Alemanha, Destinos, Munique

Munique | Alemanha

08 fev 2011

Atualizado em Janeiro/2019

Falar de Munique é muito, muito fácil. Uma cidade encantadora. Acho que quando eu pensei em Alemanha, a imagem que veio a minha cabeça foi de uma cidade igual a Munique. Não poderia pensar em algo diferente. Uma mistura de clássico e moderno, com casinhas típicas da Bavaria, castelos, comida, festa, comida e claro, muita cerveja.

Como chegar

Chegar em Munique é muito fácil. Você tem diversos vôos partindo de todas as cidades da Europa e do mundo. A Lufthansa, cia aerea alemã, inclusive, tem mais de um vôo para a cidade.

Além disso, a cidade é super bem munida de trem e ônibus. Eu mesma já fui a Munique chegando por avião uma vez e de ônibus em outra vez. Super tranquilo, confortável e prático para o turista.

Quando ir/Melhor época

Essa é uma pergunta MUITO difícil de responder. Acho que depende muito do que você quer. Quer agito? Na época da Oktoberfest é perfeito. Quer ver paisagens lindas e não morrer de frio? Experimente ir durante o verão (junho, julho e agosto). Quer ver os lindos mercados de Natal? Dezembro é perfeito para você.

Além das datas “comemorativas” da cidade, acho que vale a pena você pensar nos termômetros também. Eu fui em janeiro e peguei muuuito frio e depois voltei em setembro e estava friozinho, mas super agradável. No inverno peguei dias feios e muito frio, mas a cidade estava vazia. Em setembro, na Oktoberfest, peguei dias lindos, menos frio, mas a cidade estava entupida. A decisão é sua!

Quanto tempo ficar?

Acho que o mínimo de dias pra você curtir a cidade de fato e fazer as coisas todas que ela oferece são 3 dias inteiros. São muitos atrativos (para todos os gostos) e alguns programas um pouquinho afastados da cidade o que leva tempo de transporte de um lado para o outro.

Se você tem menos tempo, em 2 dias você consegue conhecer tudo na cidade, mas vai abrir mão dos programas fora de lá, como o famoso Castelo de Neuschwanstein.

Como se locomover?

Chegar do aeroporto ao centro é fácil, assim como a grande maioria das cidades européias Munique tem um bom esquema de transporte público e uma estação de trem dentro do aeroporto que é interligada com o metrô da cidade, ou seja, molezade se locomover! Os taxis fazem essa corrida por aproximadamente 60 euros! Ouch!

Se chegar de ôninbus não se preocupe. A estação rodoviária é super bem localizada no centro da cidade e você consegue até ir a pé para Marienplatz (se não se importar de andar um pouquinho).

Conectado

Uma boa opção para ficar conectado em Munique é já sair do Brasil com um chip de celular em mãos. Eu sempre opto por fazer isso para garantir que quando eu chegar no destino consigo pedir um uber, falar com o hotel/airbnb ou qualquer coisa do tipo. Eu costumo usar o chip da EasySim4U. Eles me entregam no Brasil, em casa, e eu já chego no lugar conectada. Vale a pena!

Onde ficar em Munique

Pra mim, essa decisão é bem fácil de tomar. No entorno da Marienplatz, você vai ter tudo ao seu alcance e essa seria a minha escolha. Por lá ficam a grande maioria dos pontos turísticos, os melhores restaurantes, lojas… você consegue fazer tudo a pé tranquilamente.

Living Hotel: Uma opção não muito afastada, mas longe o suficiente para não cobrar “estar pertinho” da Marienplatz. Hotel novinho super simpático.

Holiday Inn City Centre: Bem mais afastado, mas perto do metro e com excelente custo x benefício.

Relexa: Um dos meus preferidos que ficam a uma distância caminhável da Marienplatz. Ele é um pouco mais confortável e luxuoso, mas não está na lista dos mais tops.

Mercure: Outra boa opção, bem próxima da Marienplatz.

Louis Hotel: Uma das opções mais próximas da praça e também um dos hotéis mais tradicionais da cidade.

Platz Hotel: Apesar dos ares  mais executivos, o hotel fica bem perto da Marienplatz e é uma ótima opção.

 

O que fazer

Munique é uma cidade muito simpática e, na minha opinião, seu maior atrativo é fazer o turista curtir o bavarian style! Seu principal “bairro” é Marienplatz que é uma praça aonde fica a (linda) nova prefeitura, que é também o prédio mais famoso da cidade, muito conhecido por sua arquitetura e seu “cuco”.

Além disso, você pode fazer um belo tour pelas cervejarias. As mais famosas são: Houfbraunhaus, Schneider e Paulaner.

 

Outro programa super bacana é passear pelos parques. O Englischer Garten e o Olympiaberg são os mais famosos. No primeiro você pode fazer pic nic, tomar uma cerveja ao ar livre e ver o pessoal surfando no rio. No segundo, você vai ver os resquícios das Olímpíadas de Munique. Super interessante.

Para quem ama um museu, que tal experimentar algumas opções diferentes? . É em Munique que fica a sede da BMW, consequentemente seu museu também está lá. Para os amantes de carro é uma atração e tanto. Se carro não é a sua praia, tudo bem. Em Munique você pode também visitar o Allianz Arena. O estádio de futebol do FC Bayern de Munique. Eu fiz os dois passeios e achei bem bacanas. Pra quem curte um programa diferente, vale a pena.

Fora da cidade, fica o famoso Castelo de Neuschwanstein, que inspirou Walt Disney a fazer o castelo da Cinderela. É possível fazer um bate e volta até lá. Para isso, organize-se para passar o dia fora e ficar cansado. É uma pequena viagem de 2h de trem até Fussen, a cidade aonde fica o castelo. Recomendo comprar o ingresso com antecedência para evitar problemas na hora, e lembre-se que se atrasar e perder o horário da entrada já era. Não tem jeitinho.

Saindo um pouquinho de Munique, fica o Campo de concentração Dachau. É o segundo maior na Europa, perdendo apenas para Auschwitz-Birkenau. Para quem conhecer um pouco mais sobre a história vale a pena. Fica a 30 minutos de trem e tem muita história para contar.

Onde comer

Acho que essa nem é uma dica muito honesta, afinal tá todo mundo cansado de saber que pra comer bem na Alemanha você não precisa procurar muito. Escolha uma barraquinha qualquer e mande ver no cachorro quente! Pode acreditar vai ser muito bom.

Além das barraquinha Munique tem um atrativo “alimentício” um tanto quanto especial, as cervejarias. A mais famosa delas é a Houfbraunhaus, também conhecida como HB. É daquelas que entram na lista do “tem que ir”. Mas é claro que nem só de cerveja sobrevive a cervejaria, então pode comer ai também que a comida é maravilhosa. Sugestão: Filé de vitela a milanesa com salada de batata ou Kassler com batata gratinada.

Um aviso: se você não come carne de porco, está no lugar errado. Não que não tenham outras opções, mas na Alemanha a especialidade é o porco. Sejam as linguiças, salsichas, o joelho, as costelinhas ou o kassler.

Compras

“Europa não é lugar de fazer compras”. Eu discordo! H&Ms e Zaras estão ai para me apoiar. Essas lojas você encontra em cada esquina, além delas você encontra milhares de lojinhasdesconhecidas, “sem marca” com produtos bonitinhos. E se você está na Europa, você está no paraíso das mega-stores. Em Munique não é diferente. A Karstad é a maior e melhor delas, muitas marca, muitos andares, muitas lojas e muitas opções.

Se você quer comprar nas lojas de sempre, Marienplatz é o lugar certo. TODAS as lojas que você quiser estão por lá. Para as marcas mais luxuosas procure as ruas MaxmillianStrasse e PeruStrasse (uma é continuação da outra!). Burberry, Hermés, Louis Vuitton, Chloé e muitas outras poderão ser encontradas nessas ruas. Além disso, tem uma loja mará chamada Berni só de sapatos. Você vai encontrar todas as marcas possíveis e imagináveis, inclusive as tão faladas(e dificílimas deencontrar na Alemanha) Hunter Boots.

Espero que tenham gostado e que curtam muito a visita a Munique. Quem quiser saber mais sobre a cidade e sobre a maior festa que acontece nela, a Oktoberfest é só clicar nos links abaixo:

Pronto! Agora sim vocês estão preparados para curtir cada cantinho e cada detalhe de Munique. Tenho certeza que vocês vão amar! =) Boa viagem.

comissão booking hotel minicomissão real seguro minicomissão rentcars carro mini

 

Deixe seu Comentário
 
9 Comentários em "Munique | Alemanha"
  1. Inês Miranda   em 06/09/16 • 10h03

    Oi! Estou indo para Munique fim de Outubro 🙂 Espero ticar todos esses pontos… Ahahah Bjs
    (Neuschwanstein tem uma gralha)

    • Nathalia   em 06/09/16 • 10h30

      Vai sim Inês!
      Aproveita!!
      Munique é incrível. Você vai amar! =)
      Beijos e boa viagem!!!

  2. Renato   em 09/07/13 • 12h31

    Ola. Munique realmente é maravilhoso, desses passeos que vc falou, so nao fui a Dachau, mas irei esse anos quando voltarei la para passar o Natal e ano novo.
    Vale a pena conhecer , eu endosso.
    Abraços
    Renato M.

  3. […] Dicas: Blog Feitoamão e Blog coisasqueamamos. […]

  4. Julia   em 03/04/12 • 12h06

    Olá =]
    Adorei o post, estou indo para a Alemanha, mais especificamente para Munique, por 3 dias, e gostaria de saber, para ir ate Newschtein, o trem sai da estação central? Mesmo lugar onde se pega o trem para Dachau?
    Obrigada =]

    • Nathalia   em 03/04/12 • 14h55

      Oi Julia,

      Como eu não fui para lá, não sei exatamente onde você tem que pegar. Mas não se preocupe com isso.
      Na praça principal da cidade tem um centro de informações turísticas onde você pode tirar suas dúvidas (em várias linguas) e eles explicam direitinho como fazer, onde comprar e como ir para lá.

      Boa viagem!

  5. marta pereira   em 09/02/11 • 16h53

    Olá, sou a Marta, de Portugal.
    Tudo bem?
    Adorei o post e vou tentar seguir todas estas dicas quando for, já no próximo mês.
    Obrigada por todas elas, são muito valiosas!
    Um grande beijinho,

    Marta

  6. Fernanda Schickling   em 09/02/11 • 06h46

    *Karstadt.
    Eu faco coro ao teu post, e adiciono mais: Pelo menos na minha cidade as vendendoras de cosméticos da Karstadt sempre dao muiiiitas amostrinhas. Sem contar que é a melhor loja para comprar artigos de vestuário de qualidade por um preco bom. Sem contar que as vezes dao uns descontoes incríveis! Eu já comprei muito casaco de Cashmere por 20 euros! Gente, antes nunca tinha encontrado por menos de 60 euros.
    A Perfumaria Douglas também é muito boa pra comprar cosméticos. Lá dá pra encontrar os queridinhos O.P.I e Essie. Mas M.A.C eu só encontrei até agora na Breuninger.

    A Alemanha é uma delícia! Mas eu detesto carne de porco! hauhauhauuahuha
    Beijos!

  7. Andrea   em 08/02/11 • 20h17

    Munique parece ser bem bonito
    Eu acho que só não me daria bem com a comida!
    Gostei das fotos
    beijos

Voltar para a Home