A Aurora Boreal é um fenômeno luminoso que ocorre no céu das regiões polares, ao norte da Terra (ao sul também ocorre, mas chama-se Aurora Austral). É possível observá-la nos países que alcançam o círculo polar. Digo como testemunha ocular é incrível!
Ela pode ser vista durante à noite ou no fim da tarde, mas não existe um horário certinho para acompanhar. É mais comum de aparecer no período do inverno mas, como ela aparece na região norte do planeta, quando é inverno lá é verão aqui no Brasil, então, prepare-se para o frio.
Aqui estão algumas dicas para fotografar a aurora:
- Cheque a intensidade das luzes da aurora em sites especializados antes de sair à caça à noite.
- Cheque a meteorologia, porque se estiver um tempo nublado não será possível ver as luzes.
- Leve um tripé e uma câmera que tenha modo manual.
- Deixe o tempo velocidade do obturador entre 10-20 segundos.
- Lentes claras e grande-angulares ajudam a capturar as luzes.
- Coloque o ISO no valor mais alto que a sua câmera suporta sem deixar muitos ruídos na imagem.
- Para melhores resultados, fotografe em áreas com baixa ou nenhuma luminosidade artificial, ou seja, longe das luzes da cidade.
- Leve baterias extras e deixe-as quentinhas no bolso do seu casaco. A baixa temperatura dessas regiões polares e as longas exposições das fotos acabam rapidinho com a carga da bateria.
- Aproveite o cenário em volta para uma composição mais bacana para a sua foto.
Dica extra: brinque com lanternas e com a luz do seu celular para fotos criativas e auto-retratos! Basta iluminar por 1 ou 2 segundos e o resultado será surpreendente!
Camilla Cheade Fotografia
www.camillacheade.com