Variados

Tô grávida. E agora?

07 fev 2017

tô grávida e agora? o que fazer?Acho que muitas meninas/mulheres ficam perdidas nesse primeiro momento, logo que descobrem que estão grávida s. Seja uma gravidez planejada ou não, essa descoberta e esse primeiro momento é sempre uma surpresa, uma emoção e um mix de sentimentos.

Eu não sou diferente e também fiquei meio sem reação quando descobri que estava grávida. Por isso, resolvi contar aqui como foram os meus primeiros momentos pós descoberta e os primeiros passos que você pode/vai dar quando descobrir que está grávida.

Teste de Urina: A menstruação atrasou? Está enjoada sem motivos? O sono não te abandona? Está na hora de fazer o teste de urina. Esse, nada mais é, do que aquele teste que vende na farmácia. Li em vários lugares que quando ele dá positivo ele não erra, mas se ele der negativo, pode ser que seja um falso negativo. Ou seja, se o seu teste deu positivo, 99% de chance de você estar realmente grávida.

Conte para o seu parceiro: Assim que eu fiz o teste, mostrei pro Alexandre. Até pensei em fazer um surpresa e uma graça com a notícia, mas não consegui segurar nem alguns minutos pra isso. #fail. Você não precisa fazer isso se não quiser ou se preferir confirmar com o exame de sangue, mas se prepare para contar. Seja fazendo uma surpresa ou contando como você descobriu.

Exame de sangue: Você não precisa de um pedido médico para fazer o Beta HCG (o exame de sangue que confirma ou não a gravidez), porém, saiba que sem o pedido você vai ter que pagar pelo exame. Ele custa em média R$60. Portanto, se o seu teste de urina deu positivo, você pode ir no laboratório e pedir um Beta HCG (confirme que ele é o quantitativo, assim você vai ter uma ideia aproximada de quantas semanas de gravidez tem).

Hora do médico: Não conhece nenhum obstetra? Não sabe quem procurar? Calma! Nesse primeiro momento você pode procurar um médico do seu plano mesmo que seja sem a indicação de ninguém ou pode pedir uma indicação para alguma amiga. Pode até mesmo procurar o seu ginecologista e perguntar para ele. Lembre-se que na sua primeira consulta você não é obrigada a amar o médico e nem tampouco a passar toda a sua gravidez com ele. Vá para tirar suas dúvidas, realizar alguns exames, ultrassom… e pronto. Se não quiser ficar com ele tudo bem. Você pode mudar de médico depois sem nenhum problema.

Tire todas as suas dúvidas: Essa é a hora de perguntar tudo para o médico. O que pode, o que não pode, o que está certo, o que está errado, o que é normal e o que não é… pergunte tudo. Não tenha vergonha. Pergunte sobre alimentação, exercícios físicos, medicação, viagens, sexo, remédios…tô grávida e agora? o que fazer?Conte para quem você quiser: Comece a espalhar a notícia ou espere o tempo que achar necessário para isso. Os 3 primeiros meses são usuais, pois aproximadamente de 60% dos abortos acontecem nas primeiras 10 semanas de gravidez. Além disso, com 11/12 semanas, você vai fazer o exame em que é possível identificar diversas síndromes no baby. Por isso, muitas mulheres preferem esperar os exames para saber se está tudo bem e então contar para todos.

Baixe uns apps legais: Como você pode imaginar o que não faltam são apps super legais de maternidade e gravidez né… eu estou adorando o Sprout e o Baby Center. Por lá você consegue acompanhar o crescimento do seu bebê, saber o tamanho médio que ele tem (e com isso compará-lo a várias coisas), ver os sintomas típicos da sua fase gestacional, registrar fotos da barriga…

Não fique louca: Se você começar a ler tudo na internet vai enlouquecer. Eu sou dessa virginianas malucas e gente, é complicado viu?! Muita informação, muita coisa desencontrada, muita gente falando que grávida “tem que isso”, “não pode aquilo”… Fique calma, e vá ao poucos. Take your time!

Comece a pensar na sua viagem de enxoval e/ou babymoon: Você pretende viajar para fazer o enxoval do seu bebê? Quer ter uma babymoon? Então, você pode começar a fazer planos mentais agora. Onde você gostaria de ir? Será que em uma mesma viagem consegue encaixar os dois objetivos. Que tal começar a juntar dinheiro para isso? Vá com calma, pesquise, leia e não entre em pânico.

Fique tranquila: Acho que essa é uma das coisas mais importantes de todas. Saiba que você tem agora um bebezinho dentro de você. Então, alimente-se bem, faça caminhadas, previna-se das estrias usando cremes (pergunte ao medico o que você pode ou não usar), converse com pessoas que já engravidaram ou com alguém de sua confiança e fique tranquila. O susto momentâneo passa, e se você planejava a gravidez vai amar e curtir muito. Se você foi pega de surpresa, pense em tudo que esta acontecendo com tranquilidade. Nada melhor que o tempo para acertar as coisas e colocar tudo em ordem.

Espero que esse post tenha te ajudado ou pelo menos te orientado nesse primeiro momento. Sei o quanto esse momento pode ser alegre ou surpreendente, mas agora é hora de se mexer e fazer acontecer. Por você e pelo baby que você carrega nesse momento. Vamos lá?

Deixe seu Comentário

Voltar para a Home