Brasil, Destinos

Fazenda do Serrote

14 jul 2019

Sempre imaginei o dia que ia levar meus filhos para um hotel fazenda. Não que eu seja assim uma pessoa muito “rural”, mas na minha cabeça, esse era um programa que com toda certeza eu faria com eles. Pois bem, Vic completou 2 anos e fizemos nossa primeira viagem para hotel fazenda com ela. Escolhemos a Fazenda do Serrote pra começar a aventura.

A Fazenda do Serrote fica no município de Santo Antônio do Aventureiro, em Minas Gerais, a mais ou menos 3h30 do Rio, em uma estrada ótima e de paisagens lindas e edílicas.

A ideia do Flávio e da Ana Paula, os proprietários e idealizadores da Fazenda do Serrote é fazer da propriedade um local intimista, onde você se sinta em casa, bom para as crianças e também muito bom para os adultos. E tudo na fazenda é pensado para fazer com que isso realmente aconteça e para que você se sinta na fazenda da sua família.

Os quartos são bem variados. Tem opções mais “simples” que são quartos amplos com cama de casal, varandinha com rede e um bom banheiro. Outros quartos mais luxuosos que contam com jardim de inverno e jacuzzi. Tem ainda os quartos maiores para famílias, que são quase pequenas casinhas com 2 quartos e muito conforto para acomodar todo mundo.

Todas as refeições acontecem em duas salas muito bem decoradas, com painéis pintados à mão com imagens da fazenda, mesas de madeira de lei e lindos lustres de cristal que fazem com que você se sinta em uma daquelas fazendas de café que vemos em novela, sabem? O café da manhã, servido a partir das 8h, atende aos adultos e as crianças, assim como o lanche da tarde, que acontece às 16h30. O almoço das crianças é as 12h, o dos adultos 14h30. Já o jantar dos pequenos começa às 19h e o dos adultos as 20h30.

Aliás, a gastronomia é um dos pontos altos de lá. Todas as refeições são feitas em grande parte com alimentos frescos produzidos na própria fazenda. Comida boa, bem temperada e realmente gostosa. Diferente da maioria dos hotéis fazenda que você vai conhecer por aí. Para as crianças sempre tem dois tipos de proteína, macarrão, arroz, feijão e legumes variados. Além das “porcarias” que as crianças adoram: batata frita, pasteizinhos e algumas sobremesas.

E quando pensamos em hotel fazenda a primeira coisas que pensamos é nos bichinhos e no entretenimento das crianças. A poucos passos dos quartos e da parte central da fazenda você encontra o galinheiro com galinhas e patos e também o local aonde fica o porquinho, a cabra e uma família lindas de pequenos coelhos. Aliás, os coelhos grandes ficam soltos pela propriedade e vira e mexe você você vê alguns deles saltitando perto de você. As crianças ficam malucas.

Além dos bichinhos, o hotel conta com uma equipe de recreadores que organizam atividades e brincadeiras com as crianças das 9h às 22h. Exatamente, você não leu errado, até as 22h, tem atividade. As crianças maiores nem vêem os pais. Desaparecem brincando o dia todo pela fazenda com os recreadores. A programação diária é disponibilizada no quarto e você pode se organizar para participar de tudo que acontece.

Para os pequenininhos, o hotel disponibiliza um serviço terceirizado de babá (pago a parte) e alguns recreadores fazem atividades na brinquedoteca da fazenda. Vic participou com as outras crianças de atividades como a cavalgada (ela não foi cavalgar de fato, mas fomos lá, colocamos o capacete, vimos os cavalos…), passeio de pônei, alimentar as galinhas, pescaria, alimentar os coelhinhos… ela curtiu.

Para os adultos também tem cavalgadas (incluídas no valor da diária). Além de uma área de relaxamento deliciosa com piscina aquecida, cachoeiras e sauna. Se você quiser, pode ainda contratar uma massagem. Eles têm funcionárias terceirizadas que trabalha na fazenda. Nós fizemos e achamos uma delícia.

Pra completar você pode também pegar um sol e dar um mergulho na praia do laguinho. Aliás, nesse lago é possível fazer diversas atividades além da pescaria. Tem pedalinho, caiaque e até um passeio de barco (pras crianças) para entender mais sobre os peixes e bichinhos que vivem no entorno do lago. 

Como vocês podem perceber eu adorei a experiência. Acho que os pontos positivos são muitos. Nós realmente gostamos da experiência. Com relação aos ponto negativos, identificamos poucos: acho que o que mais chamou nossa atenção foi o fato de ser uma experiência cara do meu ponto de vista (apesar do conceito de caro e barato ser muito relativo) . 

Outra coisa que pesou contra foi o atendimento pré-hospedagem. Conseguir falar com eles, ligar, reservar é complicado. Por um lado eles não tem culpa pois a Fazenda é pequenas e os quartos esgotam rápido, por outro, eles parecem ser um pouco enrolados na hora de fazer as reservas. Mas ainda assim, nada que estrague a experiência.

O hotel disponibiliza internet gratuita no bar, mas nos outros ambientes quase não pega. O telefone também não pega bem. Ou seja, você fica realmente desconectado se quiser. E é exatamente isso que eles querem, que os hospedes se desliguem e curtam a experiência.

Pessoalmente achei que é um excelente programa para adultos (país de crianças de 4+ que topam ficar com os recreadores) e para grupos de amigos. Crianças pequenas curtem também, mas muuuito menos que as maiores. E acho que não é exatamente um destino pra casais.

Valeu muito a pena! Quero muito voltar em alguns anos quando Vic for maior e aproveitar as muitas brincadeiras e experiências que os recreadores proporcionam. 

SERVIÇO:

Fazenda do Serrote
Zona Rural – Santo Antônio do Aventureiro
Telefone: (21) 3243-5659 ou (32) 3286-1313
www.fazendadoserrote.com.br

 

Se você quiser ver outras viagens com criança pelo Brasil clique abaixo em algumas que já fizemos:

Deixe seu Comentário
Voltar para a Home