Destinos, St. Maarten

St. Maarten

15 abr 2010

To suuuper atrasada pra fazer esse post de turismo em Saint Maarten / St. Martin, eu sei. Mas é muita coisa, e eu gosto de explicar tudinho nos mínimos detalhes. Até por que, antes de viajar não achei muitas informações de qualidade na internet, e as revistas não se aprofundavam muito no assunto.

Fazendo um super resumo,  a Ilha Caribenha de St. Maarten é o menor espaço de terra dividido entre dois países, França e Antilhas Holandesas (por isso se escreve diferente o nome da ilha!). São aproximadamente 37 praias de areias brancas e mar azul. As duas capitais Philipsburg (Holandesa) e Marigot (Francesa), tem várias lojas e a ilha toda é tax free. um dos grandes atrativos do local. As línguas faladas são: Holandês (do lado holandês) e francês (do lado francês). Porém o inglês é falado fluentemente por todos. A moeda oficial é o euro, de um lado e o florim das antilhas holandesas, de outro. Mas o dolar é tão ou mais corrente que as duas juntas por lá! Ufa! É isso, agora vamos começar?

City Tour!

A CVC é a operadora de turismo brasileira que domina a ilha. Eles tem uma infraestrutura incrível por lá, para ajudar seus clientes. São eles também que oferecem um city tour pela ilha de aproximadamente 4h por $25 (por pessoa). Eu não fiz esse passeio por que uma única coisa me incomodou nele: durante essas 4h o ônibus faria apenas uma parada para as pessoas sairem. Não achei que valia a pena conhecer a ilha dessa forma.

Viajei sabendo muita coisa sobre a história da ilha, o que facilitou bastante o meu city tour por conta própria (além disso, levei um apanhado de informações e fui consultando conforme achei necessário). Aluguei um quadriciclo, para dar mais emoção ao passeio, coloquei o mapa debaixo do braço e fui embora. Parando em vários lugares que me interessavam, e fazendo o caminho que eu queria. Vou confessar que esse post do Riq Freire sobre a ilha me ajudou bastante.

Para Comer!

St. Maarten é o polo gastronômico do Caribe. Traduzindo: Jogue-se de cabeça na comida deles! Camarão e lagosta são tão fáceis de encontrar quanto hamburgers. Faça bem sua seleção de restaurantes e vá experimentando de tudo um pouco.

  • Pedro´s: É uma espelunquinha que fica na beira do mar em Orient Beach. A comida é gostosinha, o atendimento excelente e o preço melhor ainda. Além disso, é engraçadíssimo ver as pessoas sairem peladonas da praia de nudismo que fica bem ali do lado.
  • Del Destino: Sugestão do CVC guy! Comida linda e super saborosa. Fica do lado holandês (em Simpsons Bay), mas é francês. O preço não é o melhor, mas pelo menos não se cobra em euro! Vale a pena.
  • Paris Bistrô: Fica em Maho, atrás do Cassino Royale. É francês (como muitos por lá!), carinho (como os franceses de lá!), e maravilhoso (como tudo por lá!).
  • Cheri´s: Também em Maho. É animadíssimo e apesar de não aparentar a comida é deliciosa.
  • Bamboo Bernie´s and Bliss: Tailandês/Japonês/Chinês ma-ra-vi-lho-so. Nunca achei que ia pro Caribe comer chinese, mas super value a pena. A comida é magnífica e o ambiente ótimo. Ah! Os drinks são sensacionais também.
  • Sunset bar: Em termos de comida é fraco, mas o ambiente é incrível. Fica na beira do mar, ao lado do aeroporto. Tem esse nome por que o sol se põe bem ali na frente e os aviões pousando e decolando são a grande sensação do local. Tão grande que tem um quadro indicando os pousos dos maiores aviões naquele dia.
  • L´Aubergine: Esse é um dos chiquérrimos da ilha. Fica em Grand Case, do lado francês e pra variar é francês. O pagamento é em euro e a comida é super fancy (e gostosa também!).

Praias!

São aproximadamente 37 praias, e claro que eu não visitei todas, essas foram as que eu mais gostei! Vale lembrar que as praias do lado francês são em geral melhores.

  • Orient Beach: A praia é o local mais “bombado” da ilha. Tem uns bares bacanas e uns mais ou menos. E do lado direito da praia é de nudismo (como em muitas praias por lá!) e o mar é sim paradisíaco.
  • Ilêt Pinel: Essa ilhazinha fica ao norte de St. Maarten, do lado francês. É uma delicinha. Dependendo do dia pode ser super privativa. Para chegar lá, a melhor opção é ir de carro e pegar a balsa que custa $7 por pessoa. Lá é possível alugar barracas e cadeiras.
  • Anse Marcel: Prainha calma e linda. Daquelas de filme mesmo, mar azul e areias branquinhas.
  • Cupecoy: Famosinha por seu nudismo gay. Para os não adeptos, do lado esquerdo da praia é tranqüilo para os heteros que gostam de usar biquíni/sunga. Não recomendo a visita a parte homossexual. Eles são um pouco resistentes a visitas de “vestidos heteros”.
  • Happy Bay: Essa prainha não é das mais famosinhas, mas eu parei por lá num passeio de barco e achei muito agradável. Além do básico, mar turquesa e areia branca, também tem muitos coqueiros, pedras e pouquíssima gente.

Compras!

Comprar é um dos melhores prazeres de quem vai a St. Maarten. Toda a ilha é Tax free, ou seja, completamente sem taxas. As capitais são os melhores (e únicos) lugares para as compras.

Em Philipsburg as principais marcas se localizam na Front Street. As melhores compras do lado holandês são as jóias e os eletrônicos. Bylgari, Tiffany & Co, Cartier são apenas algumas opções de lojas de jóias que você vai encontrar por lá. Os preços são realmente muito bons (se comparados aos preços daqui e muitas vezes até aos preços de NY!). Uma outra loja de jóias bacana é a Jewlery Avenue, que é de um indiano casado com uma brasileira. Eles adoram brasileiros e dão mega descontos. É só pedir. Mesmo!

Nessa mesma Rua tem as lojas da Tommy, da Ralph Lauren, muitas lojas de óculos e relógios além de uma loja chamada 5th Avenue, que vende bolsas. Ferragamo e Burberry são algumas das marcas que você encontra por lá.

Nessa região é fácil encontrar também diversas lojas de eletrônicos, outra boa aquisição do local. As duas mais famosas e confiáveis são a Boolchand´s e uma outra que esqueci o nome, com a marca amarelinha. Use todo o seu charme para conseguir bons preços e negocie. Tudo com eles é negociável. Peça brindes, decontos, presentes… o importante é você sair feliz.

Para artigos mais luxuosos, o lado francês oferece melhores opções. Produtos europeus são encontrados por lá com mais facilidade. It bags e muita maquiagem são as melhores aquisições de Marigot. Informe-se, pois muitas, muitas lojas mesmo, fazem “promoções” do tipo $1 = €1. Então maquiagens que tem preços informados em euro, você compra pelo mesmo valor em dólar. Vale muito a pena. Do lado francês não adianta pechinchar muito, mas pedir brinde vale a pena. No único shopping da ilha o The West Indies, tem uma loja de maquiagem que faz esse tipo de promoção, vale a pena e sai bem mais barato que no Duty Free.

Se você pretende montar um bar na sua casa, ou gosta de apreciar bebidas, aqui também é o lugar certo para você fazer essas compras. Por exemplo, o mesmo Whisky 18 anos oferecido no Duty Free por algo em torno de $80, pode ser comprado na ilha por $42. Isso serve para qualquer bebida alcoólica e também para cigarros.

Dicas!

  • Se você for visitar a ilha em um período de grande movimento turístico e não gosta de andar de ônibus, faça a reserva do seu carro assim que chegar na ilha. Com o grande movimento os carros para aluguem acabam.
  • Os ônibus e táxis são idênticos lá (todos são mini vans) a diferença está nas placas, uns com a escrita Bus e outros Taxi.
  • SEMPRE negocie a passagem do ônibus e o valor da corrida antes de entrar no ônibus e táxi.
  • SEMPRE pechinche os preços em Philipsburg.
  • A noite pegue taxis, pois normalmente, os ônibus só trabalham até as 18h30.
  • Ande de ônibus. É seguro e barato.

comissão booking hotel minicomissão real seguro minicomissão rentcars carro mini

Deixe seu Comentário
 
21 Comentários em "St. Maarten"
  1. […] Diário de Viagem: St. Maarten [Coisas que amamos] […]

  2. WILSON FERREIRA JUNIOR   em 11/02/11 • 17h13

    OLÁ NATHALIA, ADOREI AS DICAS SOBRE ST. MAARTEN QUE VI NO BLOG E FIQUEI MUITO INTERESSADO, E FICOU SÓ UMA DÚVIDA: É NECESSÁRIO VISTO?
    FICO NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA SUA.

    UM ABRAÇO.

    WILSON

  3. Ana Carolina   em 03/01/11 • 01h26

    OI, parabéns pelo seu ppost, estava procurando posts sobre a ilha, mas nenhum tinha me esclarecido satisfatoriamente! Estou indo agora no final de janeiro e vou usar suas dicas! Obrigada!

    • Nathalia   em 14/01/11 • 14h26

      Que bom Ana! Espero que aproveite bastante!

      beijinhos

  4. camila   em 20/11/10 • 20h11

    que bom que colocou essas dicas…eu e meu marido estamos indo agora em dezembro,vou imprimir essa página e usar como guia!!

    • Nathalia   em 21/11/10 • 23h40

      Oi Camila!

      Pode usar mesmo, por que eu coloquei ai muita coisa que eu senti falta em minhas buscas na internet!
      Tomara que te ajude!
      Depois me conta como foi…

      Beijos e boa viagem!
      =)

  5. Silvana   em 04/11/10 • 16h14

    Valeu Nathalia! obrigada! 🙂

  6. Silvana   em 04/11/10 • 15h42

    Oi Nathalia,

    Eu e meu marido estamos organizando nossa viagem para St maarten em fevereiro 2011, como tínhamos milhas, a passagem já emitimos. Nosso voo (Gol) nã passa pelo Panamá, ele para em Manaus somente, então não é necessário nenhuma vacina?
    Como estamos indo por conta própria estou pesquisando hotéis, alguns deles são Le Flamboyant Resort, Travel Inn, Pelican Resort Club, Holland House Beach Hotel, Sonesta Maho, mas ainda estou insegura… Vc teria alguma dica de hotel?
    Obrigada.

    • Nathalia   em 04/11/10 • 15h48

      Oi Silvana,

      O meu voo também passava por Manaus, e eu não tomei nenhuma vacina. Mas como um ano antes tinha tomado a de febre amarela por conta de uma escala no Panamá nem me preocupei muito com isso.

      Com relação a hotel, o Sonesta Maho é um bom hotel com ótima infra estrutura e muito bem localizado para a noite. Apesar do lado gastronomico da ilha ser o francês o Sonesta Maho (que é o perto do aeroporto) fica colado em vários bares, restaurantes, boates e um cassino que leva o nome do hotel, além de uma ruazinha com algumas lojinhas que ficam abertas até meia noite.
      Pra quem está sem carro por lá é uma excelente opção. Gostei muito.

      Não posso falar de outros, pois não conheço! Mas hotel bom é que o não falta por lá. E se você não vai ficar no Sonesta Maho, sugiro que alugue um carro para poder fazer os programas noite.

      Boa sorte!

  7. René Amaral   em 07/09/10 • 01h51

    Olá Nathali,

    Muito bonito o passeio, parabens!

    Irei me casar em setembro do ano que vem, mas para ter a certeza de que tudo vai dar certo, já estou correndo atrás da minha parte (lua de mel).
    Andei olhando algumas viagens pela CVC próprias para Lua de Mel, porem não me encheu os olhos (digo, não vi nada de especial).

    Gostaria de saber se por acaso valeria mais a pena agente ir por nossa conta mesmo, com hotel reservado, carro reservado ou não e então fazer da mesma forma que você fez, colhendo as informações e fazendo nosso próprio caminho.

    Muito grato caso possa me dar algumas dicas a mais do que já postou por aqui… ^^

    Atenciosamente,
    René Amarla.

    • Nathalia   em 07/09/10 • 16h29

      Oi René…

      Deixa eu te explicar. Sempre defino um roteiro pra então começar a pesquisar pacotes e preços.
      Faço a pesquisa de pacotes em diferentes operadoras e também faço por conta própria.
      Vejo o que sai mais em conta… (que não necessariamente é o mais barato – faça um calculo de custo benefício) e opto por aquele que me agradar mais.
      Nesse caso fui muitissimo feliz em ter escolhido o pacote da CVC por que eles tem uma estrutura incrível por lá, então foi ótimo!
      Qualquer ajuda que eu precisasse teria alguem a minha disposição para ajudar.

      Se optar por fazer por conta própria, também dá certo. É sõ não esquecer de coisas como o seguro viagem, as vacinas que precisa tomar (no caso de St Maarten não tem nenhuma, a não ser que seu voo passe pelo Panamá) e claro, muitas informações sobre o local!

      Se precisar de ajuda é só falar!

      Boa sorte!

      Beijos

  8. joana   em 20/04/10 • 20h30

    quero ir!!!!!!!!!!
    AMEI
    beijao nath
    J.

  9. camilla   em 20/04/10 • 14h44

    nem preciso dizer que este diário é perfeito!!!! tudo explicadissimo para fazer a viagem dos sonhos!!! amei!

  10. Alexandre   em 19/04/10 • 17h15

    hétero tem acento…

  11. Julia   em 18/04/10 • 17h31

    Ameeeeei! Quero muito ir pra lá!

  12. annita   em 18/04/10 • 12h22

    Sensacional… acho que vc deveria se dedicar a fazer roteiros sob ebcomenda…. bjs

  13. Helen   em 17/04/10 • 20h13

    Adorei as dicas!! Uma ótima escolha pra viajar com o namorado!!
    Beijos

  14. Julia   em 17/04/10 • 18h31

    Oi! Conheci o site hoje e gostei muito! queria saber mais da CVC, a operadora que vc usou pra viajar. Ela é confiável? Teve algum “perrengue” ou o serviço foi bom?

  15. Olavo   em 16/04/10 • 12h18

    nunca tinha entrado aqui, ai fui la no twitter do tavares vi o seu nome e resolvi clicar pra ver como era o site. não é que eu me deparo com um post de st. marteen!

    quero saber cadê a ressalva que os poucos comentários que vc ouviu de lá foi o seu guia Olavo que deu hehehehe

    bjs

  16. Luciana   em 16/04/10 • 11h13

    Muito lindo, tb quero!!!

  17. Three is a trend - Beauty Shop   em 16/04/10 • 00h15

    Oi, adorei o blog… Que viagem linda…
    Dá uma passadinha depois na minha loja virutal a http://www.threeisatrend.blogspot.com tem ESSIE, OPI e China Glaze…
    Bjs

Voltar para a Home