas famosas como Mykonos, Santorini e Creta. Apesar de Kefalonia ser a maior das ilhas Jônicas, a mais conhecida é Corfu, que fica um pouco acima no mapa e não está circulada. E atualmente, Zakynthos está ganhando cada vez mais fama por conta de sua praia super azul com barco naufragado…
Como chegar a Kefalônia
Chegar a Kefalonia pode exigir um pouco de logística, portanto, fique atento. Como a ilha é um destino de verão, fora da alta temporada quase não existem vôos para lá. Ou seja, se você não for entre maio e outubro talvez tenha dificuldade de chegar de avião.
Mas imaginando, que você, assim como eu, escolheu Kefalônia para poder curtir as praias paradisíacas dessa ilha… você vai no verão, por isso, não se preocupe. A ilha tem um aeroporto internacional e além disso você pode chegar nela de ferry partindo de diversas cidades no entorno.
Como se locomover por Kefalônia?
Alugar um carro é absolutamente imprescindível por lá. A ilha é bem grande e o transporte público não é dos melhores por lá. Apesar das estradas sinuosas, dirigir vai te dar liberdade e muita opção.
Nós usamos a RentCars e pegamos nosso carro no aeroporto mesmo. Super rápido e prático. Não tivemos problemas. O carro era ótimo e o serviço funcionou super bem. Recomendo.
Lembrem-se de levar sua PID (Permissão Internacional de Direção). Apesar de não ser necessariamente obrigatória, ela pode ser solicitada no ato da retirada do carro ou até mesmo se você tiver algum imprevisto ou acidente.

Seguro Saúde Internacional
Já falei dezenas de vezes da importância de ter um bom seguro saúde internacional. Eu recomendo a Real Seguros, que compara os preços e coberturas das melhores empresas de seguro do mercado. Clique aqui para fazer uma cotação. Eu sempre escolho de acordo com a viagem e tendo a priorizar a Assist Card e a Universal que são empresas que já usei e tive boas experiências, mas não me prendo a elas. Confio realmente nas empresas que a Real trabalha.
Depois que você fizer a compra, a apólice chega no seu email super rapidinho e sua viagem já estará assegurada. Não esqueça de colocar certinho o dia que sai do Brasil e o dia de retorno para garantir que suas malas estejam seguras durante a viagem também.
Melhor época para conhecer Kefalônia
Sem sombra de dúvidas o verão é o melhor período para conhecer a ilha. Além de poder aproveitar as inúmeras praias icríveis que tem por lá, você vai encontrar mais opções de hotéis e restaurantes abertos. Na baixa temporada muitos deles fecham, o número de vôos reduz drásticamente e grande parte da população de ilha viaja.

Assim sendo, como em qualquer verão europeu, os meses de julho e agosto tendem a ser os mais cheios. Junho é mais vazio e com o mar um pouco mais frio. Setembro é o meu preferido por ter a água mais quentinha e as cidades menos cheias.
Onde se hospedar em Kefalônia
Como comentei, a ilha de Kefalônia é enorme e, por isso, optei por dividir nossa hospedagem em dois hotéis para poder explorar com mais tranquilidade cada uma das áreas que escolhemos. Acho que foi uma decisão muito acertada, por que além de ter ficado em hotéis incríveis, essa divisão fez com que a gente não precisasse fazer deslocamentos tão longos durante o dia para visitar as praias e pontos de interesse.
Começamos nossa viagem nos hospedando no Emelisse Nature Resort, em Fiskardo, ao norte da ilha. Um hotel incrível, sem tirar nem pôr. A poucos minutos da vilinha de Fiskardo, com uma estrutura incrível, restaurantes deliciosos, estrutura de praia (na pedra, mas super charmosa e com mar incrível pra mergulhar), piscinas, quartos super confortáveis (inclusive opções de vilas, perfeitas para famílias), atendimento impecável… sem dúvida uma escolha perfeita.



No segundo momento da viagem escolhemos o Petani Bay, um hotel familiar, administrado por um casal de gregos que são simplesmente apaixonantes. O hotel é adults only e um reduto de romance com um dos pores do sol mais lindos que já vi. O café da manhã é delicioso, com vista pro mar (o hotel fica no topo da praia de Petani e por isso tem uma vista de cair o queixo para essa baía) e os quartos são super amplos e confortáveis. Se você tá indo para Kefalônia a dois esse hotel é pra você.




Outras opções de hospedagem em Kefalônia:
Argostoli: Argostoli Marina Suite | Eliamos Villas Hotel e Spa | Lassi Hotel | Moukis Hotel | Miditerrannee | Alley Boutique Hotel & Spa | Tourist Boutique Hotel
Fiskardo: Fiskardo Bay Hotel | Fiskardonna Luxury Suites | Almyra Hotel
Petani: Petani Resort | Niforos Panorama
Assos: Villa Vivere | Chromata Assos Villas
Sami: Meliti Waterfront Suites | Sami Beach Hotel
Quantos dias ficar em Kefalônia
Essa é a pergunta do milhão. Eu fiquei 4 dias e meio e sinceramente achei que foi pouco. Hoje, se estivesse indo pela primeira vez para a ilha, eu ficaria pelo menos 6 dias inteiros para conhecer mais praias, fazer passeios que não fiz, ir para outras regiões e ver tudo com mais calma.
Roteiro dia a dia por Kefalônia
Vou descrever aqui exatamente o que eu fiz nos meus dias por lá, o que foi super acertado e o que eu mudaria. A princípio, o erro foi ficar pouco tempo. Teria passado uns 2 ou 3 dias inteiros a mais para conhecer lugares que eu infelizmente não tive tempo de ir. Apesar disso, a olha deixou um gostinho de quero mais, sabe?

Dia 1: Melissani Cave + Antisamos Beach + Passeios e paradinhas rápidas em praias no caminho + Kimilia Beach + Alatis Beach (pro pôr do sol) + Jantar no hotel
Dia 2: Boat day (Ithaca + lado leste da ilha de Kefalônia) + Emplisi Beach + Jantar em Fiskardo
Dia 3: (Mudança de hotel!) Assos Village + Myrtos Beach
Dia 4: Fteri Beach + Petani Beach
Agora vamos aos prós e contras do meu roteiro. Achei que fiquei muito pouco tempo na ilha e faltaram muitas praias e passeios incríveis que eu teria feito se tivesse mais tempo por lá. Então, se você for fazer um roteiro por Kefalônia, minha dica é: coloque mais uns 2 dias quando estiver hospedado na região de Petani.
Sami é a capital da ilha e tem algumas atrações interessantes por lá também. onsidere talvez dormir uma noite por lá na chegada ou na saída, caso não queira deslocamentos maiores.
Nossa viagem completa ainda incluiu Capri, Veneza e Verona, na Itália.
O que fazer e melhores praias em Kefalônia
Aqui eu poderia passar horas e horas falando sobre todas as praias maravilhosas que você vai encontrar na Ilha, mas vou falar basicamente o que eu fiz e o que eu não fiz e queria ter feito (e eu espero que você faça e depois venha me contar pra me deixar morrendo de inveja).
Fiscardo Bay e Região
É uma das vilas que fica mais ao norte da ilha. Escapou praticamente ileso de um grande terremoto que aconteceu em 1953 e que destruiu boa parte da ilha. Super pequenininha e muito gracinha. Cheia de restaurantes bacanas, lojinhas e sem dúvidas um must go na ilha. Observe o porto, é o coração da vila, nele que ficam ancorados grande iates de luxo e de onde saem muitos passeios para Ithaca.



Pertinho de Fiskardo ficam praias lindíssimas, anota ai as minhas favoritas:
- Emblissi Beach
- Foki Beach
- Kimilia Beach
- Alaties Beach (pra ver o pôr do sol)
- Paralia Dafnoudi
Uma dica legal é ir “se jogando” nas praias que você achar no caminho e curtir a paisagem. Nós paramos em duas praias que não sei o nome apenas pq eram lindas. Demos mergulhos incríveis por lá.

Ithaca
Ithaca é uma ilhota que fica pertinho de Kefalônia. Nós fizemos um bate e volta de barquinho no melhor esquema self-drive que vocês já sabem que a gente ama. Se vocês alugarem barquinho em Fiscardo (vejam na foto onde alugamos), recomendo muito que visitem as falésias lindíssimas de lá e as praias. Nesse lado da Ilha de Kefalônia as praias tendem a ser mais verdes do que azuis, já em Ithaca isso não acontece. Sem falar nas paisagens de cair o queixo com falésias, mar azul e areia branca. Parece até um fundo de tela de computador de tão lindo.



Melissani e Drogarati Caves
Vou começar pela Melissani Cave, que é simplesmente surreal. Imagina um lago subterrâneo de água azul-turquesa, dentro de uma caverna que tem um buraco no teto, por onde entra a luz do sol… Parece cenário de filme. Quando o sol está no alto, a água reflete uma luz tão forte e azul que dá a sensação de que o barco está flutuando no ar. É de cair o queixo!
Você faz um passeio curtinho de barquinho dentro da caverna, que dura uns 10 minutos. E a história do lugar é bem curiosa: dizem que era um lago sagrado na antiguidade, dedicado ao deus Pan. A dica de ouro? Tente ir por volta do meio-dia, quando o sol está no ponto certo e o efeito da luz é ainda mais mágico.


Quando fomos estava com uma filinha mas andou bem rapidinho. Os ingressos são vendidos apenas na porta e na hora. Outra dica boa: se puder evitar em dias em que tem navios atracados na ilha, melhor. Muitos dos passageiros dos navios correm pra conhecer a caverna e ela fica absolutamente lotada nesse dia.
Pertinho dali (uns 10 minutos de carro), fica a Drogarati Cave. Diferente de Melissani, aqui você entra numa caverna enorme, cheia de estalactites e estalagmites, com mais de 150 milhões de anos. Infelizmente não conseguimos ir nessa mas parece ser linda também.
Antisamos Beach
Diferente da maioria das praias de Kefalônia por ser uma praia maior, com bastante estrutura de barracas, restaurantes, entretenimento… é uma praia linda. Se você estiver visitando a ilha com criança, se quiser um pouco mais de conforto/estrutura ou se quiser almoçar na praia, esse é o lugar pra você.
Uma dica legal é: se você estiver vindo do norte até antisamos, vá parando nas muitas praias de mar azul do caminho. Várias delas não estão no mapa, outras nem nome tem, mas acredite são deliciosas.

Assos
Outra parada imperdível na ilha é o vilarejo de Assos. Parece até locação de filme de tão fofo. Super pequenininho, com uma prainha gostosa e absolutamente fotogênico, uma gracinha e não pode ficar de fora do seu roteiro.
Assos fica no norte da ilha, não muito longe de Fiskardo, e é o tipo de lugar que parece ter parado no tempo. A estrada pra chegar até lá já é um espetáculo à parte: cheia de mirantes, curvas (prepare-se!) e aquele visual de tirar o fôlego. Quando você começa a descer e vê o vilarejo abraçado pelo mar. Super lindo.



A vila em si é minúscula, mas super charmosa. As casas são coloridinhas, com flores nas janelas, e o porto tem um ar super tranquilo, com barquinhos balançando preguiçosamente. Tem umas tavernas beira-mar que são puro charme — você pode sentar pra almoçar praticamente com o pé na água! A vibe aqui é zero pressa, só relaxar e curtir o clima.
Se quiser conhecer mais, vá até o alto da fortaleza e veja o vilarejo de um outro ângulo igualmente maravilhoso.

Myrtos Beach
A praia que é o cartão postal da ilha não pode ficar de fora do seu roteiro. Sabe aquelas praias de capa de revista que a gente olha e pensa que tem edição na foto? Pois é, Myrtos é isso e mais um pouco. E o melhor, sem edição nenhuma.


Ela fica no noroeste da ilha, meio caminho entre Argostoli e Fiskardo, e só a chegada já é um evento. A estrada que desce até a praia tem vários mirantes (prepare-se pra fazer um milhão de paradas pra tirar foto!) e a vista de cima é daquelas de cartão postal: um paredão de penhascos brancos, um mar de um azul quase neon e uma faixa de areia clara fazendo a curva perfeita. Dica: Pare no mirante que fica na estrada para entender a beleza que estou tentando descrever pra você aqui.
A praia em si é uma mistura de areia com pedrinhas brancas, então vale a pena levar uma sandália ou sapatilha de praia porque pode incomodar um pouco pra andar. Outra informação importante: a praia tem pouca estrutura de guarda sol. Ou seja, se quiser um, tem que chegar cedo. E se não conseguir, recomendo que leve a sua barraca por que a praia oferece pouquíssima sombra e todas bem próximas aos paredões de pedra. Não recomendo ficar ali pois existem diversos alertas de pedras rolando. Pode ser um tanto perigoso.



Petani Bay
Essa é uma das praias mais famosas da ilha e quando vai chegando perto dela você entende exatamente o porque. Ela fica na península de Paliki e tem aquele visual clássico da ilha: penhascos enormes, mar azul-turquesa e pedrinhas branquinhas na areia. O acesso é fácil, com uma estradinha cheia de curvas (como quase tudo na ilha!), mas quando você chega lá embaixo… uau! O mar é cristalino e perfeito pra um mergulho refrescante.

O melhor de Petani? O pôr do sol! Sério, é um espetáculo ver o sol se pondo no horizonte, com o céu todo colorido e aquele marzão azul virando dourado. A vibe é super relax e tem umas tavernas pé na areia onde dá pra jantar com essa vista de cinema. Perfeito pra fechar o dia com chave de ouro!
DICA: E essa provavelmente vai ser a dica mais especial que você vai receber dessa ilha. Então, quando estiver lá, lembre de mim e desse post aqui porque tenho certeza que você vai me agradecer depois. No canto direito de Petani Bay tem uma barraquinha de aluguel de caiaque. Alugue seu caiaque ali e vá navegando pela direita, beirando as pedras, até quase o final delas. Quando chegar lá você vai ver uma passagem estreitinha, para a direita, por entre as pedras. Entre ali com o seu caiaque e chegue na praia deserta mais paradisiaca que você vai encontrar na ilha. É apenas um sonho e dá vontade de ficar horas e horas ali. Depois volta aqui e me conta se valeu ou não valeu a dica.




Fteri Beach
Na minha opinião uma praia que não pode ficar de fora do seu roteiro. A primeira foto do post é de la. De cair o queixo. Top 3 da ilha, na minha humilde opinião. Fomos com um barquinho contratado, mas acho que a melhor dica pra essa praia é alugar um barquinho e fazer self-drive nessa região. Não tivemos tempo infelizmente, mas tenho certeza absoluta que seria o nosso programa preferido na ilha. Pegamos o barco em Zola e lá mesmo você poderia alugar um barquinho pro seu self drive. Se for passear por ali, pare em Myrtos, na Blue Lagoon, em Amidi Beach e em Agia Kiriaki. Pelas minhas pesquisas são as praias mais lindas dessa área.


Outras praias
O que não faltam são praias lindas e paradisíacas em Kefalônia. Anotei outras aqui que foram indicações dos moradores de lá e de pessoas que já visitaram a ilha e podem fazer parte do seu roteiro: Xi Beach (praia da areia vermelha), Lagkadakia, Kako Lagadi Beach, Makris Gialos Beach…
Argostolli
A capital da ilha, apesar de não ser um lugar tão atraente na minha opinião, tem uma das atrações não-praia mais famosas da ilhas: as tartarugas caretta-caretta, que são absolutamente imensas. No porto é possível ve-las, então se você estiver com crianças ou quiser conhecer mais sobre esses bichinhos, na capital você vai conseguir. Aproveite para conhecer o Mercado Central, a pracinha e a famosa (e sem graça hahahaha) ponte De Bosset.

Vinícolas Locais
Kefalonia é famosa pelo vinho Robola. Visite vinícolas como Gentilini ou Orealios Gaea para degustações e aprender sobre o processo. Orealios Gaelia é a vinicola mais famosa da ilha, mas você pode visitar também a Gentilini Winery e a Haritatos Vineyard.
Onde comer em Kefalônia
Eu poderia escrever várias dicas aqui, mas para ser super sincera, essa não era uma questão pra gente. Nessa viagem estávamos mais interessados em curtir os lugares do que em comer bem, mas acreditem, conseguimos comer bem mesmo assim hahahahha. As dicas não são necessariamente dos melhores restaurantes da ilha, mas sim de lugares que fomos e curtimos.

- Emelisse Restaurant: O restaurante do hotel Emelisse é delicioso. Acho que vale uma reserva pra comer por lá. Tente chegar antes do pôr do sol para curtir a paisagem que é linda.
- Apagio e Tassia: Foram os restaurantes que mais nos indicaram na Vila de Fiskardo. Não conseguimos ir a nenhum dos dois pois estavam lotados. Acho que o bacana em Fisrkardo é sentar, beber um vinho e assistir o ir e vir das pessoas.
- Alati: O restaurante que fica de frente para o pôr do sol. Se você quiser uma mesa com vista, reserve com antecedência.
- Taverna Petani: um restaurante muito simples, super local, zero luxo e com a comida mais gostosa da viagem. Sem brincadeira. Gostamos tanto que fomos lá duas vezes. Ele fica super perto do Petani Bay Hotel, então, foi a nossa escolha pra jantar em duas noites. Adoramos!
- Ksouras Tavern Restaurant: Sabe aqueles restaurantes de beira de praia… então, é isso. Comemos ai num dia de “pressa” e a comida estava gostosa. Fica na praia de Petani.

Ainda em Fiskardo, recebemos no hotel as seguintes indicações de restaurante… Ellis, Vaso´s, Tra Due, Fish-kardo. Não experimentamos.
Sem dúvidas Kefalônia nos surpreendeu de forma muito positiva. Estávamos esperando praias lindas e a simpatia grega, mas tivemos muito mais que isso. Como a ilha ainda não tem um turismo de massa como muitas ilhas outras da Grécia, os preços não são estratosféricos, os lugares não ficam absurdamente lotados e as belezas são quase intocadas. Sem dúvidas, uma ilha que deve ser incluída pelo seu roteiro das ilhas jônicas.
Se quiser ver os videos da minha viagem para Kefalonia, clique aqui.
Se quiser saber mais sobre a Grécia, clique nos posts abaixo:
E se quiser mais posts sobre a Europa, o que não faltam são opções por aqui:
E tem muito mais na aba de destinos – Europa.
Espero que vocês tenham curtido esse post e que ele te ajude a organizar ou te inspire em uma próxima viagem para a Grécia e para Kefalônia.
Viajamos em agosto de 2024.
Se esse post te ajudou de alguma forma eu fico muito feliz em saber! =) Se você quiser retribuir a ajuda, basta reservar seus hotéis por esse link, comprar seu seguro saúde internacional por esse link e alugar seu carro por esse link.. Todas essas empresas são parceiras do blog e são empresas que eu uso nas minhas viagens. São empresas de absoluta confiança. Fazendo isso você gera uma pequena comissão para nós e não gasta nada a mais com isso. Essa é uma forma de remunerar o meu trabalho para que eu possa continuar conseguindo fazer posts completos, dicas e informação para vocês sempre. MUITO OBRIGADA!