Rio de Janeiro

Gabinete Real Português de Leitura

03 out 2019
dentro do gabinete real português

Esses dias, depois muitos anos trabalhando no centro do Rio, descobri que um lugarzinho passou desapercebido todo esse tempo, o instagramável Gabinete Real Português de Leitura.

No meio de uma confusão de prédios, aquela muvuca do centro do Rio, pertinho do Saara, se destaca um prédio lindo, com uma fachada em estilo neomanuelino, inspirada no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa. Uma curiosidade, aliás, é que toda a pedra utilizada na fachada do prédio é de lioz e foi trazida de navio para o Rio.

fachada do gabinete real português

Lá dentro fica o maior acervo de publicações portuguesas fora de Portugal. Fica também muitos anos de história. O local que surgiu em 1837, tinha como objetivo ser uma instituição para promover a cultura portuguesa na capital do Império.

Hoje, a biblioteca conta com mais de 350 mil publicações entre volumes nacionais e estrangeiros e obras raras como um exemplar da edição “princeps” de Os Lusíadas de Camões (1572).

Quando estiverem lá dentro, reparem no teto com a claraboia toda estruturada em ferro “iluminando” o candelabro localizado bem no centro da sala. Não deixem de perceber também o monumento de quase 2m, em prata, marfim e mármore que celebra a época dos descobrimentos. Por último, mas não menos importante, as lindas estantes de madeira que acomodam todo o acervo.

clarabóia do gabinete real português vista de baixo
prateleiras e candelabro do gabinete real português
livros no gabinete real português

Apesar de não estar nos roteiros clássicos do centro do Rio, acho que vale a visita. Se você está por ali a passeio ou de passagem, não deixe de entrar e se encantar com a beleza desse lugar. Tenho certeza que vai surpreender você.

Serviço:

Real Gabinete Português de Leitura
Rua Luis de Camões, 30 – Centro
Funcionamento: 2a a 6a, das 9h às 18h.

www.realgabinete.com.br

vista geral do interior do gabinete real português

Se você estiver na cidade e quiser curtir um pouco mais o centro do Rio, não deixe de ler esses posts:

Deixe seu Comentário
Voltar para a Home