Semana passada completei 5 anos de casada e resolvi comemorar de duas formas: um jantar fora e um jantar “dentro”. O jantar feito em casa tinha que ser especial, afinal, não é todo dia que a gente completa bodas de madeira né? Escolhi preparar um risoto de trufas negras. Uauuu!
Pois é, eu tinha uma “trufa em conserva” em casa que tinha vindo diretamente da Itália e queria utilizar. Aproveite a oportunidade para juntar o útil ao agradável. E foi uma excelente pedida. Anotem ai o passo a passo e preparem esse jantar chique e muito mais fácil (e barato) do que parece.
Você vai precisar de:
- Meio pacote de Arroz Arbóreo
- Trufa (em conserva, salsa de trufa ou trufa fresca!)
- Azeite
- 1L Caldo de Legumes (feito em casa é melhor ainda)
- Azeite Trufado
- Queijo Grana Padano ou Parmesão ralado na hora
- 1/2 Cebola
- Sal a gosto
- Manteiga
- 1 taça de vinho branco
Modo de fazer:
Comece colocando o caldo de legumes para esquentar (ou dissolver em 1L de água, se como eu, você usar caldo artificial). Pegue uma panela grande e refogue a cebola no azeite. Quando ela ficar transparente despeje o arroz arbóreo e mexa. Em seguida coloque o vinho branco e espere um pouco para o álcool evaporar. A partir daí, vá regando com o caldo de legumes sempre que houver necessidade até o arroz ficar al dente. Nesse momento, você desliga o fogo, coloca uma colher generosa de manteiga, o queijo ralado, as trufas picadas (separe algumas inteiras para enfeitar o prato) e mexe. Depois é só colocar um fio de azeite trufado por cima e servir com um pouco do queijo ralado.
Se você não achar a trufa em conserva, pode fazer usando pasta de trufa ou um creme trufado. Fica delicioso também.
Se vocês fizerem esse de risoto de trufas, me contem. Quero muito saber se deu certo e fez sucesso por ai. E não se esqueçam de usar a #receitascqa se postarem nas redes sociais.
Se quiserem ver algumas outras receitas que eu já fiz aqui no blog é só clicar aqui.
Bom dia 🙂
Tinha em casa uma trufa em conserva, andei a pesquisar receitas e ontem para o jantar foi feito
“O Risoto de Trufas Negras” – SIMPLESMENTE SOBERBO!
Jamais esquecerei este prato, obrigada pela partilha
Que comentário maravilhoso! =)
Obrigda!
Fico muito feliz em ter ajudado de alguma forma o seu jantar