Uma das melhores coisas de trabalhar no centro do Rio (além de estar pertinho do Saara – coração de pechinchas da cidade) é poder estar a poucos passos dos melhores museus e centros culturais que a cidade oferece. Um dos mais conhecidos é o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Pra mim, ele é também um dos melhores. Ontem, tive a oportunidade de dar um pulo lá na hora do almoço (?) para conferir a exposição da Yayoi Kusama. Já adianto que é uma super dica para o final de semana chuvoso hein.
“Obsessão Infinita” é a primeira exposição panorâmica da artista no Rio e está sendo produzida pelo Instituto Tomie Ohtake, em colaboração com o estúdio de Yayoi. A mostra traz uma centena de obras com a curadoria de Philip Larratt-Smith (curador do Malba – Fundación Constantini, Buenos Aires) e de Frances Morris (curadora da retrospectiva da Kusama na Tate Modern de Londres). Um dos destaques da mostra é a instalação “Dots Obsession”, que traz seu conhecido padrão de pontos e bolas coloridas. Sem dúvida a minha preferida!
Selfie na “Dots Obssession” pra vocês!
Lá em cima, coloquei uma frase, que na minha opinião, traduz o espírito da exposição. Yayoi Kusama tem uma doença mental e por causa dela “vive” em um mundo super particular, onde as bolas são a grande atração. Sua condição faz com que ela consiga criar suas obras sejam elas instalações, esculturas ou pinturas. A artista já até fez uma parceria com a Louis Vuitton para estampar alguns acessórios da marca. Essa exposição é bem bacana e é uma boa dica para quem quiser curtir um programa diferente no final de semana. Inclusive com as crianças. O CCBB funciona de 4a a 2a, das 9h às 21h, na Av. Primeiro de Março 66, Centro. A entrada é gratuita.