Como vocês acompanham por aqui, Victoria nasceu e assim como a mãe dela, corre nesse mini corpinho (agora) rechonchudo o sangue italiano. Aproveitei essa temporada da licença maternidade para dar entrada no registro dela como cidadã italiana e, em breve, fazer o passaporte europeu.
O processo é médio simples e começou antes mesmo dela nascer. Como eu queria fazer isso o quanto antes, quando estava com uns 7 meses de gravidez procurei uma pessoa para me ajudar a tocar todos os procedimentos. Achei que no meio da minha nova rotina seria mais fácil contar com a ajuda de uma pessoa que realmente entende do assunto.
Agendamos um horário pelo site para que déssemos início ao processo de registro civil no fim de agosto. Calculei que ela já estaria com mais de um mês e assim a nossa rotina já deveria estar um pouco mais certinha. Não deu outra e foi mais tranquilo me ausentar de casa por algumas horinhas.
Para da entrada na cidadania italiana de uma criança, você precisa de uma cópia com inteiro teor da certidão de nascimento do bebê e essa cópia precisa ser traduzida e juramentada por algum tradutor indicado pelo consulado. O processo de tradução até que é rápido, leva mais ou menos 10 dias corridos.
Além disso, você precisa levar os seis últimos comprovantes de residência (conta de luz, gás, telefone fixo) ou seu imposto de renda mais recente, alem do comprovante do agendamento. eu levei o meu passaporte italiano também, porque sou dessas que “vai que”. E foi ótimo porque a pessoa olhou o passaporte por conta da mudança de nome que eu tive por conta do casamento… mas se eu não tivesse levado teria dado certo também.
Chegando lá o processo é bem rápido. Ela é registrada na hora mesmo e três meses depois você já pode solicitar o passaporte italiano da criança. Ainda não cheguei nessa fase e sei que o procedimento é diferente, mas em breve faço post sobre o passaporte pra vocês.
Então, basicamente o processo para o registro civil da criança no consulado italiano é assim. Bem simples e fácil de fazer. Aqui no Rio, o que tem demorado mais é o agendamento… portanto, organize-se para agendar com antecedência e prepare a documentação. Lembre-se que precisa pagar e emitir as certidões com inteiro teor, precisa pagar e mandar traduzi-las e esperar o agendamento.
Consulado Italiano no Rio
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 – Castelo/Centro
Telefone: (21) 3534-1315
http://www.consriodejaneiro.esteri.it/Consolato_RioDeJaneiro/pt
Bom dia. Os pais já tem dupla cidadania. É necessário que o filho ( ele tem um mês) esteja presente para fazer a cidadania dele? Obrigada
Oi Jussara, tive que levar minha bebe quando fiz a dela.
Recomendo que você verifique novamente com o proprio consulado, essas coisas mudam o tempo todo.
Não custa checar né?
Ótimo post! Parabéns!
Eu tenho uma dúvida: qual é o agendamento certo para esse caso?
O de cidadania normal? Pergunto isso porque o de cidadania normal é extremamente concorrido e muitas vezes se não pagar alguém pra fazer é impossível agendar.
Eu já tenho cidadania e meu filho também. Estamos esperando o próximo filho e fiquei com essa dúvida. A cidadania do meu filho mais velho foi feita junto com a minha.
Oi Antonio,
Desculpa a demora para te responder.
Depende do caso, porque muitas vezes você primeiro tem que notificar o nascimento da crianças e depois dar entrada na solicitação da cidadania.
Minha sugestão pra você é: mande um email ou ligue para o consulado, explique a sua situação e pergunte a eles o que eles recomendam para o seu caso.
Espero ter conseguido ajudar de alguma forma.
Beijos
Olá,tudo bom?
Obrigada pelo esclarecimento. Você teve que alterar algum documento de viagem seu após o nascimento da sua filha?
Aguardo o retorno
Oi Isabella,
Que tipo de documento?
Depois que a minha filha nasceu que eu fui solicitar a cidadania italiana.
Ela ainda não tinha nenhum documento italiano.
Att,
Nathalia
Oi, não sou casada no papel! Meu pai não tava bem acabou falecendo! Meu esposo tá vindo da Itália pro nascimento do nosso filho, como faço pra obter o documento do bebê? Obrigado
Oi Quézia,
Não sei detalhes para te ajudar. Sugiro que você procure alguém especializado nessa área ou até mesmo que mande um email para o consulado para pedir informações. Eles são super solícitos e costumam ajudar sempre que possível.
Beijos
Olá Nathalia,
Para obter a cidadania é preciso certidão de casamento dos pais? Ou somente a certidão de nascimento do bebe de inteiro teor traduzida?
Obrigado
Oi Vinicius,
A documentação para crianças e bebês é essa que eu coloquei ai.
No meu caso, eu já tinha a cidadania quando solicitei a da minha filha.
Para o caso de alguém que ainda não tenha, a documentação certamente será outra.
O ideal é você mandar um email para o consulado da sua cidade (ou o que atenda a sua cidade) e perguntar.
Eles costumam responder rapidinha e são super solícitos.
Beijos
Olá… por gentileza vc sabe me dizer se o bb de minha filha q vai nascer no Brasil em outubro e filho de pai Italiano tem como obter a cidadania italiana qdo for pra Itália em janeiro?? O pai mora na Itália e minha filha vai pra lá… mas são tantas dúvidas!! Grata CLeide
Oi Cleide,
Eu não sei como funciona a obtenção da cidadania na Itália.
Mas se ele é filho de um italiano, certamente isso não será um problema.
Provavelmente vai precisar apresentar a certidão de nascimento e fazer toda a tramitação por lá mesmo.
Talvez o pessoal do consulado daqui possa te orientar. Manda um email para eles explicando e pergunta como você deve proceder.
Eles são ótimos e sempre respondem.
Beijos
Oi Nathalia!
Obrigado pela sua ajuda.
Veja se consegue me ajudar. Tenho a dupla cidadania e gostaria de tirar o passaporte do meu filho de 10 anos. Eu ainda não o registrei no consulado. Pensei que poderia ser um caso igual ao da sua filha. Qual opção voçê usou para agendar com o consulado o registro de sua filha: Cidadania, AIRE ou Passaporte?
Obrigado!
Exatamente a mesma situação que eu.
Tive que registrar e depois solicitar o passaporte.
Qualquer dúvida que você tiver sobre o assunto, no email do consulado eles são super solícitos e respondem tudo.
Se eu não me engano, marquei cidadania e depois passaporte. Mas honestamente, não tenho certeza.
Beijos
Obrigado!!!
Ola Nathalia , só para esclarecer melhor . Eu tenho que primeiro traduzir a certidão do meu filho , antes de agendar um horário no consulado? Eu já moro fora do Brasil .
Oi Pricila,
Em geral tem que traduzir sim.
Se você quiser te passo o contato do pessoal que me ajudou a fazer isso. Talvez eles possam te orientar também. Pode mandar email pra lá e falar que fui eu que te indiquei settembriniturismo@gmail.com Tenho certeza que eles vão poder ajudar!
Olá Nathalia, boa tarde!
Sei que não tem muito sentido com seu post, mas meu marido está tirando a cidadania e este ano pretendo engravidar. Vi que no caso do BB é mais tranquilo. No seu caso, seu marido também possui cidadania ou ele se naturalizou? Porque pesquisei bastante sobre naturalização e cada lugar fala uma coisa. Vi até que há casos da pessoa perder a cidadania brasileira.
Att.
Bruna Vidual
Estou solicitando a dupla cidadania para o meu marido, mas o processo é longo e demorado mesmo. Nunca pensei em me naturalizar ou fazer o mesmo com ele. E sim, se você se naturalizar, você perde a cidadania brasileira mesmo. Complicado né?!
Olá Nathália, você lembra quanto tempo realmente levou para o consulado italiano transcrever a certidão de nascimento de sua filha. Estou em situação semelhante e tenho urgência na transcrição e posterior emissão do passaporte de meu filho recém nascido.
Obrigado
Oi Frederico,
Lembro que não demorou muito porque viajamos quando ela tinha 5 meses e ela já foi com o passaporte italiano.