Dia 1º de janeiro, como era de se esperar, estava tudo fechado no Porto. Então, quando íamos para Coimbra, a concierge do nosso hotel nos recomendou passear por Braga e Guimarães e, sem dúvidas, foi uma ótima pedida. Infelizmente não conheci Coimbra, mas adorei Braga e Guimarães.
Pegamos o carro e caímos na estrada. O caminho, assim como todos que percorremos em Portugal, é ótimo. As estradas são super bem sinalizadas, conservadíssimas e as cidades ficam quase do lado do Porto. Em menos de 40 minutos você chega.
Começamos o passeio pela cidadezinha de Guimarães. Andamos de carro por lá, vimos o movimento, a igreja central e seguimos para o castelo. Como era o primeiro dia do ano ele estava fechado, mas ainda assim valeu a pena. Ele é super bonito e fotogênico.
De lá, seguimos para Braga, e assim como sua vizinha, estava com tudo fechado. Por lá, conhecemos a catedral, passeamos pelas redondezas, pelas ruazinhas de comércio e depois voltamos para o Porto.
Foram visitas muito rápidas, mas que valeram muito a pena. Quem tiver tempo por lá pode fazer turismo nessas duas cidades, que além de serem mais perto que Coimbra, são super lindinhas também.
Coimbra é uma boa opção para fazer no dia da viagem Lisboa – Porto. Fica mais ou menos a meio do caminho e apesar de bem charmozinha não tem tanta coisa assim para ver não. Recomendo o antigo convento de Santa Clara junto ao rio, o centrinho e a zona da Universidade. Possível de fazer tudo a pé. Se quiserem planear com tempo essa parada, aceitam marcações para visitar a Biblioteca da Universidade, nunca consegui entrar por falta de planejamento mas diz que é linda de morrer.
Boas viagens 🙂
misspipetaseviagens.blogspot.pt
VC fez melhor negócio indo pra Braga, do que pra Coimbra. Deixe Coimbra e Aveiro, bem como Figueira da Foz, pra conhecer quando tiver um filho! Em Coimbra, a beleza está nas universidades e no Portugal dos pequeninos, fora isso, num dia morto, não tem nada pra fazer!
Foi o que me disseram também! Fico feliz, porque adorei o castelo de Guimarães! =)
Beijos