Eitaaa que essa receita tá pra sair há séculos e eu nunca que posto. Desde que comecei a tentar não comer muito carboidrato à noite que venho experimentando novas receitas, vocês já até viram isso por aqui. Mas essa, em especial, estava doida para fazer a muito tempo. Explico: sou tarada por risoto e por cogumelos, então, se eu conseguisse um substituto mais saudável, seria perfeito!
Pois bem, li na internet mil receitas de como fazer e cada uma ensinava de um jeito diferente. Como era minha primeira vez com “risoto de quinoa” resolvi fazer uma opção mais gordinha e que fosse mais gostosa e posso falar uma coisa: ficou delicioso. (Agora a meta é fazer ficar tão delicioso quanto, porém, um pouco mais magro! heheheh)
- Quinoa
- Cogumelos Frescos (usei shimeji, mas pode ser com qualquer um)
- Manteiga
- Azeite
- Alho e cebola
- Caldo de carne (caseiro ou não)
- Parmesão ralado
- Tempero a gosto (Usei o Mr. Dash alho e cebola, que eu amo!)
Modo de fazer:
Juro que o preparo é super rápido e fácil. Primeiro lave bem a quinoa e deixe de molho por uns 10 minutos. Enquanto ela fica de molho, vá cortando os cogumelos, a cebola, o alho e esquentando o caldo de carne. Refogue a cebola e o alho no azeite e depois de escorrer a quinoa coloque ela na panela para dar uma “fritadinha” (como fazemos com o arroz mesmo). Depois acrescente o caldo de carne até cobrir e tampe a panela. Espere secar o caldo e veja se está al dente. A quinoa não pode ficar mole demais, senão vira uma papa. Em outra panela, faça os cogumelos na manteiga. Basta colocar a manteiga, os cogumelos, dar uma fritadinha e deixar murchar um pouquinho. Se quiser, pode colocar um pouquinho do caldo de carne para dar um gostinho. Quando a quinoa estive pronta, misture com os cogumelos e com queijo ralado e mexa bem. Agora é só servir. Se quiser coloque mais um pouquinho de queijo ralado por cima e está pronto!