Destinos

Como solicitar a cidadania italiana para bebês/crianças

04 set 2017

Como vocês acompanham por aqui, Victoria nasceu e assim como a mãe dela, corre nesse mini corpinho (agora) rechonchudo o sangue italiano. Aproveitei essa temporada da licença maternidade para dar entrada no registro dela como cidadã italiana e, em breve, fazer o passaporte europeu.

O processo é médio simples e começou antes mesmo dela nascer. Como eu queria fazer isso o quanto antes, quando estava com uns 7 meses de gravidez procurei uma pessoa para me ajudar a tocar todos os procedimentos. Achei que no meio da minha nova rotina seria mais fácil contar com a ajuda de uma pessoa que realmente entende do assunto.

Agendamos um horário pelo site para que déssemos início ao processo de registro civil no fim de agosto. Calculei que ela já estaria com mais de um mês e assim a nossa rotina já deveria estar um pouco mais certinha. Não deu outra e foi mais tranquilo me ausentar de casa por algumas horinhas.

Para da entrada na cidadania italiana de uma criança, você precisa de uma cópia com inteiro teor da certidão de nascimento do bebê e essa cópia precisa ser traduzida e juramentada por algum tradutor indicado pelo consulado. O processo de tradução até que é rápido, leva mais ou menos 10 dias corridos.

Além disso, você precisa levar os seis últimos comprovantes de residência (conta de luz, gás, telefone fixo) ou seu imposto de renda mais recente, alem do comprovante do agendamento. eu levei o meu passaporte italiano também, porque sou dessas que “vai que”. E foi ótimo porque a pessoa olhou o passaporte por conta da mudança de nome que eu tive por conta do casamento… mas se eu não tivesse levado teria dado certo também.

Chegando lá o processo é bem rápido. Ela é registrada na hora mesmo e três meses depois você já pode solicitar o passaporte italiano da criança. Ainda não cheguei nessa fase e sei que o procedimento é diferente, mas em breve faço post sobre o passaporte pra vocês.

Então, basicamente o processo para o registro civil da criança no consulado italiano é assim. Bem simples e fácil de fazer. Aqui no Rio, o que tem demorado mais é o agendamento… portanto, organize-se para agendar com antecedência e prepare a documentação. Lembre-se que precisa pagar e emitir as certidões com inteiro teor, precisa pagar e mandar traduzi-las e esperar o agendamento.

Consulado Italiano no Rio
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 – Castelo/Centro
Telefone: (21) 3534-1315
http://www.consriodejaneiro.esteri.it/Consolato_RioDeJaneiro/pt

Deixe seu Comentário
 
19 Comentários em "Como solicitar a cidadania italiana para bebês/crianças"
  1. Antonio   em 16/05/20 • 20h07

    Ótimo post! Parabéns!
    Eu tenho uma dúvida: qual é o agendamento certo para esse caso?
    O de cidadania normal? Pergunto isso porque o de cidadania normal é extremamente concorrido e muitas vezes se não pagar alguém pra fazer é impossível agendar.
    Eu já tenho cidadania e meu filho também. Estamos esperando o próximo filho e fiquei com essa dúvida. A cidadania do meu filho mais velho foi feita junto com a minha.

    • Nathalia Tosto   em 24/05/20 • 09h55

      Oi Antonio,
      Desculpa a demora para te responder.
      Depende do caso, porque muitas vezes você primeiro tem que notificar o nascimento da crianças e depois dar entrada na solicitação da cidadania.
      Minha sugestão pra você é: mande um email ou ligue para o consulado, explique a sua situação e pergunte a eles o que eles recomendam para o seu caso.
      Espero ter conseguido ajudar de alguma forma.
      Beijos

  2. Isabella Cisterna   em 19/03/20 • 12h31

    Olá,tudo bom?

    Obrigada pelo esclarecimento. Você teve que alterar algum documento de viagem seu após o nascimento da sua filha?

    Aguardo o retorno

    • Nathalia Tosto   em 22/03/20 • 16h45

      Oi Isabella,

      Que tipo de documento?
      Depois que a minha filha nasceu que eu fui solicitar a cidadania italiana.
      Ela ainda não tinha nenhum documento italiano.

      Att,
      Nathalia

  3. Quezia Araújo Pinheiros   em 10/11/19 • 14h39

    Oi, não sou casada no papel! Meu pai não tava bem acabou falecendo! Meu esposo tá vindo da Itália pro nascimento do nosso filho, como faço pra obter o documento do bebê? Obrigado

    • Nathalia Tosto   em 11/11/19 • 22h03

      Oi Quézia,
      Não sei detalhes para te ajudar. Sugiro que você procure alguém especializado nessa área ou até mesmo que mande um email para o consulado para pedir informações. Eles são super solícitos e costumam ajudar sempre que possível.
      Beijos

  4. Vinicius Ferreira   em 16/08/19 • 14h18

    Olá Nathalia,
    Para obter a cidadania é preciso certidão de casamento dos pais? Ou somente a certidão de nascimento do bebe de inteiro teor traduzida?
    Obrigado

    • Nathalia Tosto   em 19/08/19 • 10h51

      Oi Vinicius,
      A documentação para crianças e bebês é essa que eu coloquei ai.
      No meu caso, eu já tinha a cidadania quando solicitei a da minha filha.
      Para o caso de alguém que ainda não tenha, a documentação certamente será outra.
      O ideal é você mandar um email para o consulado da sua cidade (ou o que atenda a sua cidade) e perguntar.
      Eles costumam responder rapidinha e são super solícitos.

      Beijos

  5. Cleide   em 01/05/19 • 20h15

    Olá… por gentileza vc sabe me dizer se o bb de minha filha q vai nascer no Brasil em outubro e filho de pai Italiano tem como obter a cidadania italiana qdo for pra Itália em janeiro?? O pai mora na Itália e minha filha vai pra lá… mas são tantas dúvidas!! Grata CLeide

    • Nathalia Tosto   em 02/05/19 • 13h42

      Oi Cleide,
      Eu não sei como funciona a obtenção da cidadania na Itália.
      Mas se ele é filho de um italiano, certamente isso não será um problema.
      Provavelmente vai precisar apresentar a certidão de nascimento e fazer toda a tramitação por lá mesmo.
      Talvez o pessoal do consulado daqui possa te orientar. Manda um email para eles explicando e pergunta como você deve proceder.
      Eles são ótimos e sempre respondem.

      Beijos

  6. André   em 14/04/19 • 19h07

    Oi Nathalia!
    Obrigado pela sua ajuda.
    Veja se consegue me ajudar. Tenho a dupla cidadania e gostaria de tirar o passaporte do meu filho de 10 anos. Eu ainda não o registrei no consulado. Pensei que poderia ser um caso igual ao da sua filha. Qual opção voçê usou para agendar com o consulado o registro de sua filha: Cidadania, AIRE ou Passaporte?
    Obrigado!

    • Nathalia Tosto   em 16/04/19 • 10h36

      Exatamente a mesma situação que eu.
      Tive que registrar e depois solicitar o passaporte.
      Qualquer dúvida que você tiver sobre o assunto, no email do consulado eles são super solícitos e respondem tudo.
      Se eu não me engano, marquei cidadania e depois passaporte. Mas honestamente, não tenho certeza.

      Beijos

      • ANDRE LUIS GIRDWOOD   em 20/04/19 • 13h22

        Obrigado!!!

  7. pricila   em 05/03/19 • 06h52

    Ola Nathalia , só para esclarecer melhor . Eu tenho que primeiro traduzir a certidão do meu filho , antes de agendar um horário no consulado? Eu já moro fora do Brasil .

    • Nathalia Tosto   em 08/03/19 • 11h19

      Oi Pricila,
      Em geral tem que traduzir sim.
      Se você quiser te passo o contato do pessoal que me ajudou a fazer isso. Talvez eles possam te orientar também. Pode mandar email pra lá e falar que fui eu que te indiquei settembriniturismo@gmail.com Tenho certeza que eles vão poder ajudar!

  8. Bruna Vidual   em 31/01/19 • 18h27

    Olá Nathalia, boa tarde!

    Sei que não tem muito sentido com seu post, mas meu marido está tirando a cidadania e este ano pretendo engravidar. Vi que no caso do BB é mais tranquilo. No seu caso, seu marido também possui cidadania ou ele se naturalizou? Porque pesquisei bastante sobre naturalização e cada lugar fala uma coisa. Vi até que há casos da pessoa perder a cidadania brasileira.

    Att.

    Bruna Vidual

    • Nathalia Tosto   em 01/02/19 • 08h55

      Estou solicitando a dupla cidadania para o meu marido, mas o processo é longo e demorado mesmo. Nunca pensei em me naturalizar ou fazer o mesmo com ele. E sim, se você se naturalizar, você perde a cidadania brasileira mesmo. Complicado né?!

  9. Frederico   em 09/12/18 • 12h13

    Olá Nathália, você lembra quanto tempo realmente levou para o consulado italiano transcrever a certidão de nascimento de sua filha. Estou em situação semelhante e tenho urgência na transcrição e posterior emissão do passaporte de meu filho recém nascido.

    Obrigado

    • Nathalia Tosto   em 10/12/18 • 10h23

      Oi Frederico,
      Lembro que não demorou muito porque viajamos quando ela tinha 5 meses e ela já foi com o passaporte italiano.

Voltar para a Home