França, Vale do Loire

Orleans | França

11 dez 2019
catedral orleans

Quando decidimos ir para o Vale do Loire, eu já tinha certeza de que Orleans estava na nossa rota. Além da já ter visto dezenas de fotos da imponente catedral, já ouvi muito falar dessa cidade nas antigas aulas de história.

Você talvez não se lembre, mas com certeza também já ouviu falar dessa cidadezinha. Ela foi palco para a atuação de ninguém menos que Joana D´Arc. A cavaleira libertou a cidade do cerco durante a Guerra dos Cem anos e por isso hoje é uma figura muito prestigiada na região.

Nathalia e Victoria no monumento Orleans

Aproveitamos que Orleans, também é conhecida como a capital do Vale do Loire, para começar nossa viagem por aqui. Ficamos pouco tempo na cidade, mas deu para fazer um roteirinho conciso, cheio de história, cultura e fotos.

Passamos algumas horas apenas para almoçar, conhecer um pouquinho, esticar as pernas e seguir viagem até Amboise, nossa “casa” no Vale do Loire.

Esse foi mais ou menos o roteirinho que eu tracei para aproveitarmos bem as nossas horas na cidade e passarmos pelos principais pontos turísticos de lá. Pra vocês terem uma ideia, se vocês andarem sem parar por esse roteiro ele leva aproximadamente 30min. Ou seja, parando para ver as coisas, fazer fotos, entrar em algumas atrações como a catedral… em 4h você consegue passar por todos esses pontos com calma.

  • Catedral Sainte-Croix: O primeiro e mais icônico ponto da cidade. Uma clássica catedral gótica do século XVII. Ela pode ser avistada de vários pontos da cidade e é lindíssima por dentro. Não deixe de entrar e conhecer seu interior. Os vitrais coloridos contam um pouco da história de Joana D´Arc. Pros curiosos de plantão, ao lado da catedral ainda é possível ver alguns vestígios dos antigos muros que cercavam a cidade.
Fachada da catedral de Orleans
Fachada catedral de Orleans
Interior da Catedral de Orleans
  • Hotel Groslot: Já foi a antiga câmara municipal da cidade e também a casa de Jacques Groslot, um dos grandes duques da região, já tendo hospedado renomados reis e rainhas. Fica quase em frente a catedral. Para quem gosta de história, vale a visita. O hotel com arquitetura renascentista, e é lindíssimo por dentro. Vale a visita.
Linda fachada do Hotel Groslot em Orleans
  • Place du Martroi: Foi o lugar que escolhemos para almoçar. Optamos por um restaurantinho ali, olhando a grande estátua em bronze de Joana D´Arc e curtindo a paisagem. É nessa praça que fica também um dos carrosséis mais lindos que vimos na França, Vic amou.
Estátua Joana D´Arc em Orleans
Estátua Joana D´Arc em Orleans
  • Maison Joana D´Arc: é uma recriação da casa que Joana D´Arc morou durante o período do cerco a Orleans (em 1429). A casa original ficava exatamente nesse ponto, mas foi destruída pelos bombardeios de 1940. Hoje, o local é um museu que exalta e conta um pouco da história dessa heroína.
  • Ponte George V: Uma antiga e histórica ponte de pedras que passa por cima do Rio Loire. Atravesse até o outro lado para admirar a vista que ela oferece da catedral e da cidade também.
  • Praça Chatelêt: uma grande praça aberta com várias casas em arquitetura medieval. Hoje, uma excelente pedida para quem quer comer alguma coisa ou tomar um drink já que a área foi totalmente renovada e está cheia bares e restaurantes.

Se você quiser ver um pouquinho de como foi o nosso dia em Orleans, tem tudo aqui nos destaques “Paris 3” do Instagram.

Ruas de Orleans

Basicamente foi esse nosso roteiro por Orlean. Foi assim que conhecemos um pouquinho mais dessa cidadezinha tão charmosa e cheia de história. Adoramos nossa parada por lá e achamos que vale muito a pena que estiver a caminho do Vale do Loire, fazer essa paradinha.

Pros que pretendem ficar um pouco mais e curtir uma noite, recomendo o Empreite Hotel & Spa, o Citotel Marguerite ou o Hotel d´Orleans. São hotéis pra atender pessoas que querem mais conforto, ou querem gastar menos ou ainda que querem estar no coração da cidade.

Espero que esse post tenha ajudado vocês de alguma forma e que tenha deixado um pouquinho de vontade de vocês conhecerem essa simpática cidadezinha.

Ruas de Orleans

Leia os outros posts dessa viagem:

Agora você está completamente munido de informações para organizar e planejar sua viagem. Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa e que brasileiros não precisam de visto para entrar na França.

Se esse post te ajudou de alguma forma eu fico muito feliz em saber! =) Se você quiser retribuir a ajuda, basta reservar seus hotéis por esse link, comprar seu seguro saúde internacional por esse link, alugar seu carro por esse link e comprar seu chip internacional nesse link. Todas essas empresas são parceiras do blog e são empresas que eu uso nas minhas viagens. São empresas de absoluta confiança. Fazendo isso você gera uma pequena comissão para nós e não gasta nada a mais com isso. Essa é uma forma de remunerar o meu trabalho para que eu possa continuar conseguindo fazer posts completos, dicas e informação para vocês sempre. MUITO OBRIGADA!

Viajamos em setembro 2019. Vic tinha 2 anos e 2 meses.

Deixe seu Comentário
Voltar para a Home