Outro dia, tive a oportunidade de conhecer o novo empreendimento culinário do Claude Troigos, o Chez Claude. O restaurante é bem diferente de todos os que já conheci do chef. Tem uma pegada mais moderna na decoração, é mais minimalista, menorzinho mas não menos delicioso que os outros.
(A cozinha no meio do salão, e o chefe sentado em uma mesa conversando com os clientes!)
Combinei com mais um casal de amigos e fomos conhecer o restaurante. Logo na porta demos de cara com o Batista, que é quem toca o Chez Claude na ausência do chef. Do lado de fora, você tem algumas mesinhas altas para esperar e uma pipoquinha temperada com curry que é um vício. Enquanto aguarda, pode pedir uns drinks ou beber um vinho que você mesmo levou, a taxa de rolha é ótima e vale super a pena.
Quando entramos a surpresa: a cozinha fica totalmente aberta bem no meio do salão e você vê tudo que acontece, o chef fazendo a sua arte, os sous chefs preparando os pratos e claro, os muitos admiradores pedindo fotos com Claude. Muito legal!
Seguimos o esquema que eles sugerem, 4 pratos para 2 pessoas e pedimos vários pratos para experimentar. Começamos com 3 entradas: tartare de atum com pepino e melancia, o ovo com caviar e o big raviole de baroa com pinoles. Eu adorei a massa, mas sou suspeita quando o assunto é comida italiana né?! O ovo também fez muito sucesso na mesa e é a entrada mais famosa do restaurante.
Para os principais, pedimos o risoto de camarão trufado, o polvo (que era o prato do dia), a costela de cordeiro com mini gnochi e a codorna recheada (o prato que foi feito especialmente para o FHC). Todos eram bem deliciosos, mas eu ameeei o risoto. Foi o meu prato preferido. O polvo também estava delicioso, e fica aqui a minha campanha pra ele entrar no cardápio fixo.
De sobremesa, íamos pedir só o famoso bolo da Tia Bia que nada mais é do que chocolate, espuma de chantilly e biscoitinhos. Mas pedimos também uma sobremesa de banana com doce de leite que era de cair o queixo.
Resumo do jantar: AMAMOS! Acho que vale super a pena a espera, não só pela boa comida mas também pelo ambiente muito agradável e pelo ótimo serviço. Ah! O preço é justo. Nada absurdo.
Como não poderia deixar de ser, o local já é super concorrido e se você quiser conhecer, prepare-se para ficar boas 2h na fila independente do dia da semana que você for. Mas entenda, de forma alguma estou dizendo que não vale a pena. Pelo contrário, acho sim que você tem que se preparar e aproveitar uma noite por lá. Você não vai se arrepender.
Dica: Tente ligar para lá e colocar seu nome na fila pelo telefone. Eles vão enviar um SMS com um link para acompanhamento da fila. Dessa forma você espera, mas não precisa necessariamente ficar lá por 2h até chegar a sua vez. Mas lembre-se que quando eles chamarem seu número você tem que estar lá ou chegar em 5 minutos. Essa é a tolerância que eles dão. Nada mais justo, né?!
Serviço:
Chez Claude
Rua Conde de Bernadotte, 26 – Leblon
Telefone: (21) 3579-1185