Esse post parece estar meio atrasado né? E está mesmo. Mas na verdade, ele atrasou pois o meu dia dos namorados também atrasou um pouco. Como tinha acabado de chegar de viagem, eu e Alexandre preferimos adiar a data, e resolvemos comorar na última sexta-feira.
Optei por fazer um jantarzinho em casa e colocar em prática meus dotes culinários. Posso falar uma coisa para vocês? Eu arrasei! Achei tudo bem gostoso e ele também adorou. Ponto!
Resolvi fazer 3 pratos: entrada + principal + sobremesa. A ideia era reunirmos coisas que nós dois amamos em um só menu. Então comecei com bruschettas napolitanas e queijo da serra da estrela, depois fomos para o risoto trufado com cordeiro e para sobremesa, panquecas de doce de leite do 348. Ficou uma delicia! Agora, vamos ao que interessa? Vamos as receitas?
- Pão italiano
- Tomate picado
- Mr. Dash alho e cebola
- Muzzarela de Búfala
- Azeite
- Sal/Pimenta do Reino
O esquema aqui vocês já conhecem né? Corta o tomate em quadradinhos, tempera com sal, pimenta, Mr. Dash e azeite e deixa pegando o gosto mais ou menos uns 30 minutos. Depois é só colocar em cima do pão com a muzzarela de búfala e colocar no forno para derreter um pouco. Simples assim. Se você quiser dar um toque extra, coloque um queijinho parmesão por cima antes de colocar no forno. Ele derrete por cima de tudo e fica super gostoso.
Para o Risoto
- Risoto Trufado
- Azeite trufado
- Vinho Branco
- Caldo de legumes
- Cebola, sal e pimenta
- Queijo parmesão ralado
Comprei o Risoto trufado em SP, na Tartuferia San Paolo, ou seja, já é meio caminho andado. O procedimento da produção do risoto é o mesmo sempre. Você pode olhar aqui ou aqui como se faz. Na hora de finalizar, coloquei uma colherzinha de uma pasta trufada que trouxe de viagem (opcional) e finalizei com queijo e azeite de trufas. Ficou super gostoso.
Para o Cordeiro
- Carré de Cordeiro (mais ou menos 3 “perninhas” por pessoa”)
- Vinho Tinto Seco de Mesa
- Cebola/Alho
- Ervas Frescas (usei tomilho e alecrim)
- Sal/Pimenta
O pulo do gato aqui é deixar o cordeiro marinando um bom tempo. Eu acabei deixando mais do que precisava, mas isso não é ruim não. Diria pra deixar pelo menos umas 4h na marinada. A ideia é que o vinho tinto cubra toda a carne. Nessa marinada coloque uma cebola cortada, um alho amassado e as ervas a gosto. Na hora de fazer, sele o cordeiro em uma frigideira beeeem quente por uns 2 minutos de cada lado e finalize no forno por uns 5 a 8 minutos (foi o tempo do meu para que ele ficasse rosado por dentro). Depois é só servir com o risoto.
- 1 xícara de Farinha de trigo
- 1 colher cheia de manteiga
- 1 Ovo
- 1 xícara de Leite Desnatado
- Doce de Leite a gosto
Para fazer a massa basta misturar a farinha, o ovo, a manteiga e o leite no liquidificador. Quando a massa ficar homogênea coloque na frigideira e espalhe o máximo possível para que ela fique fininha. Depois de pronta, deixe esfriar pra só então rechear com o doce de leite. (Eu fiz na noite anterior para facilitar e deixei na geladeira até a hora do jantar. Funcionou super bem). Na hora de monta, recheie a massa com o doce de leite e capriche no recheio, faça as panquecas e pronto. Deixe um 5 minutos no forno para o doce de leite derreter e já pode servir. Ofereça com sorvete de creme. Fica uma delicia.
E ai? Gostaram? Ficaram com água na boca? Eu adorei ter feito essas receitas. Foi um sucesso lá em casa. Não posso deixar de agradecer a Juca, do blog O que tem na geladeira hoje, que me deu a maior força e apoio moral para fazer o cordeiro. Me ensinou o passo a passo e super colaborou pro sucesso do jantar! =)
Nath do céu, fiquei com água na boca agora (apesar de já ter almoçado)!!!!
Eu não sou expert em cozinha, mas esta sua receitinha me deixou com vontade de ir pra cozinha,
com certeza irei fazer!!!
Obrigada por compartilhar conosco essa gostosura!!!
Todos os dias estou por aki, no youtube, snap e face, agora que te descobri não te largo mais.
Bjocas
Meu deus! Que comentário mais fofo!
=)
Obrigada Aldrey! Adorei saber disso e tô adorando que você não me larga mais! ahahaha =)
Quanto a receita, vai por mim, é muito mais fácil do que parece.
Manda ver e depois me conta como ficou.
Se postar, não esqueça de usar a #receitascqa pra eu poder ver!
Beijos