Capadócia, Destinos, Turquia

Capadócia | Turquia

15 ago 2012

A Capadócia é uma local muito peculiar. Fica na região da Anatólia Central na meiuca da Turquia. Quatro cidades principais foram o que hoje a gente conhece como Capadócia: Goreme, Nevsehir, Uçhisar e Urgup. Todas elas oferecem uma pequena estrutura para o turismo, mas Goreme por ser um pouquinho maior que as outras é a cidade que em geral as pessoas optam por se hospedar. Comigo não foi diferente.

Como chegar:

Para ir a Capadócia você tem algumas opções: indo de ônibus a partir de Istambul ou Ankara (capital do país), ou de avião. De ônibus são muitas horas sacolejando numa estrada que dizem não ser nada legal. Pelas críticas ruins, nem cogitei essa possibilidade e me joguei no avião. Peguei um vôo de Istambul direto para Kayseri, que é um dos aeroportos mais próximos de Goreme, local onde ficava o meu hotel. Ele fica a mais ou menos 1 hora de carro de distância da cidade. Esse vôo não é caro, e a Turkish Airlines oferece diversos horários para se adaptar melhor aos planos de cada um.

Do aeroporto de Kayseri para Goreme, peguei um transfer oferecido pelo hotel que me custou 15 euros cada perna. Achei o preço bem honesto pelo serviço prestado e distância percorrida. Fiz esse mesmo esquema na ida e na volta. Sendo que uma dessas “pernas” foi grátis por conta de uma promoção no hotel (reservando o passeio de balão com eles, uma das pernas do transfer era gratuita). Não conheço ninguém que tenha feito diferente e não me lembro de ter visto nada na internet sobre ônibus coletivo, taxis ou outros meios de transporte. Então achei esse bem tranquilo.

Seguro Viagem

Para entrar na Turquia, como em qualquer lugar da Europa, você precisa comprovar um seguro de viagem no valor mínimo de 30 mil euros. Como sempre falo por aqui independente de onde você vá, na minha opinião, é imprescindível ter um seguro. É o famoso “Vai que…”. Muita gente usa o do cartão de crédito, mas eu pessoalmente não gosto.

Hoje em dia, recomendo uso esse site aqui, que é um comparador de preços e coberturas. Já alguns anos fecho com eles e gosto muito. Agora, eles são parceiros do blog, então, confio ainda mais.

Contei aqui no blog sobre um perrengue que passei na Capadócia depois de comer uma comida estragada, por isso, recomendo MUITO e SEMPRE façam um bom seguro e não corram riscos. Não vale a pena estragar uma viagem inteira por uma pequena economia no início dela.

coisas que amamos comissão real seguros

Como se locomover:

Dentro de Goreme fiz muita coisa a pé. Meu hotel era super bem localizado o que facilitava bastante isso. Ou seja, consegui almoçar em alguns restaurantes a pé, encontrar e comprar meu passeio de quadriciclo e até fui andando do museu…

Mas na cidade você encontra taxis, charretes e quadriciclos que são ótimos meios de transporte por lá. O passeio pelos vales de quadriciclo é impagável. Muito legal.

Onde ficar:

Essa pergunta é super fácil de ser respondida: Hotéis caverna. São vários espalhados por Goreme. Desde aqueles mais rústicos mesmo até os hoteis caverna fakes. Mas tá valendo também. O importante é entrar no clima. Como fui no verão, fiz a minha seleção baseada em hotéis com piscina e recomendo a todos que façam o mesmo. Depois de um dia de caminhadas num calor de 40 graus na sombra, você vai amar poder dar um mergulho refrescante na piscina.comissão booking hotel grandeFiquei no Sultan Cave e amei. Achei a localização e a vista incríveis. E uma coisa muito bacana eram as promoções que eles ofereciam. O preço do quarto estava super na média dos outros que pesquisei e esse além de piscina tinha ar condicionado (que não foi nem um pouco necessário!). Outra coisa muito bacana é que uma das funcionárias do hotel era brasileira então sabe aquela identificação que rola? Pois é… de cara tivemos com ela. Ela nos explicou todo o funcionamento do hotel, nos deu um café da manhã gratuito no dia que chegamos (esfomeados e super cedo), indicou os melhores passeios e além de nos dar dicas da cidade. Além disso, o Sultan Cave hospeda um dos melhores restaurantes da Capadócia, o Seten.

Mas existem várias opções bem bacanas de hospedagem por lá, uma super conhecida é o Museum Hotel. Ele fica em uma cidade próxima a Goreme e é muito conhecido por ser um excelente hotel na região. Como fiquei em Goreme, prefiro recomendar hotéis por lá. Então, vocês podem dar uma olhada nesses aqui: Goreme Inn (nº1 no Trip Advisor), Capadocia Cave Land Hotel, Tekkaya Cave, Erenbay Cave Hotel, Hidden Cave e Anatolian Houses (mais chiquezinho!)

Onde comer

Já que estamos falando de comida, vou começar o assunto pelo Seten, que é o restaurante do Sultan Cave. Segundo os anúncios, esse é o melhor restaurante de “Anatolian food” da Capadócia. E vou dizer pra vocês… a comida é realmente muito gostosa. Vale super a pena. Os preços não são baratíssimos (perto das outras ofertas da região), mas estão longe de ser caros, por isso recomendo muito que vocês tentem ao menos uma noite ir jantar lá. Além da comida gostosa, o atendimento e o ambiente são incríveis também. Só pra vocês terem uma noção. Nos dias que jantamos lá, uma equipe do Lonely Planet estava gravando no restaurante um série sobre os melhores restaurantes do mundo que misturam música e comida. Incrível né?!

Fora isso, na rua principal de Goreme você vai encontrar várias opções de lanchonetes e restaurantes. No dia que almocei por lá, fui no Local, um restaurante bem no fim (ou início, sei lá!) dessa rua. Achei a comida boa, mas nada demais. Não sei se os outros são assim também, mas…

O que fazer?

• Passeio de balão: Esse é super básico né? Dei todas as explicações aqui.
  • Cidades subterrâneas: Hoje a Capadócia tem várias cidades subterrâneas abertas para visitação. Conheci a de Yeralti Sehri. Achei super legal e bem menos caustrofóbica do que eu esperava. Foi bem tranquilo descer e conhecer os quatro andares abaixo da terra. Se você está receoso ou com medo de ficar sem ar lá em baixo, tente pedir para um dos moços que cuidam da entrada para você ver como funciona. Não custa nada tentar e a experiência é realmente incrível.
  • Cidade Fantasma de Çavusin: Essa foi uma das coisas mais legais que eu vi na Capadócia. E o melhor dá pra ir andando até ela de Goreme. É longe (4km) mas dá pra ir. A cidade totalmente construida nas pedras e completamente abandonada. Muito bacana.
  • Goreme Open Air Museum: O museu aberto de Goreme é muito legal também. É nele que você vai encontrar a capela de São Jorge, que na verdade não é dele, mas tem uma imagem dele matando uma cobra (!!!) com sua espada. Não me perguntem onde estava o dragão, fiz essa pergunta a muita gente ninguém soube me responder. Também fica perto da rua principal e dá pra ir a pé (2,8km).
  • Vales: São milhares de vales espalhados pela Capadócia. Alguns dentro da cidade (Pigeon e Red Valley) outros mais afastados. Um bacana de se conhecer é o Love Valley. Fica um pouco mais afastado mas é bem bonito. Foi nesse vale que vi gravarem algumas cenas da próxima novela das 20h da Globo, Salve Jorge.

Acho que esses são os pontos imperdíveis da Capadócia, mas não tenho dúvidas de que se você ficar mais tempo poderá conhecer outras coisas. Alguns gostam de visitar a fábrica de cerâmica de Avano. Eu não tinha espaço na mala pra gostar de nada então acabei nem visitando a fábrica porque sabia que ia enlouquecer.

Como se locomover?

A região da Capadócia é enorme e grande parte dos pontos turísticos ficam bem afastados da principais cidades, então, a pé, você só vai poder visitar algumas coisas mas não vai ver nem metade do que a região tem para te oferecer. Li muito sobre alugar um carro para percorrer os vales e os pontos de interesse, e cheguei a cogitar essa possibilidade pois todos disseram que as estradas eram boas e era super simples se localizar, mas depois que fiz as contas de custo do aluguel + seguro + gps, vi que era mais barato eu fazer o tal tour que meu hotel oferecia. O preço era praticamente o mesmo, mas com a comodidade de ter um guia explicando em inglês toda a historia dos lugares que estávamos visitando e de não ter risco de errar o caminho.

Optei pelo tour do hotel. Eles oferecem vários tours diferentes que vão a pontos turísticos diferentes. Você escolhe aquele que se adequa mais ao seu perfil turista e manda ver. Optei por um que me levou a umas ruinas e depois a cidade subterrânea, que foi sem sombra de dúvidas a parte mais bacana.

No primeiro dia que fiquei lá e que não fiz nenhum tour, caminhei bastante. Na parte da manhã fui de carona com um carro do hotel até Çavusin e voltei para Goreme andando. Na parte da tarde aluguei um quadriciclo com um guia. Foi muito legal e é uma experiência super diferente. Conhecer os vales de quadriciclo, passar pelas estradas, por entre as chaminés de fadas… Não me lembro exatamente o preço, mas se eu não me engano são 60 euros por 3 horas + guia e podem ir duas pessoas no quadriciclo, ou seja, 30 para cada. Lá eles chamam quadriciclo de ATV e você vai ver várias agências na rua prinicipal. Você pode alugar motocas, buggys e ATVs. A escolha é sua. No último dia, depois de fazer o tour, aproveitei para visitar o Open Air Museum, e claro, de lá ia voltar a pé para o hotel (mais uns 3km!), não consegui. Estava um calor infernal, eu estava exausta… apelei para a charrete! hahahaha Isso mesmo. E valeu cada centavinho dos meus R$10. Essa também é uma opção para quem quer se locomover pela cidade. Combine bem o preço e o percurso antes de subir na charrete para evitar surpresas desagradáveis.

Antes de terminar, uma última lembrança. Fiquem bem atentos as coisas que vocês vão comer, especialmente nesses passeios. Não estamos acostumados com os temperos e sabores da Turquia e isso pode gerar um problema sério para vocês. Evitem comidas estranhas e coisas cruas, nunca se sabe o que pode acontecer. Nós passamos por uma situação horrivel por causa disso. Infecção intestinal braba e menos um dia em Istabul por causa disso. Portanto, cuidem-se e estejam atentos as comidas que vão pedir nos restaurantes e bares.

comissão booking hotel minicomissão real seguro minicomissão rentcars carro mini

Deixe seu Comentário

6 Comentários em "Capadócia | Turquia"
  1. LORENA   em 16/07/14 • 16h49

Olá! Terei 3 dias (2 completos) na Capadócia e gostaria de saber sua opinião sobre um guia fixo para todos os passeios por lá, se você acha q compensa e, se tiver indicação também será bem vinda 🙂

• Nathalia   em 16/07/14 • 18h08

Oi Lorena,

Talvez seja legal ter um guia fixo se isso te trouxer o conforto de ter um carro também. Dessa forma você poderá fazer as coisas no seu tempo.
      Acho bacana. Fiz assim quando visitei o Camboja e achei que valeu muito a pena.

Não conheço nenhum guia lá, mas no meu hotel eles ofereceram alguma opções de passeios mais “exclusivos”, então, imagino que deva ter em outros hotéis também. Manda um email pro seu hotel e pergunta se eles não tem alguma coisa nesse sentido pra te oferecer.

Beijos

2. Lisia Spalding   em 04/06/14 • 16h35

Nathalia, o teu blog está muito bom. Iremos a Turquia no inicio de agosto de 2014, com certeza vou aproveitar as tuas dicas.

3. Valquiria   em 14/04/14 • 10h46

Como se vestir na Capadócia? Vi que você usou shorts sem problemas.

• Nathalia   em 14/04/14 • 11h11

Oi Val!

Eu fui no quase verão e estava um calor infernal lá. Usei short todos os dias sem problema algum.
      Eles só encrencam quando você vai visitar mesquitas (e ai tem que cobrir os joelhos e o ombro mesmo!) ou quando está em algum bairro mais tradicional de Istambul.
      Na Capadócia não tive problema algum com isso, mas também fiz programas bem turísticos.
      Na dúvida, recomendo que você leve 2 lenços, um para os ombros e um para amarrar como saia compridinha se encrencarem com seus shorts.

Beijos

4. Banu   em 17/04/13 • 18h51

Ola,sou guia profissional e moro na Capadocia.Ha mais de quatro anos Que atendo aos brasileiros falando Português .aprendi a Língua portuguesa em Florianópolis No ano 2010.fiz formaçao da historia de arte na Universidade na Turquia.gostaria atende-os para guiar na Capadocia.podem me contatar via Facebook.b_yilmaz78@hotmail.com