Variados

Fazenda São Luiz da Boa Sorte

10 nov 2021

Nesse post você vai encontrar detalhes sobre a Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras, no Estado do Rio de Janeiro. Informações de como chegar, o que fazer, acomodações, estrutura, atividades para crianças, gastronomia e muito mais.

Vic cresceu e finalmente o momento tão aguardado aconteceu: voltamos pra um hotel fazenda. Dessa vez, com Sofia a tiracolo. Queríamos um local perto do Rio e que pudesse proporcionar para as meninas uma experiência de hotel fazenda mesmo, mas com conforto pra gente também. Escolhemos conhecer a Fazenda São Luiz da Boa Sorte.

A Fazenda fica em Vassouras, no Vale do Café, há aproximadamente 2h30 de carro da cidade do Rio de Janeiro. São 82km de distância e apesar de parecer perto, os muitos quebra molas e o trajeto por entre cidades faz com que o tempo percorrido acabe sendo maior do que poderia. De qualquer forma é uma estrada boa e uma viagem bem tranquila.

História

A Fazenda São Luiz da Boa Sorte é fruto da união de duas importantes fazendas do Ciclo Áureo do Café, a São Luiz e a Boa Sorte. Única das grandes fazendas do café com esta localização privilegiada, é um primor do século XIX em plena forma, depois de restauração meticulosa, tocada em diferentes fases pelos arquitetos João Reis e Gilmar Peres

Mas voltando aos tempos de hoje, depois de tanta história não podiamos esperar que essa viagem fosse uma simples ida para um hotel fazenda né? Hospedar-se na Fazenda São Luis da Boa Sorte é dormir e acordar com toda essa história. O casarão repleto peças do século 18 e 19 nos faz lembrar tudo que já aconteceu ali. Quartos e suites que já hospedaram tantos grandes nomes da nossa história e hoje guardam memórias desse tempo.

O tour que conta um pouco da história da fazenda. Esse tour é gratuito e está incluido no valor da diária.
Alguns exemplos de objetos da época da construção da fazenda. Olha o tamanho da chave! Imaginem que eles tinham mais de 100 dessas para carregar!
O meu quarto eram essas portas bem em frente a mesa posta do jantar. Incríevel você poder estar dentro da historia de uma forma tão intensa e tão constante como na Fazenda. Essa mesa não é usada pelos hospedes, é apenas para expor as louças e prataria usada na época.

Acomodações

Nós ficamos hospedados na suíte da Baronesa, uma suite linda, no segundo andar da casa, que são meio que dois quartos em um. Um com cama de casal e um dossel histórico, e outro com duas camas de solteiro e um lustre que fez a Vic contar para todos que estava dormindo no quarto da princesa. São os detalhes e a manutenção dessa história que fazem o encantamento crescer.

Esse era o nosso quarto. A suíte da Baroneza. Fotos de divulgação.

Não pude deixar de notar quando cheguei no quarto que além do berço para a Sofia, eles tinham colocado grades na cama para a Vic e tinha uma banheirinha no banheiro. Quem tem criança repara essas coisas né?

Além do nosso quarto que fica na categoria das suites históricas, a fazenda possui outras 20 acomodações. Elas são divididas entre as suites coloniais que ficam no térreo do casarão, uma casa colonial e as suites da Vila Hípica que fica a uns 10 minutos de caminhada das principais atrações da fazenda. Pessoalmente, acho que vale ficar na sede ou próximo dela, principalmente se você está com crianças pra evitar o ir e vir até a Vila Hípica.

A Fazenda São Luiz da Boa Sorte

No entorno do casarão você encontra o lago com prainha, tirolesa molhada, caiaque, pedalinho e stand up paddle e bem pertinho dele a fazendinha, que é um sucesso com as crianças. Lá tem galinhas, perus, coelhos, porquinho da índia, cabra, ovelha, cavalo… muitos bichinhos pra animar a criançada.

Um hotel com tanta história não poderia deixar isso passar em branco. Então, eles organizaram dois tours para contar toda a bagagem histórica dessa fazenda. Um no sábado focado no casarão, e um no domingo, de trenzinho, para mostrar a propriedade e o museu do café. Super interessante.

Se você está mais interessado em relaxar, pode ficar tranquilo. No spa, tem academia, uma piscina aquecida e sauna. Se quiser, pode pagar a parte por uma massagem relaxante também. Mas em tempos de covid, não esqueça de marcar o seu horário na recepção.

A piscina oficial da fazenda, fica coladinha ao casarão, ela é climatizada e pode ser usada em qualquer horário. As crianças adoram porque durante o dia faz um calorão, e os adultos também, porque bem ao lado dela tem um bar de drinks delicioso. Não tem como ser ruim né?

Gastronomia

É ali do lado também que fica o restaurante Tulha, o único disponível na fazenda. É nele que você vai fazer todas as refeições. O café da manhã vai das 8h às 10h, o almoço de 12h30 às 14h, o lanche acontece às 17h, o queijos e frios às 19h30, mesmo horário do jantar das crianças, e o jantar dos adultos é as 20h45.

Na varandinha do restaurante, bem na beirinha do lago, você certamente vai passar grande parte do seu tempo ocioso na fazenda. É um espaço charmoso e gostoso de ficar, é aonde acontece o queijos e frios e a música ao vivo aos sábados.

Achamos a comida bem gostosa. Comida caseira, sempre com saladas varias e diversas opções de pratos quentes. Isso sem falar das sobremesas, sempre com mais de 5 opções. Uma tentação.

Pras crianças sempre tem arroz, feijão, macarrão (tipo Spoleto), nugget, legumes e alguma outra proteína. Além de suco e água.

Vic comendo com os amiguinhos que fez durante o final de semana no Hotel Fazenda.
O pratinho que eles fizeram pro jantar da Sofia, com tudo que eu pedi e no horário que eu precisava. ?

Atividades para as crianças

Essa foi a primeira vez na vida que a Vic quis ir para uma recreação. Desde o primeiro minuto na fazenda ela se interessou e foi super com a cara da Tia Gabi, a recreadora que estava lá no final de semana que fomos.

A recreação funciona das 9h30 às 22h, com um intervalo das 18h às 19h30 para as crianças tomarem banho. Os recreadores são super gentis e carinhosos e as brincadeiras são sensacionais e totalmente adaptadas para a idade das crianças que estão ali.

No sábado o dia começou com a fazendinha e logo Vic foi com a recreação conhecer o Museu do Café. Eles contam um pouco a história da fazenda, de um jeito bem lúdico e apresentam o museu de forma super discontraída. Nesse mesmo tempo os adultos estavam fazendo o tour histórico dentro do casarão. Em seguida as atividades foram no lago e foi ai que aconteceu a Tirolesa molhada que a Vic tanto amou. Uma tirolesa que cai na água. Ela morreu de medo mas depois que foi a primeira vez amou. A tarde teve esqui bumbum, piscina e a noite uma caça ao tesouro com lanternas. Sensacional!

Ainda no sábado pagamos a parte por uma cavalgada que Vic adorou. Esse contato com os animais e com a natureza é uma das coisas mais preciosas que temos quando vamos a um hotel como esse né?

Protocolos de COVID

Como na maioria dos locais, a máscara é exigida nos ambientes fechados como restaurantes e áreas comuns do casarão. Nas áreas externas a maioria dos hóspedes usava quando estavam perto de outros hóspedes.

A temperatura de todos foi medida no dia que chegamos, ainda dentro do carro. A fazenda também disponibiliza álcool gel espalhado em diversos pontos.

Fora isso, achei os espaços fechados bem arejados, janelas abertas sempre e um bom distanciamento entre as mesas do restaurante.

Geral

Pros papais e mamães de home office a internet funciona em todo o hotel e é ótima. Podem ficar tranquilos e se organizar para trabalhar de lá e deixar as crianças curtindo mais um pouquinho.

Se você quiser e precisar, pode solicitar um serviço terceirizado de babá. O hotel indica algumas pessoas que podem te ajudar a cuidar dos seus pequenos na sua estada.

Acho que deu pra perceber que curtimos muito a experiência e certamente vamos voltar ao hotel. E sair de um lugar desses com gostinho de quero mais é o que tem de melhor. Valeu a pena! Até breve Fazenda São Luiz da Boa Sorte.

SERVIÇO

Fazenda São Luiz da Boa Sorte
BR 393 – Rodovia Lúcio Meira – KM 210 – Vassouras/RJ
+55 (21) 99250-9798
+55 (21) 96823-9954
https://fazendasaoluizdaboasorte.com.br/
@fazendasaoluizdaboasorte

Se você quiser ver outras viagens com criança pelo Estado do Rio e pelo Brasil clique abaixo em algumas que já fizemos:

Deixe seu Comentário

Voltar para a Home