Variados

Diário de Noiva: Casamento Civil

13 maio 2014

Eita burocracia chatinha essa de dar entrada no casamento civil hein! Comecei a fazer toda a minha documentação exatamente 87 dias antes do meu casamento. O primeiro passo foi preencher o memorial e o termo de opção de regime. Depois foi necessário reconhecer a firma de todos os envolvidos, ou seja, eu, meu noivo e nossas duas testemunhas (que no caso foram nossas mães). Tivemos também que autenticar toda a documentação necessária (Identidade e CPF de todo mundo + memorial + termo).

O segundo passo era dar entrada de fato no pedido de casamento. Fomos no cartório indicado para a nossa região levando toda a documentação acima para dar inicio ao processo. Até que lá foi rápido, mas a burocracia continua infinita. Depois de um mês temos que ver se tudo ficou pronto para então levar na igreja juntar com a documentação da igreja e ai fazer a coisa começar a acontecer de verdade.

coisas que amamos casamento civil documentação burocracia

Vou ser bem honesta com vocês, acho que eu ia ficar perdidinha se não fosse o email help que a minha cerimonialista* me mandou. Já que me ajudou, talvez ajude vocês também. Vou colocar aqui as principais informações, lembrando que isso é para dar entrada aqui no Rio. Não sei em todas as cidades e estados o procedimento é o mesmo.

Para dar entrada no cartório você vai precisar:

  • Completar o Memorial: é um formulário com todos os dados dos noivos e das duas testemunhas.
  • Você vai preencher este formulário e reconhecer a firma de todos, noivos e testemunhas.
  • Entregar os documento com cópia autenticada de: certidão de nascimento, comprovante de residência, CPF e RG dos noivos e CPF e RG das testemunhas.
  • Regime de bens. Se vocês escolherem a comunhão parcial de bens, basta imprimir o arquivo do site do cartório, preencher e asssinar.
  • Pagar os encargos.

Se escolherem outro regime de bens (separação ou união universal) será necessário fazer o pacto pré nupcial.

Depois que der a entrada na documentação, após o prazo estipulado pelo cartório (que é em torno de um mês), eles liberam a “Habilitação para o casamento”. Esse documento deve ser retirado no cartório e entregue na Igreja que está o processo religioso.

Aqui no Rio, para os moradores de parte da Zona Sul, o cartório que atende a essa região é esse aqui. Você pode imprimir o memorial e o termo de opção de regime direto do site. Nesse link aqui você pode verificar o todos os cartórios do país.

* antes que vocês perguntem, a minha cerimonialista continua sendo apenas para o dia, mas ela é fofa e responde todas as minhas dúvidas e questões por email sem problema nenhum! =)

Deixe seu Comentário

Voltar para a Home