Isso com certeza está soando a armação ou dicas totalmente genéricas que não funcionam. Sim, elas são genéricas para funcionarem em todas a viagens mas são reais e tenho colocado na prática nos últimos anos e posso comprovar que funcionam e ajudam muito. Você não precisa ser maníaco por organização para fazer dar certo, mas garanto que esse é o primeiro passo para ter uma viagem mais produtiva, e até mais barata.
– Informe-se muito. Essa sem dúvida é a melhor coisa que você pode fazer. Informe-se sobre seus destinos, os lugares que vai visitar, o tempo que vai passar, a cultural local e todas as outras informações que podem ajudar a montar sua viagem. Uma boa pesquisa no google resolve muitos problemas.
– Leia relatos de outras pessoas. Hoje em dia o que não faltam são blogs que falam de viagens. Pra mim essas são as melhores fontes na hora de pesquisar sobre um destino. Você vai sentir o que a pessoa sentiu, vai ver fotos, experiências e com isso vai poder montar a viagem do seu jeito. Gosto muito do Drieverywhere, do Viagens da Paulete, Viaggio Mondo e do Viaje na Viagem.
– Pesquise preços. Isso parece banal, mas faz toda a diferença no fim das contas. Menos 10 dolares aqui, menos 5 euros alí no final você tem um descontão. Sites como booking.com ajudam muito na pesquisas de hotéis e sites como skyscanner são ótimos para pesquisar vôos.
– Pesquise mais. Achou bons preços de hoteis no booking.com? Então entre no site do hotel escolhido por você e veja se não tem alguma promoção. Mande email para o hotel e não tenha vergonha de perguntar se há descontos ou promoções.
– Cias aéreas fazem muitas promoções. Seu vôo está com preço ótimo no Skyscanner? Excelente. Acesso o site da sua cia aérea e veja quais as promoções disponíveis pra data da sua viagem. Procure acessar pelo site do seu país de origem (ex. se você vai voar de paris para madri, entre no site francês da cia aérea). Não se preocupe com a lingua. Normalmente eles tem um site em inglês pra todos os países do mundo.
– Organize-se. Se a sua viagem for picadinha, isso é ainda mais importante. Tenha todos os vouchers em mãos (ou no celular) e cópias deles também. Programas como o TripIt que falei aqui, ajudam muito nessa organização.
– Previna-se. Sei que isso parece loucura, mas ter a xerox de todos os seus documentos, inclusive do cartão de crédito, pode ajudar muito numa emergência. Eu perdi meu passaporte brasileiro na Europa e graça a xerox dele, minha carteira de motorista original e o boletim de ocorrência (em alemão) que eu apresentei na imigração brasileira não tive nenhum stress pra voltar ao Brasil.
– Defina prioridades. Nem sempre podemos fazer tudo que queremos numa viagem, seja por falta de tempo ou por falta de grana. Nesse caso, defina o que é mais bacana pra você. E vá com tudo. Escolha se comer num bom restaurante é mais ou menos importante que fazer um passeio. As vezes temos que abrir mão de um lado pra fazer dar certo do outro.