Argentina, Destinos, El Calafate

El Calafate | Argentina

16 maio 2011

Gente! Tinha esquecido de fazer o diário de viagem de El Calafate e Ushuaia. Como vocês sabem, passei 1 semana viajando pela Patagônia Argentina, mais exatamente por duas cidades novas pra mim: Ushuaia e El Calafate. Tive a oportunidade de fazer passeios muito bacanas, conhecer lugares lindos e ver paisagens que eu nunca imaginei que veria no nosso continente. O diário de hoje é sobre El Calafate… a primeira das duas que visitei.

A cidade de El Calafate é super micra e fica no meio do nada na Argentina, ou seja, praticamente uma cidade fantasma. Se não fosse sua Av. del Libertador, a principal (e quase única) da cidade, você diria que a cidade não tem nada (e não tem mesmo, mas nem por isso deixa de ser deliciosa!).

A principal atração da cidade é o Glaciar Perito Moreno, que depois dos polos, é o maior glaciar do mundo! Como se não bastasse ver um glaciar que quase parece infinito, você ainda tem a possibilidade de fazer um trekking nele. Eu fiz, e recomendo muito. Não é nada cansativo (fiz o mini trekking, ok!?), é viável para todas as idades (inclusive com crianças maiores de 12 anos e pessoas até 65) e é uma experiência indescritível. Você coloca os grampones nos pés e sai andando pelo gelo como se fosse a coisa mais natural do mundo. Muuuito bom!

Esse é um passeio de dia inteiro que você pode contratar na agência Hielo y Aventura na rua principal. Um ônibus te pega no hotel/albergue leva até o Glaciar, você faz o trekking, almoça e depois passeia pelas plataformas de observação do Glaciar. Onde você irá tirar fotos lindas! Ah! Não tem restaurante para almoçar, você deve levar sua comida. Os mercados vendem os itens para você fazer seu almoço, mas se preferir a maioria dos hotéis oferece o serviço de almoço pra você. Eles preparam sua marmitinha e você leva na hora de ir pro passeio.

TIP! Fiquei com muita dúvida da roupa que deveria usar para esse programa, mas não se preocupem com isso. O principal é: casaco impermeável e quentinho, óculos de sol, protetor solar e tênis (pode ser qualquer um esportivo ou aqueles para trekking mesmo, mas all star não vale!). Se você não tiver nada disso, ou não quiser levar para não ocupar espaço na mala, na Av. de Libertador tem algumas lojas que alugam essas roupas. Eu aluguei uma calça impermeável por $40 pesos. Achei um bom preço e ajudou a manter meu jeans sequinho. Lá você também pode alugar casacos, meias, tênis…

Um outro passeio que fiz foi o de 4×4 no Cerro Frias. Vou ser honesta, é um passeio super calmo, onde você vai passeando num jipe por um morro vendo animais da região, a vegetação, e o lago argentino (que é lindo de morrer!). É um passeio bonito, mas sem muita emoção. Se você está esperando uma aventura, esqueça esse e opte por outro.

Além desses, um outro passeio famoso é a visita a cidade de El Chaltén. Eu não fui porque não tinha tempo e porque achei que seria muito cansativo (fora que ficar fazendo mil caminhadas não é muito a minha praia). São mais ou menos 5 horas de estrada para ida e mais 5 para a volta. Achei que pra mim não valeria a pena. Mas quem foi amou. É um local ótimo para quem gosta de fazer trekkings e caminhadas pelas montanhas e florestas.

Comer é um prazer em qualquer lugar da Argentina né?! Lá não seria diferente, e não é mesmo. A comida típica da região são os cordeiros patagônicos assado no chão, isso mesmo, no chão (no post de Ushuaia eu coloco uma foto pra vocês!)! E são incríveis. Não experimentei muitos restaurantes até porque não fiquei muito tempo, mas os poucos lugares que fui estavam excelentes.

La Tablita: O melhor cordeiro patagônico da viagem. Preço super honesto (especialmente para nós brasileiros que temos a moeda valorizada) e qualidade sem fim. Liguem para fazer reserva por que o restaurante fica cheio!

Casimiro Biguá Internacional: Ambiente e atendimento excelente. Ótima carta de vinhos e uma comidinha diferente do que você vai poder experimentar durante a viagem. O cardápio foca no internacional mesmo. Os pratos são deliciosos. Acho que é o restaurante mais caro da cidade, mas não se assuste, não é nenhum absurdo.

Quem acha que vai se esbaldar de fazer compras por lá, pode ir desanimando. As únicas coisas que você encontra com preços que realmente valem a pena são as peças em lã de ovelha e os chocolates. Tem em toda a parte e realmente os preços são bons. Para as mocinhas, a tentação de comprar jóias em prata será enooorme, mas avaliem bem por que em todos os lugares que vi achei os preços meio caros se comparados com os preços daqui sabe?! Não achei que valiam a pena.

E pra finalizar o diário de viagem sobre El Calafate, apesar da cidade ser super pequena, eles oferecem alguns atrativos noturnos: um super cassino na avenida principal, alguns bares agitados e até um karaokê, que fica numa rua paralela. Claro que quem está procurando agito noturno foi parar no lugar errado, mas se você quer tomar uma cerveja típica ou conhecer gente, esses lugares são boas opções. Enjoy!

Para se hospedar dê uma olhada nas opções no entorno da Av. Libertador General San Martin, que é a principal. Eu fiquei no Patagonia Queen e gostei. É um hotel simples mas bastante confortável. Se quiserem ver mais opções, podem clicar aqui.

comissão booking hotel minicomissão real seguro minicomissão rentcars carro mini

Deixe seu Comentário

 
25 Comentários em "El Calafate | Argentina"
  1. […] El Calafate […]

  2. Rosana   em 23/10/16 • 18h36

    Oi Natalia, tudo bem?
    Estou indo para El Calafate agora em outubro e gostaria de saber se é interessante alugar um carro para ir em algum passeio, principalmente para El Chalten.

    Obrigada, Rosana

    • Nathalia   em 24/10/16 • 09h01

      Oi Rosana,
      Não aluguei carro por lá.
      Fiz tudo através dos passeios contratados nas agências. A rua principal da cidade é cheia delas.
      Não sei se é tranquilo alugar, mas pessoalmente, acho que eu não alugaria pela comodidade de não precisar dirigir uma distância tão grande como essa.
      Beijos

  3. Aline   em 12/09/14 • 09h01

    Oie, Nathalia. Me ajuda, Ushuaia ou El Calafate? Não conseguirei fazer os dois, os voos e meu tempo disponível não estão encaixando.

    Obrigada!

    • Nathalia   em 12/09/14 • 09h33

      Oi Aline!

      Ai que pergunta difícil! Isso depende muito do tipo de viagem que você quer fazer.
      El Calafate tem como maior atração o trekking no perito moreno. Eu fiz e ameeeeeei. Mas depois disso não tem muitas outras coisas para fazer. Em 2 dias você faz o principal e ainda sobra tempo pra passear.
      Já Ushuaia tem mais atividades, mas nenhuma tão “radical” quanto o Perito. Você pode fazer o trem para o fim do mundo, navegação pelo canal de beagle, 4×4 para os lagos Fagnano e Escondido. Em 3 dias você faz esses passeios e não sobra nada de tempo! hahahaahha

      Agora é só ver o que você prefere fazer.

      Beijos

  4. Bia Mendes   em 10/04/14 • 03h53

    Qual hotel vc ficou em El Calafate, Nathalia?

    • Nathalia   em 10/04/14 • 09h06

      Oi Bia!

      Fiquei no Patagônia Queen e gostei muito!
      Bem localizado, super gostosinho e com um café da manhã delicia!

      Beijos

  5. Gracieth   em 30/07/13 • 18h36

    Olá, Nathalia,
    Irei a El Calafate em novembro, com minha família. Queremos muito ir ao Glaciar Perito Moreno e fazer o minitreking. Em meu grupo estão o meu neto, de 6 anos, e meu pai, de 76. Acha que será muito difícil para eles essa atividade? Será que há um roteiro mais fácil, sobre o gelo? Ou será que há como voltar de determinado ponto, caso se cansem? Quanto a meu neto, somos 4 adultos para ajudar, o mesmo em relação a meu pai, mas vejo as recomendações e não sei se aceitarão os dois na excursão.
    Gracieth

    • Nathalia   em 31/07/13 • 08h49

      Oi Gracieth!

      Pra ser bem honesta, acho que o seu vai vai tirar de letra, mas não tenho tanta certeza sobre o seu netinho.
      Não sei se é permitido crianças nesse passeio.
      Quando eu fui, no meu grupo, tinha um casal de idosos que levaram super na boa. Foram devagarzinho e fizeram todo o percurso.

      Com relação a voltar no meio, isso não é permitido. Todo o passeio é feito com a presença de 2 guias. É terminantemente proibido andar sozinho pelo geleiro.
      E tem um percurso menor sim, mas acho que foi esse que eu fiz. Menor do que esse não sei se existe.
      Acho que vale a pena você entrar no site da agência e se informar sobre isso.
      Manda um email pra eles com suas dúvidas, eles vão te ajudar.

      Beijos e boa viagem!

  6. Ana   em 22/05/13 • 17h23

    Olá Nathalia,

    estou realmente com muitas duvidas quanto ao valor que eu levo em dinheiro.
    vou ficar 5 dias em El Calafate e um dia em Buenos Aires.

    quanto gastou com os passeios?
    aluguel de carro lá é mto caro?
    aluguel de roupa é por dia? quanto é o traje completo?

    só vou com passagem e hotel pagos, tem uma ideia de quanto levo?
    entre 500 e 1000? 1000 e 1500?

    Obrigado

    • Nathalia   em 23/05/13 • 09h03

      Oi Ana,

      Leve uma quantia em dinheiro para pagar o básico das suas necessidades e pague o resto no cartão.
      As agências, restaurantes, hoteis, lojas… todos esses locais aceitam cartão.
      Então você terá uma preocupação a menos.

      Com relação aos valores, como já fui há algum tempo não me lembro, mas a cidade é um ponto turístico então a “taxa-turista” está incluida nas coisas, ou seja, você vai pagar mais caro para fazer as coisas lá do que em uma cidade menos turística. Mas não se preocupe, os valores estão longe de serem exorbitantes.

      Já em Buenos Aires, as coisas são um pouco mais caras e as distâncias maiores, mas também a aceitação do cartão de crédito é ainda maior.
      Leve alguns reais e troque mais dinheiro no meio da viagem se houver necessidade.

      Beijos e boa viagem.

  7. Roseli   em 29/04/13 • 18h20

    Nathalia, estou indo dia 25/maio 3 dias em El Calafate e 3 dias em Ushuaia, onde encontro suas dicas para Ushuaia? ah essa historia da marmita é hilária…kkkk tem que prever um dia antes no hotel…certo? todos os lugares incluindo os passeios podem ser pagos com cartão de crédito? Super obrigada!

    • Nathalia   em 29/04/13 • 21h07

      Oi Roseli,

      Aqui no blog falo sobre Ushuaia também! Era só ter dado uma procuradinha na busca que fica ai na barra lateral. Mas vou facilitar e colocar o link para você aqui http://coisasqueamamos.com/2011/05/30/diario-de-viagem-ushuaia/

      Na tarde anterior ao passeio você pede no hotel uma cesta de almoço ou passa no Mercado e prepara um lanchinho pra você levar.

      E sim, nas agências tudo pode ser pago com cartão de crédito!

      Beijos e boa viagem

  8. Otília   em 25/03/13 • 10h19

    Oi … nossa ótima viagem essa heim!!
    Meu noivo e eu estamos pensando em fazer esta viagem em nossa Lua de Mel.
    Gostaria de saber qual é a média de preço dos passeios e quais agências você recomenda em cada cidade.

    Obrigada!

    • Nathalia   em 25/03/13 • 14h10

      Oi Otília,

      Nossa, essa é uma viagem super romântica e gostosa pra fazer a dois. Vocês vão amar essa lua de mel.
      Não sei exatamente o preço dos passeios, mas se eu não me engano não passa de R$100 por pessoa (exceto o trekking no Perito Moreno, esse é mais caro mesmo).
      Escolhi a agência na rua principal comparando o custo benefício dos passeios. Simples assim.
      Não tinha nenhuma indicação e sem indicação continuei.
      Comigo deu super certo, e acho que dá com todo mundo pois percebi que isso era super comum.
      Turistas, mochileiros, trakkers… todo mundo faz isso lá em El Calafate.

      Boa viagem, parabéns pelo casório e uma excelente lua de mel!

  9. Camila'   em 19/01/12 • 22h41

    Olá

    Estou planejando minha viagem a El Calafate para Maio, foi neste mes que vc foi? muito frio? li em alguns blosgs que não funcionam pousadas e trekking sobre o gelo neste período vc sabe? tem algum site das agencias de lá que vc poderia recomendar?
    Obrigada pelas dicas

    • Nathalia   em 22/01/12 • 22h38

      Oi Camila,

      Quando fui estava bem friozinho, mas suportável. Leva roupa confortável e quentinha pra isso (especialmente para o trakking no perito moreno).
      Não sei sobre essas pousadas e trekkings que não funcionam, mas o do perito moreno, por exemplo, só é feito por uma agência a Hielo y Aventura. Informe-se no site deles ou entre em contato por email.
      Quanto as agências… na rua principal tem varias delas. Vale a pena ir de uma em uma pra pesquisar preços e se informar sobre os passeios que você quer fazer!

      Beijos e boa viagem!

  10. Brenda   em 09/12/11 • 00h31

    Oi Nathalia! Adorei suas dicas! Estou indo ficar 7 dias entre ushuaia e el calafate e estou em dúvida sobre quanto dinheiro levar em espécie e também em qual moeda (peso, dólar, real). Você pode me dar um help!?!

    • Nathalia   em 12/12/11 • 14h08

      Oi Brenda,

      Fique tranquila! O dolar é moeda super comum lá e você encontra casas de cambio em todos os lugares (em especial nas ruas principais e nos aeroportos).
      Com relação a quanto você precisa levar, bem isso depende muito de quanto você quer gastar.
      Se os seus passeios já estão pagos, você pode reduzir a quantidade da grana, pq é com eles que você vai gastar mais.
      Eu levei dolar e real e troquei lá mesmo. Uma parte no aeroporto e a outra numa casa de cambio.

      Beijos

  11. Ramon   em 02/12/11 • 17h15

    Que leegal

  12. camilla   em 19/05/11 • 11h36

    meudeus!!! que delícia!!! quero conhecer tudo isso!

  13. Clara   em 18/05/11 • 20h53

    Que fotos lindas!!!! Adorei o relato 🙂

    Você ficou em qual hotel? Os passeios vc só reservou lá mesmo?

    Bjoss

    • Nathalia   em 18/05/11 • 21h10

      Oi Clara,

      Fiquei num hotel super gostosinho e bem localizado, o Patagônia Queen. Recomendo.
      Quanto aos passeios, dá pra reservar tudo lá mesmo nas agências da Av. del Libertador. Eu já fui com alguns passeios reservados, tipo o mini-trekking ao Perito Moreno, porque fiquei com medo de não conseguir depois, sabe?!
      Mas o 4×4 eu comprei lá na cidade mesmo… e não achei nada complicado.
      O trekking só é vendido pela Hielo y Aventura, mas eu comprei através da Ryans Travel (que deve ter comprado deles), porque eu já estava comprando o transfer e os passeios de Ushuaia também, entendeu?!

      Ufa! É isso, qualquer dúvida é só falar!

      Beijos

  14. Ana Carolina   em 16/05/11 • 14h22

    Adorei, Nathalia!
    Deve ser a maior aventura, mesmo… sair com marmitinha, se perder no gelo… 😀
    Pode até não ter muita opção de fazer compras, mas é até legal, né? Pra “desbitolar” a galera um pouquinho… senão fica todo mundo enfiado em shopping, outlet… não que não seja bom, mas é legal ver que dá pra se divertir com outras coisas!
    Nossa, não conseguiria comer cordeiro… não sei porque… hahahahah
    Um dia me fizeram comer com geléia de hortelã. Tava gostoso, mas me deu nervosinho… hihih
    Beijocas!

    • Nathalia   em 18/05/11 • 10h30

      Oi Ana, é muuuuuuuuito bacana mesmo!
      Eu recomendo muito, uma emoção que é inimaginável, sabe?

      Quanto ao cordeiro, eu assumo, não sou uma pessoa muito “experimentadora”, mas me joguei e AMEI!
      É uma delicia e não tem nada dessa geléia de hortelã não! Come com pure de batatas ou batatas fritas que você vai amar tb!

      Beijinhos

Voltar para a Home