Bora Bora, Destinos, Maldivas

Maldivas ou Bora Bora?

30 maio 2019

Taí uma das perguntas que eu mais recebi durante a viagem. Qual lugar eu gostei mais? Maldivas ou Bora Bora? Qual é mais bonito? Qual tem mais estrutura? E a vida marinha, onde você viu mais coisa? Qual tem mais beleza?

Escrevi esse post dentro do avião, na volta pra casa, junto com o Alexandre. Colocamos aqui as nossas opiniões, o que nós achamos na comparação entre esses dois lugares. Lembrando que estamos comparando as Maldivas apenas com Bora Bora (e não com a Polinésia inteira, ou seja, estamos comparando uma ilha, com um país inteiro) e que só fomos uma vez pra cada um desses destinos.

É importante lembrar também que como são destinos em que o hotel é absolutamente fundamental nessa decisão, a comparação acabou sendo bastante justa nesse sentido já que em ambas viagens nos hospedamos em hotéis bem luxuosos e confortáveis. Considerações feitas, vamos as comparações?!

Aqui vou falar um pouquinho de cada coisa que eu analisei no quesito “como chegar”. Afinal, isso pode ser bastante importante quando estamos montando a nossa viagem.

TOTAL DE HORAS DE VÔO:

Considerando aqui os vôos mais rápidos que chegam até esses destinos.

  • Maldivas: 14h (Rio/SP – Dubai) + 4h30 (Dubai – Male) + tempo até o hotel (varia de acordo com o hotel, mas pode passar de 1h). TOTAL: 19h.
  • Bora Bora: 3h (Rio/SP – Santiago) + 3h (Santiago – Ilha de Páscoa) + 8h (Ilha de Páscoa – Bora Bora) + tempo até o hotel (curto, barco de no máximo 15min). TOTAL: 14h

Vale lembrar, que nesse tópico não inclui os tempos de escala em cada local porque isso depende muito. Sei que muita gente dorme em Santiago para ir para Bora Bora assim como alguns dormem em Dubai para voltar para o Brasil. Ou seja, só deu para comparar de fato a duração dos vôos.

maldivas ou bora bora

Maldivian Air, uma das cias áreas que voam de Malé para os aeroportos das pequenas ilhas do país

CIAS AÉREAS

  • Maldivas: várias opções pela Europa ou Emirados Árabes. O trajeto mais comum (e mais curto) é voar de Emirates ou Etihad até Dubai/Abu Dhabi e depois voar até Male. Seja com as mesmas cias aéreas ou com a Maldivian Air, que faz muitos vôos pela região até Male.
  • Bora Bora: Os trajetos mais tradicionais são pelo Chile ou EUA. Indo pelo Chile a duração é mais curta, mas a viagem fica mais limitada em termos de dias e vôos. Indo pelos EUA normalmente você tem mais facilidade de conseguir vôos de milha e muito mais flexibilidade e disponibilidade de horário.
maldivas ou bora bora

Em Abu Dhabi, um pouco antes de embarcar para as Maldivas

maldivas ou bora bora

Numa das lindas paradas da Highway 1, na Califórnia, logo após nossos dias de Polinésia Francesa

COMPOSIÇÃO DA VIAGEM

  • Maldivas: Emirados Árabes, Europa, Índia, Sri Lanka, África…
  • Bora Bora: Outros pontos da Polinésia, Chile, EUA, Austrália, Nova Zelândia, Hawai…

Na realidade aqui você praticamente pode casar tudo com tudo. Mas o que eu penso é: Maldivas por mais distante que seja da gente, é mais no centro do mundo, mais perto de outras coisas que podem gerar interesse. Bora Bora é mais afastado, mais difícil de casar. Mas nos dois destinos acho que você consegue montar viagens incríveis. Posso citar as minhas como exemplo: na minha lua de mel, uma viagem de 3 semanas, fiz Moorea + Bora Bora + Califórnia (São Francisco, Napa Valey, Highway 1, Carmel by the Sea, Monterey, Solvang, Santa Barbara e Los Angeles). Já na viagem de 5 anos de casados (foi uma viagem bem mais curta, de 13 dias), resolvemos fazer  Omã + Abu Dhabi + Maldivas. E foi ótimo também.

Vamos sempre lembrar que quando falo de Maldivas, estou falando de um país inteiro e quando falo de Bora Bora, estou falando de uma pequena ilha.

OPÇÕES

  • Maldivas: Por ser muuuito maior (estamos falando de um país inteiro), oferece muitas opções de hotéis para todos os gostos e bolsos. É muito mais fácil achar um hotel excelente com preço melhor, tem mais oferta, tem mais promoções e consequentemente muito mais opções. (mostrei todas as opções de hotel, separadas por preço, nesse post aqui)
  • Bora Bora: Por ser uma ilha bem menor, tem muito menos opção de hotéis, principalmente no quesito hospedagem econômica. Você até encontra algumas, mas não se compara com Maldivas nesse sentido.

maldivas ou bora bora

Algumas imagens do Six Senses Laamu, a minha escolha nas Maldivas. Fotos: Booking.com

HOSPEDAGEM DE LUXO

  • Maldivas: Muitas opções luxuosas. Tantas que é difícil escolher um hotel por lá. Como são muitas ilhas e atóis, você encontra muitos hotéis de luxo para atender a demanda dos turistas que procuram esse tipo de hospedagem.
  • Bora Bora: Você conta nos dedos de uma mão a quantidade de hotéis de luxo que a ilha oferece. Não por falta de demanda, mas mais por falta de espaço para fazer novos hotéis.

HOSPEDAGEM ECONÔMICA

  • Maldivas: Certamente você acha muito mais opção econômica nas Maldivas. O país é enorme, e tem muita oferta de hotéis como eu falei. Os preços variam muito, mas você consegue diárias de até U$50 dependendo da época do ano que for.
  • Bora Bora: Pouquíssimas hospedagens mais econômicas, mas elas existem. Em geral, ela ficam no motu, a ilha central, e obviamente não são exatamente luxuosas.

maldivas ou bora bora

O Four Seasons foi a minha escolha em Bora Bora. Fotos: Booking.com

Esse foi um ponto difícil de avaliar apesar de cada um dos destinos ser positivo de formas bastante distintas aqui.

  • Maldivas: O acesso aos animais no hotel é muito mais fácil. Vimos tubarões, arraias, tartarugas e uma infinidade de peixes bem embaixo do nosso bangalô… além disso, no entorno do hotel existem muitos corais que colaboram ainda mais com essa abundância da vida marinha por lá. Mas isso depende muito do hotel que você vai escolher. Por isso, é tão importante pesquisar tanto o hotel que você vai ficar nas Maldivas.
  • Bora Bora: No hotel vimos alguns animais, mas em menor quantidade do que nas Maldivas. Em compensação, nos passeios que fizemos para fora do hotel nadamos com dezenas de tubarões e arraias, vimos diversos cardumes e até algumas arraias manta.

Nesse quesito acho que vale chamar atenção para uma coisa importante. Em termos de quantidade, certamente vimos mais em Bora Bora, mas eles eram muito mais acessíveis nas Maldivas. Estavam na porta do quarto, enquanto Bora Bora, você tinha que fazer um passeio para um determinado ponto e nesse local os barqueiros alimentavam os animais, por isso, apareciam tantos bichos.

maldivas ou bora bora

maldivas ou bora bora

Algumas das nossas fotos “clássicas” em Bora Bora com os tubarões e arraias

Golfinhos no sunset cruise das Maldivas

Aqui é quase uma afronta em querer comparar as duas. Mas quis mostrar que são beleza diferentes, cada uma com seu ponto forte e suas diferenças.

  • Maldivas: Sem sombra de dúvidas as Maldivas são lindíssimas. A água cristalina, os corais… mas grande parte do hotel fica no atol e no horizonte você só vê água. É bonito? Claro que sim, mas o fato do país inteiro ser plano, sem um morrinho para contar a história faz falta, sabem?!
  • Bora Bora: Além da água turquesa e cristalina, o motu que fica no centro de Bora Bora é lindíssimo. É a cara da ilha e dá um charme extra a paisagem. A mistura do verde das plantas do motu, com a montanha e o azul do mar faz Bora Bora estourar qualquer termômetro de beleza.

maldivas ou bora bora

A montanha no meio da ilha e o azul da água são, na minha opinião, os pontos fortes de Bora Bora

maldivas ou bora bora

maldivas ou bora bora

A beleza nas Maldivas é diferente, mais mais vida marinha, bancos de areia e mar até perder de vista

Explicando esse ponto antes de começar: as duas água são extremamente limpas e cristalinas, vou falar aqui do que vemos quando olhamos pro mar, da impressão que temos e do que imaginamos em termos de água quando pensamos nesses destinos.

  • Maldivas: a temperatura da água era mais alta e ficava entre 27o e 31oC. Uma delicia pros amantes de água quentinha. Além disso, como no entorno dos hotéis tem muitos corais, a água tende a parecer menos azul do que é. Que fique claro que é apenas um reflexo do fundo. Com a existência dos corais, a água fica mais verde/turquesa.
  • Bora Bora: O fato de ter o fundo de areia perto dos hotéis e os corais pra fora da ilha, a água de Bora Bora vai sempre ser mais azul aos nossos olhos. O que pessoalmente eu valorizo muito. Os tons de azul variam de acordo com a profundidade e é lindo demais.
maldivas ou bora bora

o mar bem na frente do nosso bangalô nas Maldivas

maldivas ou bora bora

O mar em um dos passeios que fizemos em Bora Bora

Tanto nas Maldivas quanto em Bora Bora, atividades náuticas não motorizadas são disponibilizadas gratuitamente pelo hotel. Ou seja, caiaque, SUP, barco a vela, pedalinho… você pode pegar emprestado, usar e devolver depois.

  • Maldivas: todos os passeios são organizados pelo hotel. Alguns poucos te levam para fora da ilha ou do entorno, são esses: mergulho de cilindro, surfe, passar o dia em uma ilha deserta ou banco de areia, pesca e sunset cruises… todas as outras atividades são feitas dentro da ilha do hotel.
  • Bora Bora: Você consegue fazer várias atividades desconexas do hotel como passeios de barco para fazer snorkel em outros pontos da ilha, passeios de jetski, jantar no motu principal e até passeios por lá se for do seu interesse. A variedade é muito maior.

maldivas ou bora bora

Nas Maldivas durante o snorkeling tour e curtindo um SUP na praia do hotel

maldivas ou bora bora

Fazendo a atividade que mais amamos em Bora Bora, tour de jet ski pela ilha. Imperdível!

  • Maldivas: o hotel era super preocupado com a questão da sustentabilidade e dos cuidados com o meio ambiente. Inclusive não fazia diversas atividades (como jetski, por exemplo) para não agredir a vida marinha da região. Além disso, tem uma preocupação verdadeira com o meio ambiente ali. Extinguiu completamente o plástico na ilha, e mantém alguns biólogos marinhos de plantão no hotel para cuidar e analisar o ambiente e os bichos diariamente.
  • Bora Bora: Não existe muito essa preocupação. Pelo menos nos não vimos isso. Nos passeios os barqueiros atraem as arraias e os tubarões alimentando eles, não há uma intenção de educar o turista para ele cuidar do local, não há muita preocupação com a vida marinha, corais e etc… ou pelo menos eles não transparecem isso. Nem o hotel, nem os poucos locais que tivemos contato.

Aqui, vamos comparar a nossa experiência de preço. Mas obviamente isso depende muito de como você pretender viver essa viagem. A escolha do hotel, a passagem de avião, o pacote de alimentação que você escolher…

PASSAGENS

  • Maldivas: Fomos de milhas até Dubai e compramos a passagem para Male com dinheiro.
  • Bora Bora: Fizemos praticamente a mesma coisa. Fomos de milhas até Los Angels e compramos o vôo até Moorea e depois um vôo de Moorea até Bora Bora.
maldivas ou bora bora

Escolhemos muito bem os nossos hotéis nessa viagem. Ambos recomendadíssimos!

HOTÉIS

  • Maldivas: Optamos pelo pacote de Bed and Breakfest, do bangalô overwater, que inclui apenas o quarto + café da manhã nas diárias.
  • Bora Bora: Assim como nas Maldivas ficamos em bangalô overwater em esquema B&B, que incluía apenas o café da manhã. Valores muito parecidos (a comparar os preços de 5 anos atrás e os preços de agora).

RESTAURANTES

  • Maldivas: Nosso hotel tinha 5 opções de restaurantes e os preços dos pratos principais variavam de U$20 a U$50, em média.
  • Bora Bora: Em Bora Bora eram 4 restaurantes e infelizmente eu não me lembro dos valores exatos, mas ousaria dizer que os preços são bem similares.

maldivas ou bora bora

O jantar no pôr do sol das Maldivas, a entrada de cair o queixo do jantar em Bora Bora

Vale lembrar que aqui, só consigo comparar os preços das refeições nos restaurantes dos hotéis que eu fiquei e isso com toda certeza muda de hotel para hotel. Alguns tem opção de all inclusive, se você ficar em Male você pode comer na cidade e certamente vai gastar menos que isso.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é crianças-maldivas-bora-bora-630x45.jpg

  • Maldivas: Nunca imaginei que Maldivas seria um destino tão kids friendly como é. Os hotéis tem mega estrutura para as crianças, kids club, atividades, baby sitter, todos os restaurantes tem um menu infantil e eles oferecem um super esquema para os pais curtirem enquanto as crianças também curtem.
  • Bora Bora: Um destino muito mais adulto, para casais e honeymooners. Quase não vi crianças por lá e me lembro que um funcionário da cia aérea nos contou que quase todo mundo que viajava para a Polinésia Francesa estava em lua de mel. Ou seja, não é exatamente um lugar excelente para crianças. Mas tenho certeza que os hotéis (principalmente os de luxo) também possuem algum esquema para os pequenos.

maldivas ou bora bora

Algumas observações antes de finalizar o post: se atentem mais ao que eu escrevi do que às fotos em si. Quando fomos a Bora Bora, eu era mil vez menos blogueirinha. Não tinha máquina boa, não tirava foto de paisagem , drones nem existiam e tampouco eu pensava em postar tudo no blog. Então, entendam isso antes de julgar apenas pelas imagens.

………………..

Ufa! Acho que agora vocês já podem chegar as suas próprias conclusões né? Pessoalmente acho que empatou, com uma tendêncinha a ganhar Bora Bora por alguns motivos que acho que tem peso maior como: beleza e atividades.

Ao mesmo tempo, Maldivas é incrível. Não é como comparar um lugar feio com um lugar bonito entendem? É comparar um lugar maravilhoso com outro tão maravilhoso quanto.

No final das contas, acho que a experiência que o hotel proporciona também conta muito! Nos amamos a nossa escolha nas Maldivas e amamos também a nossa escolha em Bora Bora apesar de serem completamente diferentes. Ou seja, essa foi uma comparação bem difícil de fazer, mas espero que ajude vocês que estão com dúvida a bater o martelo.

Se você quiser saber mais sobre esses destinos, não deixe de clicar nos posts abaixo:

Se esse post te ajudou de alguma forma eu fico muito feliz em saber! =) Se você quiser retribuir a ajuda, basta reservar seus hotéis por esse link, comprar seu seguro saúde internacional por esse link, alugar seu carro por esse link e comprar seu chip internacional nesse link. Todas essas empresas são parceiras do blog e são empresas que eu uso nas minhas viagens. São empresas de absoluta confiança. Fazendo isso você gera uma pequena comissão para nós e não gasta nada a mais com isso. Essa é uma forma de remunerar o meu trabalho para que eu possa continuar conseguindo fazer posts completos, dar dicas e informação para vocês sempre. MUITO OBRIGADA! 

Deixe seu Comentário
 
7 Comentários em "Maldivas ou Bora Bora?"
  1. Cris   em 02/09/19 • 12h51

    E finalizando… Os dois são lindos, concordo contigo que a Montanha e o azul de Bora Bora são especiais. Moorea tem show com tradição local , Maldivas é só turismo. Bora Bora é mais rústico ao meu ver. O luxo de Maldivas é impressionante e o atendimemto impecável, eles adivinham o pensamento do cliente. Enfim, ambos lindos. Mas estou doida para voltar a Bora Bora pois também não tinha boa máquina e não ficamos em Bungalow overwater como Maldivas, kkk sempre um motivo para voltarmos né?! Lindas fotos, ótimo post! Boas viagens?

    • Nathalia Tosto   em 02/09/19 • 21h30

      Com certeza!!! =)
      Minha meta de vida é a cada 5 anos repetir um desses destinos.. hehehe nada mal né?

  2. Cris   em 02/09/19 • 12h46

    Muito bom o Post. Nossa experiência foi diferente, em Bora Bora em 2008 e Maldivas em 2018, como em Maldivas ficamos em um hotel ( no máximo 5 anos de idade) tinha bem menos vida marinha que em Bora Bora. Em Moorea , realmente, tivemos que nos deslocar para fazer o passeio de nadar com Arraias e Tubarões, mas com snorkel era fácil ver várias espécies de peixes , moreias , etc. Já em Bora Bora, estávamos almoçando em um restaurante na Praia de Matira e não parávamos de ver Arraias passeando pelo mar e no raso… Nosso hotel em Maldivas ainda tinha aquelas gaiolas para formar os Corais e quase nada de vida marinha.

    • Nathalia Tosto   em 02/09/19 • 21h31

      É como eu disse, o hotel faz muito da sua experiência e faz toda diferença principalmente nas Maldivas, que você praticamente não sai pra nenhum lugar.
      Agora. podem voltar a bora bora e maldivas, em outro hotel, para ver se a experiência se confirma ou não né?
      Hehehehehe
      Acho que já quero esse “desafio” para mim. =)

      Beijos

  3. Letícia   em 14/06/19 • 14h02

    Nath, uma correção: o voo Santiago-Ilha de Páscoa tem a duração de 5 horas e meia e o trecho Ilha de Páscoa – Papeete 6 horas. É o mesmo avião que faz escala, mas é necessário desembarcar e aguardar na sala de embarque.
    Esse voo só ocorre às 2as feiras, o que é uma limitação que te obriga a ficar uma semana por lá, ou duas, etc. Não dá para ficar 5 ou 10 dias, por exemplo.
    A vantagem é a oportunidade de visitar a Ilha de Páscoa, que particularmente adoramos também!

    A logística é uma pouco mais complicada porque a chegada em Papeete é de madrugada, então geralmente é necessário pernoitar em Papeete para depois pegar um ferry para Moorea ou vôo para Bora Bora. A mesma coisa ocorre na volta, fizemos day use em um hotel porque o voo saía na madrugada.
    Nesse sentido (e como era lua de mel), achei ótimo ter resolvido essa viagem com agência.

    Maldivas está nos planos, depois volto para dar minha opinião!! rs

  4. […] tambémvai gostarAbu DhabiAbu Dhabi | Emirados ÁrabesBora BoraMaldivas ou Bora Bora?VariadosMariah nas Maldivas Voltar para a Home Português English Español #goog-gt-tt […]

  5. Alexandre   em 30/05/19 • 18h04

    Bora Bora!

Voltar para a Home