Quem me acompanha aqui no blog sabe o quanto sou uma pessoa preocupada com a saúde e com a minha alimentação. Já passeio por infinitas dietas, vigilantes do peso, atividades físicas e etc, mas não sou nenhuma louca varrida. Não faço dietas malucas, estou sempre acompanhada por algum médico e gosto de ver como o meu organismo reage em cada situação dessas. Minha última tentativa, que eu mesma estou chamando de reeducação, nada mais é do que mais uma dieta, mas dessa vez, onde eu estou aprendendo a comer melhor (dentro das minhas limitações) e entendendo o que eu posso misturar com o que nas refeições.
Já contei que tenho paladar infantil, certo? Não como muitas coisas, não como nada verde (exceto a couve da feijoada e aspargos frescos #phyna), sou fresquinha, um pouco chata para comer e isso faz com que qualquer dieta seja muito dificultada. Somado a isso, sou uma carblover. Ou seja, amo carboidrato: pães, massas, batata… o que faz com que eu tenha ainda mais dificuldade para me adaptar a uma alimentação mais “magra”.
Mas como vou viajar em setembro, entre numa dieta mais rigorosa, acompanhada por uma médica que me ensinou o que eu posso e o que eu não posso misturar nas minhas refeições e isso tem feito muita diferença pra mim. Ela não vetou o carboidrato, mas me mostrou os melhores para comer, como e quais misturar, quantidades que eu poderia comer para conseguir os resultados que eu queria… Honestamente? Só sinto que eu estou fazendo dieta no final de semana. De fato isso é um pouco sofrido. Bebo menos do que eu gostaria e como menos porcarias, mas dá pra aguentar por algum tempo.
Mas o melhor de tudo é que estou me obrigando a comer várias vezes ao dia (assim não chego nas refeições principais enlouquecida de fome) e to comendo gostosinho. Tenho levado comida para o trabalho (sempre rola la no snap @coisasu uma espiadinha das minhas marmitas) e quando como na rua opto por restaurantes a kilo durante a semana e assim consigo comer exatamente o que eu posso e o que eu gosto sem passar fome ou sair da “dieta”.
Meu almoço de 2ª a 6ª costuma ser assim: 2 colheres de sopa de arroz integral + 1 concha pequena de caldinho de feijão + proteína (frango ou carne normalmente) + legumes. Alguns legumes eu posso comer a vontade como palmito, brócolis e cogumelos, outros tem que ser com moderação. Como batata doce, milho, ervilha, cenoura e beterraba. Se coloco um desses que tem que ser moderado, tiro um pouco do arroz. A famosa lei da compensação. A noite, continuo sem carboidratos e tomo sopa de legumes ou omelete ou carpaccio ou proteína com algum desses legumes que eu posso comer a vontade.
Ainda não tenho os resultados oficiais, mas estou satisfeita com as mudanças que eu tenho sentido no corpo e visto na balança. Extra-oficialmente em 18 dias foram 2,5kg. Isso sem muita atividade física (exceto uma corridinha de 5km no fim de semana). Coisa que eu pretendo colocar de vez na minha vida, mas ainda não consegui. E é uma das minhas metas para esse ano, lembram?!
Como vocês já me perguntaram sobre essa dieta e sobre as marmitas, resolvi colocar uma explicação aqui para vocês. Se tiverem qualquer dúvida ou quiserem alguma explicação mais técnica, deixem ai nos comentários que eu peço para a minha médica responder e explicar tudo direitinho.
Nati, conta pra gente o que você tem comido no café da manhã e lanches intermediários… a minha maior dificuldade é abandonar o pão no lanchinho da tarde!
Oi Lu!
Minha alimentação tá mais ou menos assim:
6h – Pré-treino: Fruta
7h30 – Café: Tapioca pequena (2col sopa) com queijo minas e peito de peru
10h30 – Lanche: Fruta ou Barrinha de até 100kcal ou 2 polenguinhos light ou iogurte zero com linhaça (as vezes pulo esse)
13h – Almoço: 2 col sopa de arroz integral + caldinho de feijão + proteína + salada ou legume (os que tem carboidrato tenho que maneirar)
16h30 – Lanche: Mesma tapioca do café
19h – Lanche 2: fruta ou polenguinho (as vezes eu pulo essa! depende da hora do jantar! se eu for pra academia a noite ai como fruta aqui e não faço o pré treino das 6h)
21h – Jantar: Sopa ou Carpaccio ou Omelete ou salada + proteína
Ufa! Claro que isso foi feito para se adequar ao meu organismo, as minhas metas e as minhas
chaticesdificuldades de alimentação.Até o momento estou satisfeita pois não tenho sentido fome e estou vendo diferença no meu corpo, mas vamos ver a avaliação da médica.
Vou lá no fim dessa semana.
Beijos